Dermatofitose canina

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

quinta mai 26, 2011 2:27 pm

Olá a todos!
Como sabem andei numa luta com as carraças aqui na zona, quando consegui acabar com elas finalmente e a Kyara estava já com a pata curada por algumas terem apanhado boleia nas patas dela...descubro crostas, passo a mão e pufff...caem e manchas vermelhas em circúlo.Isso ontem à noite. Hoje de manhã, fui logo ao vet porque queria saber se continuava com o que usava para a pata k já tava boa: anti-séptico e pomada pano----. Ele quando viu, perguntou logo onde raio tenho andado com a cadela? K este ano a coitada é uma coisa...Ma seu não tenho ido para lado nenhum diferente do habitual. Lá receitou banho 2 vezes por semana com 1 champô especial e 2 comprimidos xxxx todas as manhãs durante 14 dias. Cheguei a casa, aspirei e desinfectei tudo. Dei-lhe os comprimidos e o banho. Inspeccionei a gata que está, graças a Deus, como sempre: limpa, clean, tudo bem. O vet falou para fazermos tudo direitinho.
Mas pronto, fiquei mesmo preocupada e triste pela minha Kyara.
E lembrei-me que podiam ter passado por isso e contarem-me as vossas experiências com essa doença.

Jocas caninas
Tweenie
Membro Veterano

quinta mai 26, 2011 5:59 pm

:arrow:
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta mai 26, 2011 8:45 pm

a tinha não é grave. :) Bastou a cadela ter-se ido um bocadito abaixo com a alergia, raio de funguinho oportunista! Tratamento correcto, boa alimentação e ar puro e solinho, passa num instante! O pêlo é que pod demorar um pouco a crescer, mas isso é o menos. :)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta mai 26, 2011 9:32 pm

E tweenie, dê descanso aos desparasitantes.
As melhoras dela.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Tweenie
Membro Veterano

quinta mai 26, 2011 10:26 pm

Olá!
Obrigada Chamarrita e obrigada Lumaria.

Sim,Lumaria. Eu já não andava a fazer nada, desde que pus o tal pecusanol, a história que contei no outro tópico, nunca + apareceu nenhuma carraça e a Kyara andava bem e eu respirava de alívio. Mas como a alergia apenas entre uma das almofadas de uma das patas traseiras não passava, entao fui ao vet e ele receitou a pomada e o colar para ela nao coçar ou lamber. Até aí tudo bem, ontem feliz, estava eu a pôr o anti-séptico e depois a pomada e o colar e ela deixa-se fazer tadita e eu: Vês, Kyara, linda, a tua pata tá óptima. Sábado, vamos só mostrar ao vet e estamos livres de problemas de alergia e das carraças. Finalmente. Quando de repente, olho para o queixo dela e olhem,acho que me veio o coração à boca. Nem sabia se chorava se sei lá... Estava tudo bem, ela só tinha a Scalibor e a pipeta desde akele dia, tudo em data,tava pata curada e vejo akeles circulos vermelhidão...Pensei: que praga meu deus, pobre da minha gorda,depois fiz filmes pk sou meia hipocondriáca, deitei-a na cama dela e em vez de ir dormir, fui à net ver os problemas de pele em cães...pois...já tinha decidido k iámos à vet antes deste sábado por ver aquilo e ainda bem que fui.
Já aspirei e desinfectei a casa mas nada de produtos tóxicos, nem nada em cima da cadela sem ser o que o vet receitou: banho com o champo e comprimidos.
Tweenie
Membro Veterano

quinta mai 26, 2011 10:32 pm

Agora é ela não coçar lá com a pata ou então tem de usar o colar. Fico + aliviada por me tranquilizarem um pouco ao saber que isto cura-se bem, se eu seguir tudo direitinho e claro vou fazê-lo. O vet preveniu-me.
Só uma dúvida: o vet não aconselhou a k ela saisse muito, em sites etc.,li que o animal deve ficar de quarentena! Concordam com isso?
Eu hoje ao ir pagar falei com a vet sobre como ia proceder com as saídas: durante o dia: poucas, só para as necessidades e ia ir mais acima da rua, onde a relva é curta e tratada, pois pertence ao minipreço,daí eles próprios têm firma de jardinagem. E ao fim do dia, pelas 21h, ir dar 1 passeio maior, para gastar energias, arejar, e isso ao longo duma avenida enorme que não tem ervas daninhas, nem nada alto, só calçada e árvores.
Este sábado, os miúdos vão querer jogar futebol com ela pk um deles faz anos. Nem sei bem o k fazer? O que acham? A Kyara está energica, come bem, dorme bem, nem parece ter nada e por um lado ainda bem, se tivesse apática, ai era bem pior... Ah, agora vai ter k fazer 1 pouco de dieta, pois os vets falaram k ela está + redonda e nao convém...e olhem k só tem 32kg. Perder 2 e fica bem.

Obrigada às duas + 1 vez.
Jocas caninas
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta mai 26, 2011 10:51 pm

Se os garotos estão saudáveis, não vejo problemas com o contacto. E se apanharem tinha, também não é nada grave. 8) Mas o aspecto e as "doenças de pele" costumam causar repulsa natural, e ainda que brinquem com a cadela, não vão mexer nas peladas. Aliás, acabo de me lembrar, se a cadela tomou córticos, as defesas baixaram, claro, daí a dermatofitose. Eu, francamente, faço muito pouco em relação aos "tinhosos", porque a tinha, com tratamento, demora 3 meses a passar, e sem tratamento demora três meses e meio :lol: receio muito a toxicidade dos comprimidos e dos banhos, acho que não compensa. A tinha passa, se houver dermatite como consequência, então trato a dermatite... a única coisa que faço é arejar a casa, deixar entrar o sol e desinfectar as peladas com clorexidina, se não estiverem na zona da cara.

A limitação de saídas à rua deve ser justamente pela delicadeza da pele da Kyara e para evitar a disseminação dos esporos e o contágio a outros animais/pessoas.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
LuMaria
Membro Veterano

quinta mai 26, 2011 11:00 pm

Tweenie, relax, tenha o cuidado de lhe fazer o tratamento com luvas. Evite grandes contactos com outros animais.
Eu apanhei tinha porque nem sempre vestia as luvas para colocar a pomada. Tratou-se bem.
As crianças não vão apanhar tinha a menos que andem a escarafunchar as lesões.

E tweeny, o mundo não é um antro de bactérias a eliminar à força toda. Encare parasitas e fungos com alguma descontracção, vão sair todos a ganhar.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Tweenie
Membro Veterano

quinta mai 26, 2011 11:35 pm

Obrigada às duas :)

Vou seguir os conselhos. Os miúdos costumam jogar a bola com ela. Às vezes dão 1 abraço, mas é raro porque estão naquele frenesim de correr atrás da bola todos e ela atrás...mas vou dizer k ela tá com alérgia da primavera no queixo e para se tiverem de lhe tocar só no lombo festinhas...assim não crio repulsa, nem caos nas cabecinhas imaginativas deles.lol...
Claro, saídas menos, mas controladas entao. Pomada como é no queixo, ele falou para não pôr porque onde é, ela consegue lamber. É mesmo só o banho k hoje fiz sem luvas, mas posso pôr luvas. Comprimidos ela engole na boa. Uuuuiiiiiiiiiii, já relaxei.
Sim, eu gosto de parasitas e há fungos k nós comemos como os cogumelos...até nem sou tão paranóica assim,lol..se vissem a minha mãe com a mania da limpeza com os pêlos da Kyara, todos os dias, aspirador ou vassoura...eu já não, sou mais zen: uma ou duas vezes por semana, mas bem aspirado.

Bem, boa noite meninas e mais uma vez, obrigada. Estou + confiante e relax :)
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

sexta mai 27, 2011 10:18 am

Desculpe Twenie, mas se os miúdos não forem seus filhos não lhe competirá a si decidir se devem brincar ou não com a cadela, e muito menos ocultar o verdadeiro problema. Deverá alertar os pais das crianças e competirá a estes decidir se os miúdos devem sujeitar-se ao risco de apanhar Tinha ou não.

As melhoras
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sexta mai 27, 2011 11:42 am

A tinha é muito contagiosa e não me parece que seja justo deixar contaminar crianças.
Dizer que não é grave deixar crianças apanharem tinha, que implica faltar á escola, limitar contactos e um sem fim de trabalho para os pais...é mesmo de quem não tem filhos! Que se lixe os filhos dos outros.
LuMaria
Membro Veterano

sexta mai 27, 2011 12:07 pm

moslie Escreveu:A tinha é muito contagiosa e não me parece que seja justo deixar contaminar crianças.
Dizer que não é grave deixar crianças apanharem tinha, que implica faltar á escola, limitar contactos e um sem fim de trabalho para os pais...é mesmo de quem não tem filhos! Que se lixe os filhos dos outros.
Eu não tive que faltar à escola nem a nenhuma actividade normal. A tinha é contagiosa mas não se apanha do ar.

Mas concordo que deverão ser os pais das crianças a decidir, seja como for, a tinha contagia-se por contacto descuidado com as zonas afectadas, como por exemplo, durante o tratamento.
Tweenie
Membro Veterano

sexta mai 27, 2011 12:09 pm

Teruk, entendo o seu ponto de vista, mas a Kyara, felizmente e apesar de eu ser stressada, não tem tinha por todo o corpo, é debaixo do queixo, está a ser tratada logo no início. Felizmente, eu estou bem e a Tweenie (gata) ainda melhor. Não preciso de alarmar o vizinho. Mas vou explicar, dizendo antes:
Moslie, não gostei do que falou sobre "as crianças são dos outros, daí que se lixem". Eu não tenho filhos, mas se pensasse dessa forma, não teria perguntado. E eu tanto zelo pelos meus animais, como zelo pelos filhos de amigos e miúdos k sao meus amigos ou da Kyara e zelarei pelos meus um dia.Alias perguntei ao vet por mim e pelas pessoas e ele falou para ter cuidado, vigiar, não deixar mexer nakela zona e saídas controladas. Tou a seguir o que ele aconselhou, mas claro que gosto de ouvir opiniões. Agora, os miúdos que moram na minha rua são amigos da Kyara, digamos que eles formam a equipa de futebol. Como descrevi 1 deles faz anos e é akele que mais ama a Kyara. Eles não são muito de a abraçar, mas mais de fazer festas e agarrá-la pela coleira quando passa um carro. A minha ideia amanhã era se eles pedirem, deixar a Kyara brincar com eles alguns minutos e sobre minha supervisão, aliás é sempre sobre minha supervisão porque mesmo a Kyara sendo 1 doce e a rua sem muito movimento,não arrisco. Eles viram-na com o colar noutro dia por causa da pata, expliquei que era alérgia da carraça e que estava a ser tratada. Eles: oh, tadinha...mas podemos brincar com ela e eu podem, mas é melhor não mexerem nela, e só na bola. Agora digam-me, se eles não tocarem nela, mas apenas na bola de futebol, há riscos? e se ela posar a bola no chão como foi ensinada e eles não tocarem na bola com as mãos mas só com os pés, há riscos?

Jocas caninas
LuMaria
Membro Veterano

sexta mai 27, 2011 12:13 pm

Tweenie, pergunte ao veterinário e logo vê o que diz.
Tweenie
Membro Veterano

sexta mai 27, 2011 12:46 pm

O que ele falou foi para eu seguir o tratamento que ele receitou à risca. E é o que tou a fazer. Domingo é o 2º banho desta semana. Hoje de novo, tomou muito bem os comprimidos de manhã, dois.
Quanto a precauções comigo, se eu não tiver lesões, nem tiver a ser medicada com nada relacionado, tenho de ter cuidados (luvas...) e ir vigiando a gata e a mim. Mas o cuidado é sobretudo quando estou a lavar a zona afectada ou a ver como ela está, ou seja depois de mexer nela, lavar spe bem as mãos... Com a gata, no problem (mas tou de olho) elas dão-se, mas à distância razoável, ou seja, não dormem juntas e não partilham camas nem nada...
Quanto a brincar com as crianças, sim, mas nada de tocar na cadela, é melhor evitar eles tocarem nela seja onde for do que arriscar e brincar alguns minutos, não muitos, assim todos ficam contentes e ninguém se contagia se seguirem as regras. Eu vou vigiar, por precaução, quem lhe irá tirar a bola da boca, sou eu e tudo brinca com bola no chão e com os pés. Se alguém por ventura mexer na bola, toca a ir lavar 2 min. mto bem com sabão e água.

Jocas caninas
Responder

Voltar para “Cães”