URGENTE: amamentar coelhos!!
A minha coelha teve 3 bebés,ms ela morreu deixando as crias com 15dias, mal acabaram de abrir os olhos...procurei leite para eles em lojas e farmáceas,mas só encontrei para gatos e cães...por enquanto tenho dado leite de vaca com 1 pouco d água p ñ ser tão forte, e de vez em quando junto 1 pouco de farinha de trigo...será que lhes fará mal? Eles perderam algum peso,porque mamam pouco de cada vez, devendo mamar muitas vezes ao dia,mas eu durante o dia não estou em casa, mamando eles apenas 4 vezes por dia...o k é k eu faço?
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm
Olá:
Estou a cuidar de 5 coelhinhos que perderam a mãe com 15 dias.
Na altura não sabia o que fazer mas disseram-me para dar leite só duas vezes por dia, manhã e noite como fazia a mãe.
Durante o dia vão petiscando sozinhos pois dou-lhes feno, ração da minha coelha e por vezes umas verduras.
Até agora estão bem e faz amanhã 8 dias que estou a cuidar deles.
Boa sorte.
Estou a cuidar de 5 coelhinhos que perderam a mãe com 15 dias.
Na altura não sabia o que fazer mas disseram-me para dar leite só duas vezes por dia, manhã e noite como fazia a mãe.
Durante o dia vão petiscando sozinhos pois dou-lhes feno, ração da minha coelha e por vezes umas verduras.
Até agora estão bem e faz amanhã 8 dias que estou a cuidar deles.
Boa sorte.
-
- Registado: quarta dez 21, 2005 11:25 am
Olá
Eu sou criador de coelhos anões e graças a deus essa situação de perder uma coelha e ter de ficar com os filhotes para alimentar nunca me aconteceu, eu já questinei a um veterinário em relação a que tipo de leite se deve de dar aos coelhos caso isso venha a acontecer, o que me foi dito é que o leite de vaca vai provocar pedras no figado. Não sei se a longo praso isso possa a fazer-lhe mal, mas foi o que o vet me disse, eu se fosse a si ia me aconselhar com um veterinário para ver o que ele lhe diz, para ver se compartilha da mesma opinião.
Espero ter ajudado.
Obrigado
Eu sou criador de coelhos anões e graças a deus essa situação de perder uma coelha e ter de ficar com os filhotes para alimentar nunca me aconteceu, eu já questinei a um veterinário em relação a que tipo de leite se deve de dar aos coelhos caso isso venha a acontecer, o que me foi dito é que o leite de vaca vai provocar pedras no figado. Não sei se a longo praso isso possa a fazer-lhe mal, mas foi o que o vet me disse, eu se fosse a si ia me aconselhar com um veterinário para ver o que ele lhe diz, para ver se compartilha da mesma opinião.
Espero ter ajudado.
Obrigado
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 08, 2005 8:57 pm
- Localização: cães, iguana, mts passaros, mts peixes, hamsters, coelhos anões, tartarugas
Dê leite de gato, foi o que usei quando tal me aconteceu e resultou...
Não dê apenas duas vezes por dia de comer aos coelhos, va dando sempre que puder, se eles quiserem mamam, caso contrário não insista.
Aqui na arca havia um artigo muito bom de como criar coelhos orfãos, mas estive á procura e não encontrei, vou ver se tenho para aqui imprimido e tentarei enviar...
Não dê apenas duas vezes por dia de comer aos coelhos, va dando sempre que puder, se eles quiserem mamam, caso contrário não insista.
Aqui na arca havia um artigo muito bom de como criar coelhos orfãos, mas estive á procura e não encontrei, vou ver se tenho para aqui imprimido e tentarei enviar...
brigada plas dicas...olhem,não tive oportunidade de ver as respostas ao tópico mais cedo.. Morreram dois antes de ontem. O k sobreviveu está todo reguila, come ração, ervinhas, e farelo... os outros também estavam crescidos, mas tinham uma gula tão grande com o leite que beberam de mais...não encontro outra resposta...
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta mai 27, 2005 9:26 am
Morreu uma coelha com crias de 6 dias.
Ando a dar-lhes leite de vaca mas não sei que quantidade hei-de dar.
Vamos lá ver se se aguentam.
Já tinha criado 2 coelhos que a mãe tinha morrido mas já eram bem maiores.
Ando a dar-lhes leite de vaca mas não sei que quantidade hei-de dar.
Vamos lá ver se se aguentam.
Já tinha criado 2 coelhos que a mãe tinha morrido mas já eram bem maiores.
-
- Registado: sábado mai 28, 2011 7:16 pm
desculpe incomodar... hoje deram me 3 coelhos bebes ... ainda tem os olhinhos fechados... nao sei km tratar deles... sera k me poderia ajudar ?
-
- Membro Júnior
Leite com água morno dado por um conta gotas ou seringa. Faz alguma pressão na seringa para que o leite fique à saida mas não empurres em excesso. Têm de ser os coelhos a maramar pela seringa puxando eles também. Tu empurras a seringa apemas para o leite ficar À superfície, Àmedida que eles forem sugando empurras mais um bocadinho.BruxinhaMa26 Escreveu:desculpe incomodar... hoje deram me 3 coelhos bebes ... ainda tem os olhinhos fechados... nao sei km tratar deles... sera k me poderia ajudar ?
É normal que eles demorem algum tempo a aprender a mamar desta maneira. E nunca dei leite assim a coelhos que ainda não abriam os olhos...
Começa com uma seringa de 1 mL e se eles se aguentarem quando forem maiorzinhos passa para uma de 5 ou 10 mL
Não os empanturres de leite.
-
obrigado... tenho ndado a faze lo com um frasquinho pequeno de soro com ponta fininha k roubei de um frasco limpo meu...
ate agora eles comem.... assim pouco mas comem.... mas gostaria de saber quantas vezes por dia os amamentar e kd e ke lhe posso começar a dar couvinhas e verduras
obrigada pelo tempo dispensado
ate agora eles comem.... assim pouco mas comem.... mas gostaria de saber quantas vezes por dia os amamentar e kd e ke lhe posso começar a dar couvinhas e verduras

-
- Membro Júnior
Pois. Não sei bem. No máximo umas 4 vezes por dia. Eu tenho coelhas em casa (para alimentação própria) e duvido que elas deem de mamar mais de 4 vezes por dia.BruxinhaMa26 Escreveu:obrigado... tenho ndado a faze lo com um frasquinho pequeno de soro com ponta fininha k roubei de um frasco limpo meu...
ate agora eles comem.... assim pouco mas comem.... mas gostaria de saber quantas vezes por dia os amamentar e kd e ke lhe posso começar a dar couvinhas e verduras![]()
O importanto é não empanturra-los senão ainda o estomago ou os intestinos explodem.

E não metas leite à bruta senão pode ir para o niriz e pulmões.
Os coelhos normais só abrem os olhos 10 a 12 dias depois de nascerem. E só muito mais tarde é que começam a comer couves. Não sei ao certo quando é, mas duvido que seja antes de 1 mês de vida.
Se esses sobreviverem com a fome (já que não estam a ser alimentados por uma coelha) se calhar começam a tricar couves mais cedo que um coelho normal, mas duvido que seja antes de 1 mês.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
- Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....
leite com água morno? para quê com água? o leite de coelho é mais gordo que o de vaca e com menos lactose. O leite menos mau para coelhos é o de cabra. há à venda em grandes superfícies da marca president. EU pessoalmente prefiro colostro industrial, mas não é fácil de comprar.
Os coelhos só devem ser amamentados de barriga para baixo e sem forçar a entrada de leite, para evitar o refluxo. devem ser estimulados a defecar e urinar e deve manter a temperatura do ninho porque em pequeninos não se termo-regulam. Há mais tópicos aqui em relação à criação de coelhos à mão inclusive escrito por mim e de um modo mais detalhado. basta pesquisar.
Os coelhos só devem ser amamentados de barriga para baixo e sem forçar a entrada de leite, para evitar o refluxo. devem ser estimulados a defecar e urinar e deve manter a temperatura do ninho porque em pequeninos não se termo-regulam. Há mais tópicos aqui em relação à criação de coelhos à mão inclusive escrito por mim e de um modo mais detalhado. basta pesquisar.
-
- Membro Veterano
só para completar, o leite para gatinho também dá embora seja menos calórico. Se for possível pode-se juntar ao leite acidophilus que se vende em cápsulas, são bactérias que ajudam a digestão.
Também para controlar a quantidade que bebem, um coelho recém nascido bebe cerca de 5cc de leite. cuidado com o excesso, que mata.
Também para controlar a quantidade que bebem, um coelho recém nascido bebe cerca de 5cc de leite. cuidado com o excesso, que mata.
-
- Membro Júnior
Pois. pensei que o leite de vaca fosse muito "forte". Mas para a próxima já sei.buzio Escreveu:leite com água morno? para quê com água? o leite de coelho é mais gordo que o de vaca e com menos lactose.

Mas eles normalmente mamam de barriga para cima (acho eu). A coelha é que se põe em cima deles.buzio Escreveu: Os coelhos só devem ser amamentados de barriga para baixo
-
- Membro Veterano
pois mamam, mas no caso da mãe têm de fazer força (sucção) para sair leite e no caso da amamentação à mão, entra demasiado ar.
Criar coelhos recém nascidos não é pera doce e a maioria das vezes morrem, seja qual for a técnica, já que qualquer probleminha, para um animal tão frágil, torna-se um grande, grande problema.
Mais tarde, os coelhos bebes devem ingerir os cecotrofos da mãe, que é outra barreira para a sua sobrevivência, já que a mãe não existe. EU costumo fornecer de outros coelhos que tenho vários, mas por isso aconselhei as bactérias acima indicadas.
Atenção especialmente às temperaturas e à estimulação para defecar e urinar.
Criar coelhos recém nascidos não é pera doce e a maioria das vezes morrem, seja qual for a técnica, já que qualquer probleminha, para um animal tão frágil, torna-se um grande, grande problema.
Mais tarde, os coelhos bebes devem ingerir os cecotrofos da mãe, que é outra barreira para a sua sobrevivência, já que a mãe não existe. EU costumo fornecer de outros coelhos que tenho vários, mas por isso aconselhei as bactérias acima indicadas.
Atenção especialmente às temperaturas e à estimulação para defecar e urinar.
-
bem... os meus 3 coelhitos ca andam.... ja correm tudo , ja abriram os olhinhos... por incrivel que pareca , ja comem couvinhas brancas , fazem xixi sozinhos , pedem muito mimo ... o incrivel e k um hoje apareceu k a orelha ratada... sera normal ?