Rejuntar chinchilas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
veela
Membro
Registado: terça set 25, 2007 6:33 am
Localização: 4 Chinchilas (Six, Mia, Dexter e Gilly), 1 Yorkshire Terrier (Minnie), 3 Ratz (Kali, Gaia e Arya)

domingo mai 29, 2011 7:53 pm

Olá!
Tenho duas chinchilas fêmeas, a Six e a Mia, que já estão juntas há quase dois anos e dão-se lindamente. Em Dezembro comprei um macho, o Dexter, que tem agora 7 meses e tem uma gaiola só dele. Resolvi agora juntar a Six com o Dexter para ver se tinham uma ninhada de forma a ficar com outro macho para fazer companhia ao Dexter, já que não pretendo estar sempre a fazer criação. Estou a pensar tê-los juntos durante 3 ou 4 semanas, mas a minha dúvida é se depois a Mia irá recebê-la bem quando voltar a juntá-las. Será que não vai haver problemas?

Outra dúvida mas mais a ver com a gravidez. As minhas chinchilas fêmeas são extremamente difíceis de se deixar apanhar. Já quase nem tento para não as estar a stressar, mas para saber se a Six realmente engravidou vou ter que a pesar de vez em quando para ver se está a ganhar peso. Como é que faço isso sem a stressar demasiado? Tenho medo que ela aborte. :?

Obrigada a quem responder. :wink:
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

domingo mai 29, 2011 8:33 pm

Creio que se realmente se dão bem não haveria problemas nisso.
O primeiro degu a vir cá para casa foi o Leon, só mais tarde me foi dado o pai dele. Pus o pai numa gaiola ao lado da gaiola do Leon e eles não pareceram ligar então pus lo logo na gaiola e foram ter um com o outro e fizeram uns barulhinhos e cheiravam e mexiam no focinho um do outro, pareceu me que ainda se lembravam um do outro e adoram-se.

Mas pense bem é se quer realmente fazer isso, nem sempre corre bem.
E o facto de ela não ter confiança consigo não ajuda, já que pode não lidar bem com mexer nos bebés e se houver algum problema pode ser tarde demais quando você souber. Não me parece nada boa ideia.

E isso de deixar de tentar interagir com elas para não as stressar só é pior, tem que ir tentando ganhar a confiança delas e não apenas desistir.
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
veela
Membro
Registado: terça set 25, 2007 6:33 am
Localização: 4 Chinchilas (Six, Mia, Dexter e Gilly), 1 Yorkshire Terrier (Minnie), 3 Ratz (Kali, Gaia e Arya)

domingo mai 29, 2011 8:50 pm

Mas eu interajo. Tenho as duas gaiolas no meu quarto onde passo 90% do meu tempo, faço-lhes festinhas, quando meto a mão dentro da gaiola elas vêm ter comigo e deixam mexer mas quando vêem que lhes quero pegar aí já é outra conversa. É uma correria dentro da gaiola que salta tudo cá para fora. Depois quando estão ao colo acalmam e ficam relativamente sossegadinhas.
cinza2009
Membro Veterano
Registado: segunda jan 18, 2010 11:29 pm

domingo mai 29, 2011 10:16 pm

veela Escreveu:Olá!
Tenho duas chinchilas fêmeas, a Six e a Mia, que já estão juntas há quase dois anos e dão-se lindamente. Em Dezembro comprei um macho, o Dexter, que tem agora 7 meses e tem uma gaiola só dele. Resolvi agora juntar a Six com o Dexter para ver se tinham uma ninhada de forma a ficar com outro macho para fazer companhia ao Dexter, já que não pretendo estar sempre a fazer criação. Estou a pensar tê-los juntos durante 3 ou 4 semanas, mas a minha dúvida é se depois a Mia irá recebê-la bem quando voltar a juntá-las. Será que não vai haver problemas?

Outra dúvida mas mais a ver com a gravidez. As minhas chinchilas fêmeas são extremamente difíceis de se deixar apanhar. Já quase nem tento para não as estar a stressar, mas para saber se a Six realmente engravidou vou ter que a pesar de vez em quando para ver se está a ganhar peso. Como é que faço isso sem a stressar demasiado? Tenho
medo que ela aborte. :?
Obrigada a quem responder. :wink:

Eu penso que nao á problema nenhuma quando juntar novamente, no meu caso eu separei o macho alguns dias antes da femea parir e depois so o juntei passado 7 dias e nao ouve problema nenhum. Quanto a segunda duvida nao lhe consigo ajudar pk a minha cinza sempre me deixou fazer tudo.
Responder

Voltar para “Exóticos”