Mistura de caes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça mai 31, 2011 11:06 pm

FeelingNerD Escreveu: A mistura de cães pode se justificar na minha opinião mas é em casos bastante especificos mesmo e não é assim há balda
Que casos?...
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

terça mai 31, 2011 11:14 pm

Casos em que os cães vão ter funções muito especificas ou mais do que uma função ou por algum motivo haja duas raças que tendo semelhanças tem um ou outro ponto em que diferem e que por algum motivo haja pessoas a desejar o equilibrio entre isso. Mas isso é o que sempre foi feito, mas envolve mais trabalho do que aquilo que aqui se está a falar e não é por ai que a maior parte das pessoas que adquire um destes cães vai.

Anyway, não percebo certos sarcasmos, não se pode ter uma opinião um pouco diferente de vez em quando?
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça mai 31, 2011 11:25 pm

FeelingNerD Escreveu:Casos em que os cães vão ter funções muito especificas ou mais do que uma função ou por algum motivo haja duas raças que tendo semelhanças tem um ou outro ponto em que diferem e que por algum motivo haja pessoas a desejar o equilibrio entre isso. Mas isso é o que sempre foi feito, mas envolve mais trabalho do que aquilo que aqui se está a falar e não é por ai que a maior parte das pessoas que adquire um destes cães vai.

Anyway, não percebo certos sarcasmos, não se pode ter uma opinião um pouco diferente de vez em quando?
O sarcasmo não era para si, mas já agora deixe-me que lhe diga que vai um bocado de confusão nessa cabeça.

Uma coisa são os cruzamentos ocasionais e não desejados, que tanto podem dar aleijões como beldades, e outra muito diferente aquilo de que aqui se trata: cruzamentos à laia de construções com Legos, apenas baseados nos aspectos dos cães para obter exemplares... de segunda, como as carcaças do padeiro.

A genética não é assim tão manipulável nem tão automática como as caixas do Multibanco, onde a gente enfia um cartão, pede uma determinada coisa e obtém exactamente aquilo que pede.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
MattHopkins
Membro
Registado: terça mai 31, 2011 10:19 am

terça mai 31, 2011 11:26 pm

Terugkeren Escreveu:
dinodane Escreveu:O user desapareceu da lista de membros... nova táctica de trolling, um nick para a ofensa directa, outro para o tópico da treta, vide novos users instructor e newj.
Há gajos que são mesmo doentes. Já não me dão raiva, dão-me pena. :(
Nem pena...dão vontade de rir... :lol:
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

terça mai 31, 2011 11:39 pm

Peço-lhe desculpa nesse caso :wink: :oops:

De qualquer forma eu não apoio nenhuma dessas coisas, não sou a favor do fazer tudo para andar a procura de novos cãezinhos mais exóticos/belos/o que quer que seja. Não acho piada mesmo nenhuma ao "vamos lá cruzar os cães e ver o que sai daqui", isso não é criação é lotaria.
Agora a verdade é que ainda hoje haja quem faça misturas propositadas de raças pelas suas capacidades e temperamento mesmo existindo centenas de raças com diferentes aptidões, não estando dentro disso e não sendo por motivos esteticos, acredito que haja motivos válidos para tal apesar de já haver tanta variedade.
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta jun 01, 2011 12:08 am

FeelingNerD Escreveu:acredito que haja motivos válidos para tal apesar de já haver tanta variedade.
caçadores. Os caçadores muitas vezes misturam raças, apenas pela aptidão para a caça, talvez porque lhes seja útil um cão "multiusos", que aponte, levante e vá buscar as lebres ou o que for. Um cão capaz de nadar, de correr, de escavar, de "furar mato". E, se ainda forem bons guardas, tanto melhor, toca a misturar cães pastores... Claro que nem todos os cachorros nascem com todas as características desejáveis, mas isso resolve-se com um tiro ou uma forca. :roll:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
LuluB
Membro Veterano

quarta jun 01, 2011 12:22 am

FeelingNerD Escreveu:Peço-lhe desculpa nesse caso :wink: :oops:

De qualquer forma eu não apoio nenhuma dessas coisas, não sou a favor do fazer tudo para andar a procura de novos cãezinhos mais exóticos/belos/o que quer que seja. Não acho piada mesmo nenhuma ao "vamos lá cruzar os cães e ver o que sai daqui", isso não é criação é lotaria.
Exacto, não posso estar mais de acordo.
Agora a verdade é que ainda hoje haja quem faça misturas propositadas de raças pelas suas capacidades e temperamento mesmo existindo centenas de raças com diferentes aptidões, não estando dentro disso e não sendo por motivos esteticos, acredito que haja motivos válidos para tal apesar de já haver tanta variedade.
É verdade, sim. São os designers de cães, que fornecem aquilo a que chamei construções de Legos: cães com orelhas e cauda de beagle, focinho achatado de pug, corpo nem de uma coisa nem de outra, e por aí fora. Mas mesmo a criação com objectivos ditos estéticos tem por vezes critérios que dão resultados aberrantes. Não consigo achar bonito, por exemplo, um pastor alemão de traseira excessivamente rebaixada, de patas dobradas e cauda a varrer o chão. E no entanto há quem os premeie... :roll:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuluB
Membro Veterano

quarta jun 01, 2011 12:28 am

Chamarrita Escreveu:
FeelingNerD Escreveu:acredito que haja motivos válidos para tal apesar de já haver tanta variedade.
caçadores. Os caçadores muitas vezes misturam raças, apenas pela aptidão para a caça, talvez porque lhes seja útil um cão "multiusos", que aponte, levante e vá buscar as lebres ou o que for. Um cão capaz de nadar, de correr, de escavar, de "furar mato". E, se ainda forem bons guardas, tanto melhor, toca a misturar cães pastores... Claro que nem todos os cachorros nascem com todas as características desejáveis, mas isso resolve-se com um tiro ou uma forca. :roll:
Sim, os caçadores de meia tigela, os nhurros da actividade, fazem muito isso.

Mas também conheço e conheci quem estimasse e mimasse tanto os seus cães como a mais entranhada "maluca das adopções", como aqui mimosamente têm chamado a quem gosta de cães por aquilo que são: animais, eventualmente de companhia. E esses, quando um cão é medroso, não tem aptidão ou envelhece, não lhes dão tiro nenhum nem os enforcam numa árvore no meio de um descampado qualquer.
<p>&nbsp;</p>
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quarta jun 01, 2011 12:30 am

FeelingNerD, só queria mesmo saber que casos estavas a considerar ;)

Sim, consigo entender a "teoria" do aperfeiçoamento de funções. Mas os resultados são quase imprevisíveis, e essas misturas são normalmente feitas por pessoas sem conhecimentos nenhuns... e depois que se faz aos cães? Já há tanto rafeiro abandonado... Por isso apesar de entender, sou contra estas misturas.

Infelizmente já vi alguns casos assim...

Um vizinho tinha um cachorro Setter Irlândes x Alaskan Malamute (isto é certo, pais à vista). Era o cão mais lindo que já vi. Era para ver sem tocar. Protector com os donos, mas altamente agressivo com todas as outras pessoas e outros cães, e cada vez que se soltava matava umas quantas ovelhas. Não sei que lhe aconteceu...

Uma outra vizinha é uma pseudo criadora de Pinscher Miniatura... com Chihuahua ou Papillon à mistura na terceira geração. Um dos últimos resultados foi uma cachorrinha verdadeiramente minúscula. A dona conta com orgulho que a cadelinha ladra com medo a tudo na casa: a uma cadeira mudada de sítio, a um sofá, a uma mesa... tão fofinha, aterrorizada pelo mundo à sua volta. Espero que tenham o bom senso de nunca a cruzar....

Outros antigos vizinhos... dois irmãos Pastor Alemão x Boxer, enormes, musculados, soltos o tempo todo. A dona é boa senhora mas não tem os parafusos todos... os cães seguem-na pra todo o lado. Para ela são anjinhos, mas já morderam a uma carrada de gente.

Claro que os resultados poderiam variar, usando indíviduos mais equilibrados de cada uma das raças... Mas estas são todas as misturas que conheço. No geral, não são bons resultados... :|
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quarta jun 01, 2011 9:25 am

HellB Escreveu:Para todos os que ainda acham que os cães saem iguais e não se tem de apurar raças, ficam aqui 2 irmãos, Corgidor, mistura de Labrador com Welsh Corgi, isto de misturar as raças...
Imagem
Eu acho que isto é montagem. ;)
survivor
Membro
Registado: domingo mai 22, 2011 10:58 am

quarta jun 01, 2011 1:39 pm

Acho que misturar raças não deve ser visto como uma aberração, muitas raças surgiram dessa mesma maneira...

É certo que há casos em que não se deve fazer a mistura, mas há outros que não vejo mal nenhum...

Foi com um "acidente" destes que arranjei o meu companheiro e adoro-o, se pudesse arranjava mais 10 iguais a ele

Imagem

Imagem

Imagem

Agora misturar raças para obter um cão com determinada aparência é inútil pois as ninhadas quase de certeza que vão sair todas diferentes...

O irmão do meu, de outra ninhada, que pertence a uma amiga da minha Mãe é diferente, é mais alto, menos entroncado e com as orelhas espetadas...assemelha-se um pouco a um dogue alemão...
&nbsp;Nero -&nbsp; 23/04/2005 - 04/10/2011 Estar&aacute;s sempre comigo companheiro...
Bugoide
Membro Veterano
Registado: quinta mai 10, 2007 11:04 am

quarta jun 01, 2011 2:00 pm

Pois o meu primeiro cão foi uma cruza de Boxer com labrador. Ambos os pais puros.

Os meus pais ficaram com um. Os filhotes eram todos diferentes.
Uns com grandes patas, outros com menos... e quando cresceram é que se via mesmo a diferença entre eles.

Aqui está o meu velho Tiger, um SRD completamente comum mas que originou de duas raças:

Imagem
There are no dangerous dogs until man "makes" them so.
Zezation
Membro
Registado: quarta jun 30, 2010 2:53 pm

quarta jun 01, 2011 3:40 pm

Li o tópico um bocado por alto mas acho que grande parte dos users não se deve lembrar que quase todas as raças que existem foram originadas através de sucessivos cruzamentos de cães de diferentes raças...
Zezation
Membro
Registado: quarta jun 30, 2010 2:53 pm

quarta jun 01, 2011 3:44 pm

HellB Escreveu:Para todos os que ainda acham que os cães saem iguais e não se tem de apurar raças, ficam aqui 2 irmãos, Corgidor, mistura de Labrador com Welsh Corgi, isto de misturar as raças...
Imagem
Tenho algumas duvidas que esses 2 sejam irmãos. Quer dizer, ate podem ter a mesma mae e a mesma idade, o pai é q n devera ser o mesmo...

Mas posso estar enganado
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta jun 01, 2011 4:58 pm

bem, não descansei enquanto não encontrei a origem desta foto. E cá estão eles: Wally e Ether, irmãos... mas não de sangue. :)

Imagem

Não é montagem. O blog onde se encontra a história destes dois é este:

http://dogsthatblog.blogspot.com

e aqui foi "onde" 8) :twisted: a "mana" do Wally, Ethel, foi adoptada:
http://dogsthatblog.blogspot.com/2005_0 ... chive.html
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Responder

Voltar para “Cães”