aos especialistas do comportamento canino

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder

vale a pena?

Não! é melhor despacha-lo já
9
24%
Sim! não há cão que não se dê a volta
28
76%
 
Total de votos: 37
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

domingo dez 28, 2003 12:27 am

Esta foto foi tirada quando o animal ainda estava pedrado.

Qual vai ser o destino dele!
Vocês vão decidir!

:o :o :o :o
casadiscaes
Membro Veterano
Mensagens: 2355
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Localização: Vários
Contacto:

domingo dez 28, 2003 12:36 am

Votei pelo abate... não é a primeira vez que o faço... já vi cães que encetaram recuperações espetaculares para depois voltarem a ter recaidas e cães jovens condenados a viverem o resto da vida sob medicação.

O "Dealer" não tem culpa, mas é um animal arruinado que nunca será de confiança, e pelo que conheço do Gary, pela apreciação que apresenta do cão das duas uma: ou o cão foi recuperado (o que eu duvido sériamente) ou considera o cão irrecuperável e, embora virtual, quer uma segunda opinião...

Custa sempre ver um animal jovem e fisicamente saudável ter que ser posto a dormir, mas o Dealer é um animal doente, e, na minha opinião, incurável. O triste é que provavelmente os donos do Dealer não terão aprendido a lição nem terão a consciência dos erros que cometeram, e é mais um animal para ser rotulado de perigoso... Os Dealers deste mundo que me perdoem mas voto e votarei sempre pelo abate.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

domingo dez 28, 2003 12:51 am

eu não sei como é possível chegar a estes extremos. eu não percebo nada de cães e o max não é um exemplo de docilidade. no entanto, não tenho problemas de maior. pelo menos, até à data. como é que se consegue educar uma criança e não o fazer com um cão? imagino, os tais filhos, donos do dealer. não mordem... mas devem ter outros belos atributos.
sei de uma pessoa de uma aa que tem um cão fechado na casa de banho. morde e ataca quem se aproximar. têm pena de o mandar abater. mas que vida é aquela?

será que a culpa também é só das lojas e dos maus cruzamentos? tive dois gatos, durante anos, que foram comprados em lojas. para além de não apresentarem nenhum problema de saúde relevante, eram os maiores pacholas que já se viu. os outros são quase todos de rua. idem. mesmo o max, que goza de má fama, vai ao vet fazer companhia aos primos e mete a cabeça debaixo das mãos do dito para levar festas :D :D confesso que fico perplexa :o :o
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

domingo dez 28, 2003 5:38 am

Realmente, se eu fosse treinadora achava interessante o desafio.
Contudo a questão mantêm-se : uma vez docilizado voltava para os donos ?

Quer dizer, há alguém realmente interessado no bicho ?
É que se não há, não vale a pena.
Se há, o trabalho de treino também deve incidir sobre o dono !

Torná-lo dócil para o abater parece-me mal.

Assim, a meu ver, tudo se resume a qual vai ser o destino do animal uma vez educado.
Se fôr para o reintegrar socialmente, vale a pena.
Ele vai sofrer (reeducação sempre implica sofrimento) mas ganha em vida e, se calhar, em direito à felicidade.

Eventualmente, talvez não seja assim tão díficil.

Muitos problemas vêm de cães solitários, isolados, com falta de educação sem dúvida, mas também com falta de contacto humano.
Não seriam maus se tivessem um dono que os amasse (não é Anja ?).
O cão ainda é jovem e ainda é passível de mudança.
Só mesmo o treinador pode avaliar.

Eu tentava.

Atenção, que eu sou um pé em matéria de treino.
A Zorra (as pessoas dizem que é bem educada e deliciam-se com ela, mas isso só se deve à raça e ao seu bom feitio) nunca foi treinada e eu tenho a maior dificuldade em impor a minha vontade (o que vale é que ela quer agradar).
De modo que, como especialista...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
aligra
Membro Veterano
Mensagens: 724
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm
Localização: Dylan, epagneul breton

domingo dez 28, 2003 11:05 am

anjaazul Escreveu: como é que se consegue educar uma criança e não o fazer com um cão? imagino, os tais filhos, donos do dealer. não mordem... mas devem ter outros belos atributos.
Pois eu pensei a mesma coisa, mas acho que não vale a pena ficar a pensar neles, tiraram o problema da casa, nem remorsos devem ter :evil:
O meu Dylan tambem não é um cão "fácil", embora pelo seu tamanho nunca vai ser um cão perigoso, mas se a gente não o endireitasse ía ser com certeza um problema cá em casa, porque era dominante e tinha tendencia para morder e ladrar para impor a sua vontade sobre as minhas filhas. Gabo-me de dizer "tinha" ;) embora ache que a educação tem que ser constante, começar logo que o animal chega á casa a contrariar o seu instinto de dominancia. Embora eu não tenha mais do que esta mínima experiência com um cãozinho malandro, acho que se o cão percebe que é amado vai fazer tudo para continuar a receber amor da sua familia humana, até obedecer ás regras da casa!
É pena o Dealer não ter tido donos que o amem o suficiente como para dar-se o trabalho de educar-lho. Eu não abatia, mas não sou eu a que tem esse problema, e francamente não sei se tera solução a esta altura.

Alicia
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

domingo dez 28, 2003 11:42 am

casadiscaes Escreveu: Votei pelo abate... não é a primeira vez que o faço... já vi cães que encetaram recuperações espetaculares para depois voltarem a ter recaidas e cães jovens condenados a viverem o resto da vida sob medicação.
Eu também votei pelo abate, embora com algumas reservas, que se resumem ao seguinte:
Embora não seja especialista em treino nem tenha qualquer experiência nessa área, presumo que será difícil, se não impossível, "domar" o animal.
Conheço muito bem de perto um caso semelhante, mas trata-se de um rafeirito pequenote que pouca mossa faz. Mesmo assim, já mandou duas pessoas para o hospital. Já foi aconselhado o abate, mas os donos são incapazes de tomar essa decisão por motivos emocionais e afectivos. Anda a ser medicado, mas lá em casa é um inferno e o bicho, no meio de toda esta desgraça, sofre mais do que os donos, chegando a ter convulsões e a ficar com as patas traseiras paralizadas.
Terá sido a falta de uma educação adequada. O bicho foi fazendo o que lhe apetecia enquanto cachorro porque era muito engraçadinho, foi satisfazendo os seus caprichos e foi-se tornando o chefe de toda a família.
Mas o problema não se resume a isto. Embora nunca se tenha averiguado até à exaustão, ele deve padecer de um mal qualquer que lhe provoca dores muito grandes, ao ponto de ter esses ataques e ficar extremamente agressivo em relação às pessoas.

É muito difícil decidir nestes casos, especialmente quando não se conhece a situação concretamente e não se esgotaram todas as possibilidades de recuperação do animal.
Na situação que descrevi, os meus amigos põem o coração numa mão e a razão na outra. E ficam sempre indecisos. No lugar deles também ficava.
Decidir aqui no fórum é relativamente fácil. No fundo, no fundo, o problema nem é nosso. Mas mandar um palpite para o ar gratuitamente, seja por ser politicamente correcto, por pudor ou porque não se quer ficar mal visto, acho incorrecto e revela desonestidade intelectual. Com isto não estou a acusar ninguém e, pelo que conheço das pessoas, acredito que as posições de algumas sejam sinceras, embora contrárias à minha.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nynf
Membro Veterano
Mensagens: 3030
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos e Rottweilers
Contacto:

domingo dez 28, 2003 12:24 pm

Pois eu não votei por coisa nenhuma.
Oh Gary...isso ainda são efeitos do Natal? Vamos saber o resultado final na Passagem de Ano, tipo Big Brother??? Tem é que me avisar do horário para eu me ligar á net, de telemovel na mão para um último voto...
Olhe...tente treinar a familia maravilha e pôr o Dealer a ver...talvez resulte :o
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Charlotte
Membro
Mensagens: 200
Registado: sexta jan 17, 2003 1:16 pm
Localização: Pinscher miniatura, Canário, Papagaio da Amazónia

domingo dez 28, 2003 12:30 pm

Um cão nesse estado, para aqueles que não sabem, é irrecuperável - mesmo para um treinador experiente. Há vicios que se ganham no período crítico e que não saem nem mesmo a ferros :cry: :cry: :cry:
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo dez 28, 2003 12:45 pm

...
Última edição por jcsousa em domingo mai 23, 2004 5:32 pm, editado 1 vez no total.
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

domingo dez 28, 2003 1:42 pm

mas haverá alguma coisa mais fácil que o abate? é dar uma injecção , ou paulada, ou atirar para debaixo de um carro... enfim, os métodos dependem da imaginação e do grau de perversidade. não é o abate para todo o tipo de problemas? se é vadio, abate-se. se é rafeiro, abate-se. se mija fora do penico, abate-se. se mostra a dentadura, abate-se. etc, etc, etc.
eu já ouvi treinadores dizerem cobras e lagartos de "maus" cães. mas lá vão levando a água ao seu moinho. estou a ver que de delinquentes , tenho de passar para cães perigosos. o problema é quase o mesmo. as soluções adoptadas, muito parecidas :evil: :roll:
nynf
Membro Veterano
Mensagens: 3030
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos e Rottweilers
Contacto:

domingo dez 28, 2003 1:54 pm

jcsousa Escreveu:
2. Não percebo como é que, por "consulta virtual" , se diagnostica este caso como irrecuperável.

Bom ano

José Carlos
Esta frase resume o que eu penso sobre este tópico :roll:

Bom ano para todos!
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo dez 28, 2003 2:26 pm

Pelo que conheço do gary ele está mas é no gozo em parte. Sempre me pareceu uma pessoa que gosta mais de um desafio do que a maior parte. E também de lançar a sua polémica, que nisso é ainda mais tortinho que eu
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
gary
Membro Veterano
Mensagens: 1541
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Localização: Pastores Alemães, Rottys, F. S.Miguel

domingo dez 28, 2003 3:25 pm

CindelP Escreveu:
Bom, uma coisa é certa, não me importava nada de tentar este cão, nem que seja pelo gozo ;)
Fundamentalmente por isso ;)
Um abra&ccedil;o
gary
Membro Veterano
Mensagens: 1541
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Localização: Pastores Alemães, Rottys, F. S.Miguel

domingo dez 28, 2003 3:26 pm

Charlotte Escreveu: ISTO É A GOZAR, NÃO É???
"Despachar"? O Dealer é alguma encomenda, que se possa despachar? Bem, não percebi bem a mensagem, espero que não seja bem como eu entendi.
Onde quer que entregue o cão?
Um abra&ccedil;o
gary
Membro Veterano
Mensagens: 1541
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Localização: Pastores Alemães, Rottys, F. S.Miguel

domingo dez 28, 2003 3:27 pm

sweetmoni Escreveu: Essa do despachar está mal explicada...:x
Como o Charlotte disse o Dealer não não é nehuma encomenda, que se possa despachar...
Já há um candidato! vai ter que esperar.
Um abra&ccedil;o
Responder

Voltar para “Cães”