Moderador: mcerqueira
June76 Escreveu:Em relação à veterinária em questão, julgo que a sua competência profissional não foi colocada em causa, pois o seu nome e da clinica onde trabalha não foram divulgados aqui. Porém, julgo que se deve ter em consideração que a clinica situa-se num meio rural, onde a maioria das pessoas não dá assim muita importância à vida de um animal e que, quando é diagnosticada uma doença para a qual ainda não existe cura, opta pela eutanásia em vez do tratamento.
Eu sei que é um risco, Tassebem. Foi por isso que num post inicial culpei-me por adoptado o Gucci. Hoje tenho perfeita noção que não devia ter cedido às pressões dos meus pais e dos meus avós e devia ter trazido o Bichaninho para viver comigo. Se o tivesse feito, muito possivelmente ele não teria aquirido o virus (a não ser que tenha sido contagiado em bebé). E, mesmo que tivesse, estaria mais protegido a viver num apartamento do que num regime semi-aberto.Tassebem Escreveu:Só uma observação: eu não deixaria um gato FIV+ continuar a dar os seus passeios.
Marianamar,marianamar Escreveu:Ainda bem que o Bichaninho se curou assim tão rápido, quando por escolha da vet, já tinha a morte certa...
Tassebem,Tassebem Escreveu:June, e não tem hipótese de trazer o Bichaninho para sua casa? Ele estaria mais protegido, quem sabe habituava-se, e não haveria o risco de disseminar o FIV.
Quanto ao Gucci, como eles se dão bem, as hipóteses de estar infectado ou vir a estar, por via do Bichaninho, são muito baixas. Não se culpabilize por isso, nem penso que deva ponderar a ideia de o devolver.
e o que é q a June vai fazer..?June76 Escreveu: A vet disse-me que devia fazer os testes ao Gucci e, caso este ainda não tivesse infectado, não deveria voltar a junta-los.
Chamarrita,Chamarrita Escreveu:Considerando que o Bichaninho está castrado, não ma parece que possa disseminar o FIV. O grande perigo é para ele, que fica mais susceptível a doenças transmitidas por outros gatos, infecções respiratórias e, se caça, a toxoplasmose. Também os parasitas podem provocar danos mais graves do que num gato negativo a FIV. É para sua protecção que deve ficar mais confinado. Mas por outro lado, se stressa muito fechado, pode adoecer gravemente... o stress é terrível para os gatos. O ideal é estar na rua o menor tempo possível, preferencialmente durante a noite, que é quando os gatos ficam mais activos, e tentar manter afastados gatos errantes que possam transmitir-lhe doenças.