Para explicar bem a situação tenho de contar uma pequena história.
O cão que refiro tem (não sei a idade dele mas imagino que tenha entre 1 a 2 anos) ele foi abandonado na minha localidade e uma tarde veio ter a minha casa e nunca mais arredou pé. No início pensei que tratava-se de um cão de um dos nossos vizinhos ( cão esse que ele tem uns 2 ou 3 da mesma raça) e não dei importância, porque julguei tratar-se de um desses animais, não lhe dei comida e nem água, mas é claro que não lhe fiz nada contra ele ( era comum os cães vizinhos virem até aqui todas as tardes darem uma voltinha). No dia seguinte quando abri a porta deparei-me com ele deitado em frente dela e estranhei, ele afastou-se quando me viu, mas logo voltou para o mesmo local assim que eu voltei para casa. Assim permaneceu durante 4 dias, entretanto procurei pelo dono em todo o lado mas não havia conhecimento de ninguém que haveria perdido um cão. Claro que dei-lhe comida e água e ele nunca mais saiu de perto de nós.
No início ele era um cão completamente bem comportado, muito obediente e inofensivo para todas as pessoas e até com o nosso gato, nem o incomodava, davam-se muito bem, o gato era ainda pequenito, é desconfiado mas um doce, brincavam os dois e tudo e ele não fazia tolices nenhumas e quando passavam os vizinhos e ele olhava, nem se manifestava, mas com o passar do tempo ele começou a ladrar-lhes muito e a correr para a estrada para junto deles e persegui-los. Por mais que o chamasse e "tentasse educar" ele não deixava de o fazer sempre que um passasse perto da casa. Pior depois foi quando começou a correr para os carros e atacá-los mesmo.

Algo que me faz pensar bastante é com o fato dele quando o soltamo-lo ele em vez de percorrer a quinta ( é bastante grande, tem muito espaço) em vez disso vem deitar-se junto da porta e dali não sai por nada, a não ser para fazer asneiras. Não sei mais o que fazer!
Não quero mandar para o canil municipal que é a única entidade que existe na minha localidade, é um cão muito meigo conosco, muito mesmo, adora crianças, é um excelente guardião, mas não consigo educá-lo e assim não posso continuar, estou mesmo desesperada! Estamos todos em casa, a viver um pesadelo!
Obrigada pela partilha!
Cumprimentos