Pelos na língua?!?!?!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

quinta jun 02, 2011 1:48 pm

Eu não só não acho estranho, como também acho que quem nunca na vida vê situações destas (teratomas, coristomas, hamartomas e afins) que são geralmente benignas e assintomáticas, nem se lembra que eles existem, mesmo que tenham sido mencionados na faculdade. Não são concerteza estudados em profundidade, nem há razão nenhuma para que o sejam.
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

quinta jun 02, 2011 1:52 pm

Camb0dja Escreveu:
Arguida Escreveu:
Chamarrita Escreveu:porque � que o veterin�rio nunca h�-de ter ouvido falar em tal? :o

que coisa, eu nunca tinha visto, nem sabia era poss�vel acontecer. Mas acredito que um vet saiba.
�a fazer exactamente essa pergunta. :o :o Porque raz�o um veterin�rio nunca h�-de ter ouvido falar???? :o :o :o
A razão pela qual o veterinário nunca ouviu falar em tal (sim, nunca ouviu) é precisamente a mesma razao pela qual existe muito pouca informação na web sobre isto: é um caso raríssimo. E sim, nas fotos de perfil não é possível ver os pêlos. Primeiro, porque na altura em que as fotos foram tiradas, não existia esta condição. Depois, porque os pelos se encontram mais atrás na língua. Entrei em contacto com o Laboratório de Investigação Veterinária, que me pediu que levasse a cadela ao Hospital Veterinário de Lisboa. É o que farei hoje à tarde. Assim que tiver mais informação, postarei aqui.
@Arguida, já que parece ter tanta facilidade em obter informação na Internet (informação desconhecida até pelos profissionais da área), talvez consiga encontrar a necessária para ajudar neste caso e partilhá-la comigo...
Camb0dja não fui eu que falei na pesquisa na internet. :wink: Foi a LuMaria. :wink:

Se puder depois venha contar o que lhe disseram pois também nunca tinha ouvido falar em casos destes. :wink:
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta jun 02, 2011 1:55 pm

LuluB Escreveu:como também há bastante informação na Net. Com fotos e tudo.
Não há não lulu. Principalmente quando não se sabe o nome das coisas :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta jun 02, 2011 1:57 pm

ziggy Escreveu:Eu não só não acho estranho, como também acho que quem nunca na vida vê situações destas (teratomas, coristomas, hamartomas e afins) que são geralmente benignas e assintomáticas, nem se lembra que eles existem, mesmo que tenham sido mencionados na faculdade. Não são concerteza estudados em profundidade, nem há razão nenhuma para que o sejam.
Mas mesmo que não sejam estudados em profundidade, etc., mesmo que um veterinário raramente ou nunca venha a deparar-se com um caso desses, mesmo, ainda, que até se esqueça que eles podem ocorrer, a partir do momento em que lhe aparece um a memória sempre lhe dirá alguma coisa, nem que seja por meio de uma sensação de "isto não me é estranho". Quanto à razão para serem ou não serem estudados profundamente, discordo. A partir do momento em que uma anomalia possa ocorrer, o seu estudo deve impor-se, mesmo que no momento pareça dispensável.

Mas pronto, esta é só a minha opinião, talvez determinada por uma memória de elefante, que me leva a desenterrar factos que julgava esquecidos para sempre.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

quinta jun 02, 2011 2:08 pm

Parece me impossivel que consigam compilar em poucos anos o estudo de todas as anomalias a fundo incluindo as mais raras. Depois há quem se dedique a esses casos e faça mais formações/especializações, agora todos os veterinários estudarem algo que muito dificilmente vão ver em toda a sua carreira...
Eu acho normal que o vet não saiba.
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

quinta jun 02, 2011 3:22 pm

A mim também não me custa a acreditar que um vet não se lembre de tudo. :wink:

Se calhar sou eu que estou mal habituada mas, quando questiono o meu vet sobre algo que ele não tenha a certeza, ele é o 1º a dizer que se vai informar pelo que penso que é algo que qualquer vet deveria fazer. :wink:
MidnightAk
Membro
Registado: sábado out 09, 2010 7:19 am

quinta jun 02, 2011 3:29 pm

Arguida Escreveu:A mim também não me custa a acreditar que um vet não se lembre de tudo. :wink:

Se calhar sou eu que estou mal habituada mas, quando questiono o meu vet sobre algo que ele não tenha a certeza, ele é o 1º a dizer que se vai informar pelo que penso que é algo que qualquer vet deveria fazer. :wink:
Então mas isso é óbvio.
Eu aposto como o vet não conseguirá responder na altura, visto que não é nenhum elefante, mas também não vai dizer que não pode fazer nada e mandar o canito para casa para ver se os pêlos acabam por cair.
Camb0dja
Membro Júnior
Registado: sexta fev 04, 2011 10:52 pm

quinta jun 02, 2011 7:13 pm

LuluB Escreveu:Se os veterinários nunca ouviram falar em coristomas e afins, mais lógico será que as pessoas que não são veterinárias e que responderam brinquem com o caso, acho eu.

Mas, para falar francamente, acho fraca a desculpa por parte do médico para a aparente ignorância sobre este tipo de coisas. Mesmo sendo raras, apesar de tudo podem ocorrer e não só elas são referidas durante o curso como também há bastante informação na Net. Com fotos e tudo.
Aparentemente, a dita 'ignorância' pela parte do médico em relação a este caso, estende-se por toda uma comunidade de medicina veterinária em Portugal e no estrangeiro... Acabei de chegar da Faculdade de Medicina Veterinária, onde ninguém tinha ouvido falar de qualquer caso semelhante. Foi-me dito que não será efectuada nenhuma intervenção cirúrgica de momento, visto que, pelos exames feitos, não há qualquer sinal de que esta situação seja proveniente de uma qualquer má condição de saúde. Haverá um acompanhamento diário da cadela, de modo a certificar-se de que os pelos não crescem ou se alastram o suficiente para perturbar a saúde do cão. O que me foi dito foi que, possivelmente, durante a formação do feto, estas células deslocaram-se, alocando-se onde não seria suposto. Daí o crescimento de pêlo na língua. Mas, para já, não parece ser nada grave... Entretanto o 'veterinário de família' irá informar-se e investigar acerca desta questão e entrará em contacto 2ª feira com mais novidades.
Em relação a toda a informação que a minha cara LuluB diz estar disponível na Internet, gostaria que, caso tivesse essa generosidade, a partilhasse comigo, para também eu me poder cultivar e, quem sabe, poder cultivar também todos aqueles ignorantes que se formaram em Medicina Veterinária. É que, como leigo que sou (ainda que não faça piadas infantis com qualquer condição clínica), também eu não consegui obter informação suficientemente esclarecedora na Internet.
Cumprimentos e obrigado por todas as respostas verdadeiramente úteis!
Camb0dja
Membro Júnior

quinta jun 02, 2011 7:23 pm

LuMaria Escreveu:
LuluB Escreveu:como também há bastante informação na Net. Com fotos e tudo.
Não há não lulu. Principalmente quando não se sabe o nome das coisas :wink:
Precisamente...
MidnightAk
Membro

quinta jun 02, 2011 7:33 pm

a única coisa que encontrei foi isto: http://sites.google.com/site/saudecanin ... a-dentaria

que no final dessa página tem a imagem dos pêlos na lingua já aqui apresentada e ao clicar nela redirecciona para este site: http://www.dentalvet.com.br/odonto.htm

é brasileiro mas tenta talvez contactar essa clínica através do formulário ou email, ou mesmo número de telefone
LuluB
Membro Veterano

quinta jun 02, 2011 7:35 pm

A Ziggy deu vários nomes, logo na primeira página, mas eu procurei apenas pelo primeiro.

Aqui vai o copy do primeira página que me surgiu no Google. E, como poderão ver, há mais nove, pelo menos. Os sublinhados a negrito é meu:

coristoma

Pesquisa avançada
Ferramentas de linguagem

O Google Instantâneo não está disponível.
Prima 'Enter' para pesquisar. Saiba mais

Google
O Google Instantâneo está desactivado, porque a ligação à internet é demasiado lenta.
Prima Enter para pesquisar.
Carregue Enter para iniciar a pesquisa.
Carregue Enter para iniciar a pesquisa.

Parte inferior do formulário

Pesquisa avançada
Google.com in English

Cerca de 40.900 resultados (0,13 segundos)

Tudo
Imagens
Vídeos
Notícias
Livros
Places
Blogues
Tempo real
Discussões
Mais
Menos
Lisboa
Detectado automaticamente

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário
Alterar localização
Fechar
Opções de pesquisa

A Web
Páginas escritas em português
Páginas de Portugal
Páginas estrangeiras traduzidas

Menos opções
Mais opções
Resultados da procura

Coristoma – Wikipédia, a enciclopédia livre
Coristomas são restos ectópicos de tecido normal.Onde há localizações não habituais de células e tecidos(heterotópitico). Ex: resto de tecido pancreático na ...
pt.wikipedia.org/wiki/Coristoma - Em cache - Semelhante
&#9658;

Coristoma; Tecido Heterotópico; Tecido Aberrante; Tecido Ectópico
Coristoma; Tecido Heterotópico; Tecido Aberrante; Tecido Ectópico. Assistente em linha para diagnóstico médico. Lista detalhada de doenças possíveis dados ...
www.lookfordiagnosis.com/mesh_info.php?...Coristoma... - Em cache - Semelhante
[PDF]

Coristoma ósseo episcleral - Relato de caso
Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat - Visualização rápida
de LCB Ferraz - 2003 - Citado por 2 - Artigos relacionados
7 abr. 2003 ... Coristomas são lesões presentes desde o nascimento, com pequeno ou ... O coristoma ósseo episcleral (COE) é um coristoma complexo, caracteri ...
www.scielo.br/pdf/abo/v66n5/18158.pdf - Semelhante

LILACS-Coristoma como causa de estenose congênita do esôfago ...
de A Calandrini - 2005
Descrição: A estenose congênita de esôfago devido a coristoma de esôfagico é uma doença rara em crianças, geralmente ocorre devido a falha na separação ...
bases.bireme.br/.../online/?... - Em cache - Semelhante

Coristoma
Coristoma. Assistente gratuito on-line per diagnosi medica. Graduatoria di possibili malattie da uno o più sintomi di una completa storia del paziente. ...
pt.domotica.net/Coristoma - Em cache

A palavra coristoma: O significado da palavra coristoma
Significado da palavracoristoma: Anagramas diretas de coristoma: A palavra portuguesa coristoma.
todaspalavras.com/word/coristoma/ - Em cache

Coristoma ósseo episcleral - Relato de caso
Coristomas são lesões presentes desde o nascimento, com pequeno ou sem potencial para o crescimento, formadas por tecidos normais que, habitualmente, ...
www.abonet.com.br/abo/665r/rc665_01.htm - Em cache - Semelhante

Coristoma - DeCS
Descritor Português: Coristoma. Sinônimos Português: Tecido Heterotópico ... tecido pancreático heterotópico no duodeno = CORISTOMA (como primário) + ...
decs.bvs.br/.../decsserver/?...coristoma - Em cache

Coristoma
23 maio 2011 ... coristoma, Coristoma , coristoma - O buscador médico em Portugal.
buscar.doctoralia.com.pt/coristoma - Em cache

Coristoma ósseo episcleral: relato de caso
Os autores apresentam um caso de coristoma ósseo episcleral (COE), cujo diagnóstico foi dado pelo exame histopatológico. O coristoma ósseo episcleral é tipo ...
www.scientificcircle.com/.../coristoma- ... lato-caso/ - Em cache

Consulte os resultados em inglês traduzidos para:
coristoma (choristoma)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Próximo
Para uma pesquisa com resultados, era só esperar que alguém aparecesse a dizer o nome do problema, e a Ziggy até deu vários num post a seguir.

É natural que, sendo raro, os veterinários nunca tenham tido necessidade de procurar informação mais detalhada. Mas o que já não acho natural é que desconheçam a existência desta anomalia a ponto de nem lhe saberem o nome.

Garanto-vos que os médicos de humanos sabem, embora possam passar a sua vida profissional inteira sem verem, nem, por isso, terem de tratar nenhum caso.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Camb0dja
Membro Júnior

quinta jun 02, 2011 7:35 pm

MidnightAk Escreveu:a única coisa que encontrei foi isto: http://sites.google.com/site/saudecanin ... a-dentaria

que no final dessa página tem a imagem dos pêlos na lingua já aqui apresentada e ao clicar nela redirecciona para este site: http://www.dentalvet.com.br/odonto.htm

é brasileiro mas tenta talvez contactar essa clínica através do formulário ou email, ou mesmo número de telefone
Muito obrigado! Vou enviar um email para tentar obter mais informação!
MidnightAk
Membro

quinta jun 02, 2011 7:40 pm

LuluB Escreveu: Garanto-vos que os médicos de humanos sabem, embora possam passar a sua vida profissional inteira sem verem, nem, por isso, terem de tratar nenhum caso.
e eu garanto-te a ti que não.
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

quinta jun 02, 2011 7:44 pm

Tanto é assim que em certos casos tem que consultar outros colegas ou direccionar o paciente para outro médico.
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
LuluB
Membro Veterano

quinta jun 02, 2011 7:46 pm

MidnightAk Escreveu:
LuluB Escreveu: Garanto-vos que os médicos de humanos sabem, embora possam passar a sua vida profissional inteira sem verem, nem, por isso, terem de tratar nenhum caso.
e eu garanto-te a ti que não.
Como queira.

Só deixo aqui um reparo: a Ziggy sabia do que se tratava. Não sei se é veterinária ou médica de humanos, mas sabia. Ou, se não sabia, descobriu e nem levou muito tempo.

Eu própria há muitos anos que sei existirem essas anomalias em pessoas, não vou aqui dizer como nem em que circunstâncias soube porque não estou para prolongar a discussão.

À qual, aliás, não tenciono voltar.
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”