Preciso de um conselho de alguém com conhecimento de cães.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Koishikawa
Registado: terça mai 31, 2011 9:30 pm

quinta jun 02, 2011 11:26 am

Tenho um problema que por sua vez já desencadeou outros problemas com um cão de raça traçado com pastor Alemão ( aparentemente) e não sei como soluciona-lo e a situação é complicada, só sei que preciso de ajuda e pensei em partilhar convosco, talvez algum de vós tenha conhecimentos ou uma experiência idêntica que possa ajudar-me, fico grata desde já pela atenção.
Para explicar bem a situação tenho de contar uma pequena história.
O cão que refiro tem (não sei a idade dele mas imagino que tenha entre 1 a 2 anos) ele foi abandonado na minha localidade e uma tarde veio ter a minha casa e nunca mais arredou pé. No início pensei que tratava-se de um cão de um dos nossos vizinhos ( cão esse que ele tem uns 2 ou 3 da mesma raça) e não dei importância, porque julguei tratar-se de um desses animais, não lhe dei comida e nem água, mas é claro que não lhe fiz nada contra ele ( era comum os cães vizinhos virem até aqui todas as tardes darem uma voltinha). No dia seguinte quando abri a porta deparei-me com ele deitado em frente dela e estranhei, ele afastou-se quando me viu, mas logo voltou para o mesmo local assim que eu voltei para casa. Assim permaneceu durante 4 dias, entretanto procurei pelo dono em todo o lado mas não havia conhecimento de ninguém que haveria perdido um cão. Claro que dei-lhe comida e água e ele nunca mais saiu de perto de nós.
No início ele era um cão completamente bem comportado, muito obediente e inofensivo para todas as pessoas e até com o nosso gato, nem o incomodava, davam-se muito bem, o gato era ainda pequenito, é desconfiado mas um doce, brincavam os dois e tudo e ele não fazia tolices nenhumas e quando passavam os vizinhos e ele olhava, nem se manifestava, mas com o passar do tempo ele começou a ladrar-lhes muito e a correr para a estrada para junto deles e persegui-los. Por mais que o chamasse e "tentasse educar" ele não deixava de o fazer sempre que um passasse perto da casa. Pior depois foi quando começou a correr para os carros e atacá-los mesmo. :? isto acontecia todo o santo dia, e por não ser ainda o suficiente a nossa família passou a sentir-se incomodada ao visitar-nos porque ele reagia muito mal com a chegada e presença deles, tornou-se uma situação insustentável. para não dizer que começou a fazer tolices atrás umas das outras, carrega tudo o que encontra na rua de nossa casa, tira alguma roupa do estendal e arrasta-a pelo quintal ou pelo jardim, leva-nos os sapatos ou o que encontrar, a cesta da roupa, o cesto das molas.....Escava no jardim e em todo o lado e vandaliza-o ( quando não estamos por perto por momentos). Só faz estragos a todo o momento. Tivemos de o prender com uma trela bastante comprida e soltamo-lo todos os dias um bocadinho, mas isso não adianta nada, apenas impede de morder em alguém ou ser atropelado e provocar um acidente.
Algo que me faz pensar bastante é com o fato dele quando o soltamo-lo ele em vez de percorrer a quinta ( é bastante grande, tem muito espaço) em vez disso vem deitar-se junto da porta e dali não sai por nada, a não ser para fazer asneiras. Não sei mais o que fazer!
Não quero mandar para o canil municipal que é a única entidade que existe na minha localidade, é um cão muito meigo conosco, muito mesmo, adora crianças, é um excelente guardião, mas não consigo educá-lo e assim não posso continuar, estou mesmo desesperada! Estamos todos em casa, a viver um pesadelo!

Obrigada pela partilha!
Cumprimentos
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jun 02, 2011 6:51 pm

Ninguém que perceba de cães lhe responde então eu - que não percebo muito do assunto - respondo...

Era bom que decidisse se o cão é seu ou não.
Se fôr seu, então tem de o educar, vacinar, arranjar-lhe uma casota, etc.
Tem de o assumir.
Tem de perder tempo a ensiná-lo a responder ao nome, a respeitar o NÃO e a deixar as roupas em paz, a sentar-se à ordem, tem de o alimentar devidamente e não com restos.

Se não o quer assumir, então pense em chamar uma associação ou em pô-lo para adopção.

Mas, antes de mais, tem de decidir : é o vosso cão ou não ?

Os restantes problemas parecem-me consequência de ser muito novo.
Eu começava por levar ao vet, para vacinar e saber a idade.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quinta jun 02, 2011 7:04 pm

O seu cão começou a actuar a partir do momento que considerou que aquele era o seu território.
Começou a defender o teritório de estranhos, dos carros, de tudo o que via via como ameaça.

Partindo do principio que o cão é seu, está vacinado, desparasitado e registado na junta e com chip? Se não, é o 1º passo.

Não permita que o animal tenha acesso á rua. É muito dificil contrariar a mania de se atirar aos carros que é um instinto primário e que eu já vi resultar na morte de vários cães.

Vede o acesso á rua. Vede o acesso aos canteiros que não quer que ele escave. A mania de fazer buracos é outra que é muito dificil de contrariar.

O seu cão precisa de ser ensinado a obedecer a coisas como: não ladrar a quem entra, não se atirar, não fugir, etc. Procure um treinador, presumo que é um animal grande, se o cão fizer asneira, estando em sua casa é seu, a responsabilidade é sua.

O cão tem de perceber que quem manda são vocês.
Tire do alcance a roupa do estendal. O cão faz isso porque está sem nada para fazer, brinque muito com ele, canse-o, dê corridas, ensine-o a brincar com uma bola.
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

sexta jun 03, 2011 2:07 am

Boa noite,
Alguma vez passeou com o cão na rua, à trela? Creio que não...! Comece por aí, a habituar o cão aos carros, às pessoas, etc.
Mas antes mostre-lhe que é você quem manda!!!
A hora de o alimentar, é a melhor altura para o ensinar; se não sabe o quê procure na Net treino de cães (há muitos vídeos); se se acha incapaz ou tem medo de o fazer, então, terá de procurar um treinador profissional, para o fazer.
Só pelo facto de a ter escolhido, o seu cão merece que lhe dê essa oportunidade!!
Um abraço

EDIT: Sempre que surpreender o seu cão a fazer algo que não deve, grite-lhe " NÃO ", gritar depois da asneira feita, não surte efeito, porque o cão não vai entender.
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
miukinder
Registado: quinta nov 11, 2010 11:18 am

sexta jun 03, 2011 1:36 pm

olá , li com atenção e digo-lhe que tenho dois cães cá em casa. Um pastor alemão e uma cadela rafeira que fui adoptar a uma associação. O pastor foi lá para casa ainda bebe. Foi complicado até aos 2 3 anos mordia tudo, molas, lenha da lareira, cavava o jardim e os vasos e engraçado a roupa que estava estendida no arame era certo e sabido que voltava a ser "lavada" pelo Diego. Cresceu e deixou de fazer a maior parte das asneiras, tirando o enterrar dos ossos, ainda que seja enormes, nos meus vasos e fazer barulho para a vizinha. A Eva (a adoptada) que tem um ano faz precisamente as mesmas tolices, espero que o tempo passe e o juízo ganhe espaço naquela cabecita. enfim tudo isto para lhe dizer, na minha modesta opinião que o caozito deve de ser ainda novo e tal como as crianças faz asneiras que com o tempo irá acalmando. No seu lugar e se realmente quer ficar com ele, eu arranjaria um espaço para ele onde não corresse riscos nem pudesse fazer tantas asneiras. Boa sorte e muita paciência, não desista por favor.
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

sexta jun 03, 2011 2:54 pm

jofelix Escreveu:Boa noite,
Alguma vez passeou com o cão na rua, à trela? Creio que não...! Comece por aí, a habituar o cão aos carros, às pessoas, etc.
Mas antes mostre-lhe que é você quem manda!!!
A hora de o alimentar, é a melhor altura para o ensinar; se não sabe o quê procure na Net treino de cães (há muitos vídeos); se se acha incapaz ou tem medo de o fazer, então, terá de procurar um treinador profissional, para o fazer.
Só pelo facto de a ter escolhido, o seu cão merece que lhe dê essa oportunidade!!Um abraço

EDIT: Sempre que surpreender o seu cão a fazer algo que não deve, grite-lhe " NÃO ", gritar depois da asneira feita, não surte efeito, porque o cão não vai entender.
X2
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
Koishikawa
Registado: terça mai 31, 2011 9:30 pm

terça jun 07, 2011 1:47 pm

Olá a todos! :D
Obrigada pelas mensagens, e pelas vossas sugestões.
Li tudo com bastante atenção e agradeço-vos bastante. Na realidade tenho tentado fazer um pouco de cada uma destas sugestões, embora não as consiga fazer a todas, porque por motivos de saúde é-me impossível por exemplo passear com ele, não posso deslocar-me nem a mim própria, mas faço tudo o possível para todos os dias brincar um pouco com ele, atiro-lhe uma bola ou um disco e tento que ele apanhe e corra bastante. Tenho uma quinta bastante grande com muito espaço disponível para ele, mas ele não o aproveita :S. Tento educá-lo como me recomendam, mas ele não obedece, mas vou tentando todos os dias. *
A questão de o entregar numa instituição... pois isso era muito bom, mas eu referi muito bem na minha mensagem de abertura do tópico que "Não existe nenhuma instituição no meu concelho" e nos concelhos vizinhos não aceitam, já contatei uma associação em Beja e recusaram-no. Eu não posso cuidar dele como ele merece, porque estou doente, não posso passeá-lo todos os dias, nem comprar-lhe ração como ele merece, em vez disso cozinho para ele, mesmo com muitas dificuldades acreditem....mas recuso-me a enviá-lo para um canil onde o matam ao fim de uma semana :cry:, ele é um cão muito meigo, inteligente e muito bom guardião. *
Agradeço-vos a todos pela colaboração, e nas minhas pequenas possíbilidades vou fazendo o "possível" para que o Joli tenha uma vida digna até que encontre ( em breve espero eu) uma casa que o acolha como ele merece!*
Obrigada *
Cumprimentos!
Responder

Voltar para “Cães”