Despigmentação Lab

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
JoaoSS
Membro Júnior
Registado: sexta jun 03, 2011 7:22 pm

sexta jun 03, 2011 7:43 pm

Sei que é um assunto que já foi aqui debatido mas quero mesmo ter a certeza deste assunto.

Ando a ler muito sobre Labradores pois pretendo futuramente comprar um.

Então é o seguinte:
Estive a ler este tópico aqui na arca:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... nta%E7%E3o

e queria saber umas informações acerca de despigmentação pois ainda não estou esclarecido. É verdade que um Labrador que tem o nariz em parte rosa, mas o contorno dos olhos, e as almofadas pretas não é despigmentado?
Ou isso não quer dizer nada? Um nariz rosa é mesmo de um Labrador com falta de pigmentação?

Obrigado, desde já, pelas informações que me possam dar.
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sexta jun 03, 2011 8:11 pm

JoSS, existem dois casos:
num deles, os cães apresentam nariz cor-de-rosa devido ao frio. Eu tenho uma Golden Retriever, que apesar de ter o nariz bastante negro, ele vai ficando leigeiramente mais claro à medida que os Invernos passam, especialmente porque dorme na rua.
O outro caso está relacionado com a falta de pigmento negro, que se verifica nas zonas onde a pela é visível, como o nariz, a pele em torno dos olhos, almofadinhas e barriga. Neste caso, estas zonas apresentam uma coloração cor-de-rosa.

Vou procurar um gráfico sobre a genética das cores dos Labradores, que considero muito interessante e colocar aqui.
JoaoSS
Membro Júnior
Registado: sexta jun 03, 2011 7:22 pm

sexta jun 03, 2011 9:14 pm

ok aradeço-lhe.

Mas por exemplo se um cachorro é despigmentado, isso consegue-se ver logo à nascença?

Ou o problema genético só se desenvolve numa fase posterior da vida do cão?
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sexta jun 03, 2011 9:19 pm

Acabei por não encontrar o tal quadro, com alguma pena, mas também é algo que se constroi facilmente.

Penso que sim, consegue ver-se a falta de pigmentação negra nos cachorros, pois é algo que lhes é inerente, enquanto que no caso do nariz rosado devido ao frio, se dá uma alteração gradual da cor.
DomSOne
Membro
Registado: terça ago 24, 2010 10:30 am

sábado jun 04, 2011 10:06 am

:|
Última edição por DomSOne em quinta dez 01, 2011 3:15 pm, editado 1 vez no total.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado jun 04, 2011 1:09 pm

Pesquise por labradores dudley...
É verdade que um Labrador que tem o nariz em parte rosa, mas o contorno dos olhos, e as almofadas pretas não é despigmentado?
As almofadas não sei, mas um dudley não apresenta pigmento nem no contorno dos olhos nem nas gengivas e lábios, para além de ter o nariz cor de carne ou castanho claro.

Tem aqui info na secção "nose and skin pigmentation":
http://en.wikipedia.org/wiki/Labrador_Retriever

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Cães”