Como reparei que existe alguma preocupação da vossa parte em relação à perda de pelo do Cusquito, resolvi esclarecer...
Nos furões a muda de pêlo difere. Uns perdem apenas uma vez por ano e mal se nota, outros duas, e outros perdem pêlo drasticamente que é o caso do nosso Cusco!
A comida é própria para ele, toma vitaminas extras e Omega, tudo a que tem direito. A primeira vez que aconteceu assim tanto foi no ano passado. Começou a perder pêlo no pescoço, e mais tarde na cauda´. Só voltou a recuperar em Outubro, quando o tempo arrefeceu. Eu fartei-me de pesquisar sobre o assunto para além de o ter levado ao Vet que me disse exactamente o que acabei por ler em vários tópicos aqui da Arca e em outros sites sobre furões.
Devo acrescentar que o Cusco é um animal mt quente, e não dorme em gaiola nem jaula. Tem um compartimento para ele, onde fica completamente à solta, escuro (pois é fundamental para eles as 18 horas sem luz, visto ser-lhes prejudicial à saude), com dois wc, casotinha, caminha, tapetes, brinquedos, àgua e comida. Como não tem frio, pois o compartimento tem a temperatura ambiente da casa, é normal que não precise de pêlo.
Os furões podem vir a sofrer de uma doença fatal, provocada pelo excesso de luz natural ou até mesmo artificial. Eles precisam de mtas horas de sono e escuro, nunca devem ter mais de oito horas diárias de luz. Os sintomas são perda de pelo sim, mas na base da cauda e costas. O Cusquito nunca perde o pêlo numa outra parte do corpo para além do pescoço e cauda.
Não imaginam o quanto andava preocupada com ele, pois apesar de me dizerem que era normal, e que estava tudo bem com ele, fazia-me espécie vê-lo assim. Apesar de sempre andar contente e comilão! Este ano vai ser igual. Foi ao Vet por causa das pulgas que o Zeus lhe pegou, o que também ajudou a cair parte do pêlo devido à irritação de pele provocada pela comichão, e estava tudo ok com o nosso pequerruxo!
Ele é mesmo um furanito fora do vulgar. Mimalho, meigo e com mudas de pelo invulgares tb.