Cavalo com ou sem papéis

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
Responder
omegaaa
Membro Veterano
Registado: segunda fev 14, 2011 1:32 pm
Localização: dois dogues alemães, duas whippets, uma yorkshire terrier, ratazanas, três gatas, cobras, dois furõe

terça jun 07, 2011 6:09 pm

Para quem compra cavalos, até que ponto dão importancia ao registo do cavalo no livro da raça?

ali no sub forum ao lado (Cães) dá-se extrema importância ao Lop de cada cão, pelo menos de um cão que vai ser comprado... mas não tenho noção se nos cavalos o pessoal tb funciona assim.

tive uma égua, comprei-a (compraram os meus pais) quando eu tinha 15 anos. não tinha papéis, mas mais tarde pude registá-la no clube português de raças selectas (é tipo um livro onde se registam os nascimentos de cavalos cruzados).

quando compram um cavalo dão mais importancia à sua ascendencia ou ao próprio cavalo em si?
Stuaventura
Membro
Registado: sexta out 05, 2007 2:05 pm

terça jun 07, 2011 7:53 pm

Na compra do cavalo temos de ver tudo de uma forma geral. Se o achamos adequado para o que queremos, a beleza, a saúde, e entre indecisões os papéis são cruciais. Podem dizer muita coisa, pois sabemos as suas ascendências.. Agora se compramos um sem raça corremos um risco porque não sabemos de onde provém.. é como ir buscar um cão ao canil, e não saber qual o cruzamento que houve, que comportamentos pode ter, etc.. Eu, falo no meu caso, dou uma grande importância aos papéis, a qualidade paga-se! Se me tentarem vender um cavalo lusitano e, mesmo que o pareça, não compro senão tiver papéis, pois ao ser lusitano vale mais dinheiro, mas sem papéis nada está confirmado, e falo por experiência pessoal, cavalo sem papéis nunca mais!
Última edição por Stuaventura em terça jun 07, 2011 7:55 pm, editado 1 vez no total.
Acaldeira
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

terça jun 07, 2011 7:55 pm

Então ao fim e ao cabo acaba por ser o mesmo com todos os animais.
╔══╗
╚╗╔╝
╔╝(¯`v´¯)
╚══`. Amstaff ▬♥▬

Sub-Fórum American Staffordshire Terrier: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=175

American Staff Terrier Clube de Portugal: http://www.astcp.pt/

CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

terça jun 07, 2011 8:34 pm

Boa questão :wink:

Penso que no caso dos cavalos não se dará tanta importância aos "papeis" como nos cães.
No meu ponto de vista, o que interessa é o cavalo em si. Se calhar não tem papeis mas teve um bom desbaste, um bom ensino, tem uma boa cabeça e uma óptima morfologia, se calhar muito melhor que muitos com papeis.

Já vi casos de PSL's com a papelada toda, completamente desconjuntados, sem encaixar no padrão da raça e cruzados que metiam esses "puros" num bolso :wink:

Também é importante salientar o fim para que queremos o cavalo. Se for um cavalo para competição, com a escolinha toda feita, aí concordo em comprar um animal numa coudelaria, com os papelinhos todos e conhecer a ascendência do mesmo. Aí claro que estamos sujeitos a que o preço seja bastante elevado, mas como já disseram "a qualidade paga-se".
Se for para puro lazer, para dar umas voltinhas sem pensar em competições, há muitos "criadores caseiros" que possuem bons cruzados a preço mais reduzido.

Claro que devemos ter cuidado com o "criador" que escolhemos. E devemos sempre levar connosco um veterinário e uma pessoa mais experiente nestas andanças, de modo a que não sejamos aldrabados :wink:
Stuaventura
Membro
Registado: sexta out 05, 2007 2:05 pm

terça jun 07, 2011 9:31 pm

Sim, concordo com a CavaleiraVNF! Se o objectivo de ter um cavalo seja somente passeios e feiras, desde que nós gostemos dele, que nos satisfaça, que seja um bom amigo, qualquer um serve! Grande parte dos centros hípicos os cavalos para aulas não têm papéis, são cruzados.. Os de raça em geral são um pouco mais finos. Imagina que queres um PSL ou um PSA, por exemplo, aconselho um cavalo com papéis, ainda existe menos probabilidade de sermos enganados..
Podem existir dois PSL para cobrições, o que não tem papéis até pode ser mais bonito, mas o com papéis a cobrição tem um valor mais elevado. é como um certificado de pureza, vá.. Senão houvessem papéis qualquer um dava a raça que queria ao seu cavalo, e no fim era um mundo, desculpem-me a expressão, de aldrabões!
omegaaa
Membro Veterano
Registado: segunda fev 14, 2011 1:32 pm
Localização: dois dogues alemães, duas whippets, uma yorkshire terrier, ratazanas, três gatas, cobras, dois furõe

terça jun 07, 2011 10:58 pm

Já vi cavalos cruzados, sem papéis, e que valiam totalmente o dinheiro que os donos pediam por eles só pela sua condição fisica e historial desportivo (dressage, saltos ou atrelagem). portanto, penso que é bem o mesmo para todos os animais! :wink:
Responder

Voltar para “Cavalos”