Não moro nessa zona, mas penso que sei de que colónia se trata. Estão na beira do rio, por debaixo da ponte, não é?
Há quase ano e meio andei a fazer fisioterapia aí perto, só conseguia estacionamento nesse local, foi quando me apercebi da existência dos gatinhos.
Em dada altura estava eu a fazer festas a uma gatinha que penso possa ser esta ou então é muito igual:

quando apareceram duas senhoras que alimentavam a colónia. Ofereci-me para colaborar na esterilização das gatinhas, pela câmara ( uma das senhoras é reformada, teria por isso preço baixo, ou pela Associação animais de rua (para as difíceis de capturar), e também tentar donos para os gatos meigos que era o caso da gatinha de que falo. Era tão meiga que se deitava no chão e deixava fazer festas na barriguinha. Inclusive arranjei FAT onde a gatinha poderia ficar depois de esterilizada e a aguardar adopção. As senhoras acharam que era longe para a irem ver, apesar de lhes ter oferecido boleia até lá. (o percurso demora 20 minutos de carro). Colaborar no valor da esterilização não podiam...Disseram que a deixasse estar.
Queriam arranjar donos que morassem perto, para esta gatinha mas em adopção conjunta com um gato amarelo (não sei se será o da foto), gato esse que não me deixava tocá-lo, mas que se dava muito bem com a gata.

Alguns gatos estavam com os olhinhos remelosos, ainda levei soro fisiológico e compressas que dei ás senhoras para lhes limpar os olhitos, de mim eles fugiam mas de uma delas não. Havia um mais doente, o estado dos olhos era mais preocupante, quis tentar apanhá-lo para o levar ao Vet. não consegui e também não voltei a vê-lo, as senhoras disseram-me depois que ele melhorou...
Ainda me encontrei com as senhoras durante algum tempo, elas iam lá sempre entre as 15 e 16 horas. Fui insistindo para se fazer alguma coisa pelos gatos para evitar ninhadas, mas não consegui colaboração.
Entretanto acabei a fisioterapia e não voltei a passar por lá nem a falar com as senhoras, acabei por perder o numero do telefone de uma delas.
Há pessoas para quem os animais são um passatempo e até gostam que existam nestas condições, assim têm com que se entreter.
BangAngel, a gatinha está grávida, não está?
Se contactar a Associação animais de rua e explicar a urgência da situação, eles vão lá capturar a gata (normalmente só o fazem se forem assivestrados ou se não tiver meios para levar os animais), levam-na para a clínica e em principio passadas 48 horas vão devolvê-la à colónia, para uma gatinha grávida eram 45,00 euros.
Também pode falar com a veterinária da Câmara, é difícil arranjar vagas, mas pode ser que ela possa fazer uma troca com alguma situação menos urgente, já consegui assim...