Boa tarde,
Espero que tenham tido um Bom Natal!
Deparo-me com um problema, há 2 anos que tenho o meu gato tintin, agora tenho mais um gatito bebezinho, que tirei da rua quase a morrer.
O tin não gostou!!. Como se manifesta, pois, dá voltas à casa, quase não come e sai de novo. Não para em casa. Antes vinha ao final da tarde, à hora que chego do emprego, comia e ficava o resto da noite em casa e dormia comigo, de manhã tomava o peq.almoço e viajava, assim que eu saia tamb.
Assim que viu o outro gato, bufou-lhe 2 vezes, sem o atacar, e saiu de casa. Esteve 2 dias sem aparecer e ontem noite voltou, cheirou a casa toda e voltou a sair. Não sei bem como proceder, tenho sido meiga com ele mas até me parece que deixou de ronronar.
Estou a tentar que o mais pequeno fique na cave, que utilizamos muito de inverno, é muito espaçosa e arejada, a ver se não se encontram muito.bjo
CIUME?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
- Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)
Olá
Com um gato que anda na rua as coisas tornam-se mais complicadas, até porque ele deve sentir o território dele ameaçado. O seu gato está castrado? Se não está era boa ideia que pensasse nisso e era uma forma de os dois se virem a entender.
Para além disso deve continuar a dar os mesmos mimos que dava ao seu gato e aos poucos talvez ele deixe de se sentir assim.
Beijokas
kathleen
Com um gato que anda na rua as coisas tornam-se mais complicadas, até porque ele deve sentir o território dele ameaçado. O seu gato está castrado? Se não está era boa ideia que pensasse nisso e era uma forma de os dois se virem a entender.
Para além disso deve continuar a dar os mesmos mimos que dava ao seu gato e aos poucos talvez ele deixe de se sentir assim.
Beijokas
kathleen
-
- Membro Veterano
- Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)
Olá
Deixe-me que lhe diga uma coisa e por favor não leve a a mal. mas é um bocadinho de irresponsabilidade deixar um gato andar na rua e ainda por cima não estando castrado. Já viu os filhos indesejados que ele deve andar a deixar por ai? Já pensou nas doenças que ele pode apanhar?
A castração é a melhor solução sim, fica mais dócil, não terá tanta necessidade de demarcar o território e mais facilmente aceitara o novo gatinho.
beijokas
kathleen
Deixe-me que lhe diga uma coisa e por favor não leve a a mal. mas é um bocadinho de irresponsabilidade deixar um gato andar na rua e ainda por cima não estando castrado. Já viu os filhos indesejados que ele deve andar a deixar por ai? Já pensou nas doenças que ele pode apanhar?
A castração é a melhor solução sim, fica mais dócil, não terá tanta necessidade de demarcar o território e mais facilmente aceitara o novo gatinho.
beijokas
kathleen
-
- Membro
- Registado: sexta set 19, 2003 12:10 pm
- Localização: Gatos: Mingau e Cocas, Cão: Nero,lab. galinhas, patos e mé_més
Quando conheci o tintin, já ele era um gato adulto. Passaram alguns meses até lhe conseguir tocar, é um gato que ainda hoje não vai a mais ninguém. Quando alguém lá vai a casa ele corre a esconder-se ou foje. É completamente fora do normal, muito assustadiço, nada sociável. Mesmo comigo, tenho de ter muito cuidado e estar atenta aos seus sinais para parar de o acariciar senão ataca.
Obrigada pelas dicas.
Obrigada pelas dicas.
-
- Membro Veterano
Olá
Com a castração melhora e se não o deixar sair á rua ele começa a conhecer melhor o ambiente da casa e aos poucos fica mais dócil.
beijokas
kathleen
Com a castração melhora e se não o deixar sair á rua ele começa a conhecer melhor o ambiente da casa e aos poucos fica mais dócil.
beijokas
kathleen
-
- Membro
- Registado: sexta set 19, 2003 12:10 pm
- Localização: Gatos: Mingau e Cocas, Cão: Nero,lab. galinhas, patos e mé_més
kathleen, não acha que ele vai ficar ainda + triste sem a liberdade que teve até agora?, ele deve ter mais ou menos 3 anos, e sempre foi gato do mundo, será que é boa ideia fecha-lo em casa? Que lhe parece?
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
- Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)
Na minha opinião esse gatinho parece ser muito independente e habituado a andar livre é normal que, tendo a rua como "refúgio" não vai querer dividir o seu espaço...
Quando ao espaço do gato também depende muito das suas instalações...se é grande, se vive ao pé da estrada, (não é boa ideia deixá-lo solto por aí, pode ser atropelado como aconteceu com o meu gatinho
.)etc.
O melhor é experimentar, se ele reagir mal (investir e arranhar a porta, ficar mais agressivo, mostrar falta de apetite,...)deve considerar a hipótese de o deixar solto. Tenha cuidado se essa for uma região de muitos gatos, por vezes eles brigam e o seu gato, através das lutas, pode ganhar doenças perigosas.
Quando ao espaço do gato também depende muito das suas instalações...se é grande, se vive ao pé da estrada, (não é boa ideia deixá-lo solto por aí, pode ser atropelado como aconteceu com o meu gatinho

O melhor é experimentar, se ele reagir mal (investir e arranhar a porta, ficar mais agressivo, mostrar falta de apetite,...)deve considerar a hipótese de o deixar solto. Tenha cuidado se essa for uma região de muitos gatos, por vezes eles brigam e o seu gato, através das lutas, pode ganhar doenças perigosas.
-
- Membro Veterano
Olá
Por vezes é complicado adaptar um gato que sempre andou na rua a viver só em casa. mas castre-o e veja como ele reage.Com a idade os gatos têm tendência a ficar mais calmos e com a castração também. O facto de ele andar na rua pode trazer muitos problemas, doenças, pode ser atropelado etc.
Como ele não é castrado tem mais tendência a sair, por isso castre-o e tente que ele fique em casa.
Há muitos gatos que se adptam perfeitamente ás casas, outros não...
Beijokas
kathleen
Por vezes é complicado adaptar um gato que sempre andou na rua a viver só em casa. mas castre-o e veja como ele reage.Com a idade os gatos têm tendência a ficar mais calmos e com a castração também. O facto de ele andar na rua pode trazer muitos problemas, doenças, pode ser atropelado etc.
Como ele não é castrado tem mais tendência a sair, por isso castre-o e tente que ele fique em casa.
Há muitos gatos que se adptam perfeitamente ás casas, outros não...
Beijokas
kathleen
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 21, 2003 5:52 pm
- Localização: 14 gatos; 5 cães; 120 peixes; 1 iguana; 2 ratinhos sírios
ola ola
não querendo parecer intrometida concordo plentamente com quem aqui diz que o seu gatinho já devia estar castrado e se conseguisse claro...não o deveria deixar sair...eu por exemplo tenho dez gatinhos estão todos em casa e já os habituei e mesmo com as janelas abertas já não saem!!! para alguns foi mais dificl que outros evidente, mas acredite que é muito mau para doenças...mesmo para o bebezinho que agora levou para casa...esse gatinho já vai ser fácil de habituar....vou-lhe dar um conselho que só aceita se quiser.....castre o gato mais velho trate-o como sempre tratou mas não deixe sair nunca o bebe...mais tarde ou mais cedo o grande vai ficar...mime-o sempre em conjunto com o bebe e vice-versa..vai ver que tudo se compoe!!!
tudo de bem....

não querendo parecer intrometida concordo plentamente com quem aqui diz que o seu gatinho já devia estar castrado e se conseguisse claro...não o deveria deixar sair...eu por exemplo tenho dez gatinhos estão todos em casa e já os habituei e mesmo com as janelas abertas já não saem!!! para alguns foi mais dificl que outros evidente, mas acredite que é muito mau para doenças...mesmo para o bebezinho que agora levou para casa...esse gatinho já vai ser fácil de habituar....vou-lhe dar um conselho que só aceita se quiser.....castre o gato mais velho trate-o como sempre tratou mas não deixe sair nunca o bebe...mais tarde ou mais cedo o grande vai ficar...mime-o sempre em conjunto com o bebe e vice-versa..vai ver que tudo se compoe!!!
tudo de bem....

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
E quando as dezenas de gatos que já terá feito a gatas por não estar castrado ? Já pensou nisso ? Ser dono é mais do que dar comida.tin Escreveu: kathleen, não acha que ele vai ficar ainda + triste sem a liberdade que teve até agora?, ele deve ter mais ou menos 3 anos, e sempre foi gato do mundo, será que é boa ideia fecha-lo em casa? Que lhe parece?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm
Bem, tenho 2 gatos, a Maria de 7 anos e o Afonso de 5. A Maria era gata de rua quando a trouxe para casa e o Afonso é filho dela. Quando o Afonso ficou, a Maria também se tornou arisca saindo de casa e aparecendo muito pouco... Depois tudo «normalizou», ou seja, cada um estabeleceu o seu território mas a gata sempre foi a «dona». É mais fácil se cada um tiver o seu prato, a sua tijela de água, o seu cesto para dormir (em zonas separadas) e a sua casa de banho. A verdade é que se estabeleceu uma hierarquia dentro de casa, a Maria «manda» e o Afonso «obedece»...
Não se preocupe muito com o facto, os animais entendem-se entre eles. Esteja só atento se o mais velho não é agressivo para com o mais novo e deixe-o ser o líder dentro do território.
Se ele sempre voltou para casa vai continuar a fazê-lo, a não ser que você o hostilize ou não o deixe dicidir como partilhar o seu território. É necessário que eles se encontrem caso queira futuramente os 2 gatos junto a si. Os gatos de rua são muito territoriais mas sabem ceder, é preciso muita paciência, mesmo muita (pode durar muitos meses essa «rejeição» mas se ele tiver eleito essa casa como sua e a sua família como «dele» nunca se irá embora definitivamente, mesmo que tenha mais gatos).
Os meus gatos também andam em liberdade e sempre vieram para casa durante estes anos.
Fique bem e espero ter ajudado
Não se preocupe muito com o facto, os animais entendem-se entre eles. Esteja só atento se o mais velho não é agressivo para com o mais novo e deixe-o ser o líder dentro do território.
Se ele sempre voltou para casa vai continuar a fazê-lo, a não ser que você o hostilize ou não o deixe dicidir como partilhar o seu território. É necessário que eles se encontrem caso queira futuramente os 2 gatos junto a si. Os gatos de rua são muito territoriais mas sabem ceder, é preciso muita paciência, mesmo muita (pode durar muitos meses essa «rejeição» mas se ele tiver eleito essa casa como sua e a sua família como «dele» nunca se irá embora definitivamente, mesmo que tenha mais gatos).
Os meus gatos também andam em liberdade e sempre vieram para casa durante estes anos.
Fique bem e espero ter ajudado
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Boa noite tin.
Eu também tive um dilema identico ao seu, até prq as minhas gatas adultas apesar de serem gatas de casa, tb vão até ao jardim das trazeiras e qnd a Leo começou a andar pela casa, o meu maior receio era que uma das adultas ( a mais problemática ) acabasse por fugir para outros quintais ou até para a rua e nunca mais regressasse...então o que tive que fazer foi mantê-las dentro de casa ( todas as adultas ) mais a pequenita.
A problemática é a Nana (
) bufava á Leo, fugia que mais parecia que tinha visto o " diabo ", deixou de ir para a minha cama e qnd eu a chamava para vir para casa, não me obedecia.
Desde que as encerrei em casa, ela no início escondia-se em tudo que pudesse mas eu ía sempre fazendo-lhe festinhas ( qnd conseguia pôr-lhe a mão em cima ) até que ela começou a ver que as festinhas não eram só para a Leo, como ela pensava e por ela mesma começou a aproximar-se da Leo, a cheirá-la, ainda lhe bufa de vez em quando, mas até já vai para o meu quarto e até já fui dar com ela deitadinha no sofá mesmo quase a tocar a Leo
.
Portanto, tem é que ter e dar muita atenção ao que já estava 1º na casa e não o deixar andar na rua, especialmente qnd se ausenta para ir trabalhar... além de ser perigoso para o animal, ele pode mesmo fugir por uma questão de ciumes.
Encerre ambos em casa e vá monitorizando a apróximação dos dois...
Mais importante que tudo, mande castrar o gato adulto...
Leo
Eu também tive um dilema identico ao seu, até prq as minhas gatas adultas apesar de serem gatas de casa, tb vão até ao jardim das trazeiras e qnd a Leo começou a andar pela casa, o meu maior receio era que uma das adultas ( a mais problemática ) acabasse por fugir para outros quintais ou até para a rua e nunca mais regressasse...então o que tive que fazer foi mantê-las dentro de casa ( todas as adultas ) mais a pequenita.
A problemática é a Nana (

Desde que as encerrei em casa, ela no início escondia-se em tudo que pudesse mas eu ía sempre fazendo-lhe festinhas ( qnd conseguia pôr-lhe a mão em cima ) até que ela começou a ver que as festinhas não eram só para a Leo, como ela pensava e por ela mesma começou a aproximar-se da Leo, a cheirá-la, ainda lhe bufa de vez em quando, mas até já vai para o meu quarto e até já fui dar com ela deitadinha no sofá mesmo quase a tocar a Leo

Portanto, tem é que ter e dar muita atenção ao que já estava 1º na casa e não o deixar andar na rua, especialmente qnd se ausenta para ir trabalhar... além de ser perigoso para o animal, ele pode mesmo fugir por uma questão de ciumes.
Encerre ambos em casa e vá monitorizando a apróximação dos dois...
Mais importante que tudo, mande castrar o gato adulto...
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>