A idade…
A ratazana idosa dorme mais, quer sossego. Assim, não é grande ideia arranjar-lhe por companhia uma ratz pequenita e saltitona… Outra ratazana calma e velhota é capaz de resultar. Conforme envelhece, o animal enfraquece e pode desenvolver mais problemas de saúde… Pode ter dificuldades em mover-se devido ao enfraquecimento dos membros, principalmente traseiros. Assim, é boa ideia repensar a disposição dos objectos na sua gaiola, de modo a facilitar o seu acesso. Por exemplo, eliminar os níveis e deixar tudo no mesmo plano para que o ratz idoso não tenha de trepar. Usar uma tigela menos funda para a comida menos, e uma alimentação menos dura. Também se deve fornecer mais bedding onde se aninhar, pois a ratazana idosa tem o pêlo mais fino e reservas de gordura mais escassas, sentindo assim mais o frio. Ainda pode ter dificuldades no seu grooming e precisar da nossa ajuda, para o que podemos usar uma toalhita sem perfume ou um pano húmido.
… e o fim.
Nunca é fácil lidar com a morte, nem falar nisso… mas é preciso. Se o animal está em sofrimento e já não há nada a fazer, há que considerar a eutanásia, e estar informado sobre a maneira correcta de a fazer, com a ajuda do veterinário. A eutanásia deve ser feita anestesiando o animal com gás para depois administrar uma injecção letal no coração, de modo indolor. Depois há sempre a questão do corpo… A maioria das clínicas veterinárias tem serviço de cremação, mas podes preferir enterrar num canto recôndito do jardim de casa… É uma escolha pessoal.
Quando o laço é forte, perder um bichinho destes é tão difícil como perder um membro da família… para mim, eles são família. Por vezes expressar essa perda ajuda de algum modo. Pode ser através de um poema, um álbum de fotos do animal, um desenho, uma tatuagem, guardando um objecto favorito…
Para poder aprofundar este tema, queria perguntar-vos:
- Com que idade morreu a vossa ratz mais velhota?
- Que sinais vos alertam para a sua velhice?
- O que faziam para as deixar mais confortáveis?