Ratz na terceira idade

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta mai 26, 2011 9:50 am

O Mr.Floyd vai fazer dois aninhos dia 8 de Julho, e apesar de parecer tão pouco, na verdade já é um rato velhote... Levou-me a aprofundar leituras sobre o tema, para tentar dar-lhe as melhores condições possíveis nesta fase da sua vida.
Imagem

A idade…
A ratazana idosa dorme mais, quer sossego. Assim, não é grande ideia arranjar-lhe por companhia uma ratz pequenita e saltitona… Outra ratazana calma e velhota é capaz de resultar. Conforme envelhece, o animal enfraquece e pode desenvolver mais problemas de saúde… Pode ter dificuldades em mover-se devido ao enfraquecimento dos membros, principalmente traseiros. Assim, é boa ideia repensar a disposição dos objectos na sua gaiola, de modo a facilitar o seu acesso. Por exemplo, eliminar os níveis e deixar tudo no mesmo plano para que o ratz idoso não tenha de trepar. Usar uma tigela menos funda para a comida menos, e uma alimentação menos dura. Também se deve fornecer mais bedding onde se aninhar, pois a ratazana idosa tem o pêlo mais fino e reservas de gordura mais escassas, sentindo assim mais o frio. Ainda pode ter dificuldades no seu grooming e precisar da nossa ajuda, para o que podemos usar uma toalhita sem perfume ou um pano húmido.

… e o fim.
Nunca é fácil lidar com a morte, nem falar nisso… mas é preciso. Se o animal está em sofrimento e já não há nada a fazer, há que considerar a eutanásia, e estar informado sobre a maneira correcta de a fazer, com a ajuda do veterinário. A eutanásia deve ser feita anestesiando o animal com gás para depois administrar uma injecção letal no coração, de modo indolor. Depois há sempre a questão do corpo… A maioria das clínicas veterinárias tem serviço de cremação, mas podes preferir enterrar num canto recôndito do jardim de casa… É uma escolha pessoal.

Quando o laço é forte, perder um bichinho destes é tão difícil como perder um membro da família… para mim, eles são família. Por vezes expressar essa perda ajuda de algum modo. Pode ser através de um poema, um álbum de fotos do animal, um desenho, uma tatuagem, guardando um objecto favorito…

Para poder aprofundar este tema, queria perguntar-vos:
- Com que idade morreu a vossa ratz mais velhota?
- Que sinais vos alertam para a sua velhice?
- O que faziam para as deixar mais confortáveis?
anioska
Membro Veterano
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

quinta mai 26, 2011 11:55 am

Pronto, já estraguei a minha hora de almoço :cry:

Não é realmente fácil falar desta fase que também é da vida...
Eu sou uma sofredora antecipada, é uma coisa que não consigo controlar :oops:

Por isso começo a ficar ansiosa aponto de quase nem disfrutar do presente, que ridículo! :oops:

Não conheço as Ratz, nem sabia da sua longevidade.
Desejo para o Mr.Floyd o mesmo que para os meus animais: uma longa (o mais possivel) e boa vida.
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

quinta jun 09, 2011 4:31 am

A minha Matilde, completou já os 2 anos, mas foi no dia 30 de Junho que veio cá para casa.
Infelizmente nenhuma das outras meninas chegou aos 2 anos, se por um lado fico triste por as ter perdido ainda "cedo", por outro sinto-me feliz por ter ainda a Matilde.
A Matilde está sozinha na gaiola grande, não aceita companhia a não ser a minha. Noto que passa mais tempo recolhida, mas sinto-a com muita energia ainda, continua a mesma traquinas, sempre curiosa. Continua a trepar as grades, como disseste sobre pensar na reposição dos objectos ou pisos, eu já não coloco pisos altos, tem cama suspensa mais perto do fundo da gaiola e como a gaiola é grande tem vários esconderijos feitos em tecido (tipo túneis em tecido) onde dorme.
A morte dela assusta-me imenso, pois sei o quanto me vai custar, só de pensar nisso quero evitar, mas ao se aproximar dos 2 anos é algo que vai estando presente, infelizmente.

Como a Matilde ainda está aí para as curvas para mais um ano ou mais (hope so) e respondendo à tua pergunta, a minha ratz mais velhota faleceu uns dias antes de completar 2 anos, a Eve.
O que fazer para as deixar mais confortáveis...bem, passa por aquilo que escreveste, muita atenção, mimos, etc.

Beijinhos**
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jun 09, 2011 6:51 pm

é por causa da esperança de vida curta que eu não quero ter essa bicheza... não se cria a mesma ligação do que com um cão ou um gato, no entanto é sempre triste vê-los partir e dois anos passam a fugir. :|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

golyas
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina

quinta jun 09, 2011 9:04 pm

foi por essa razao que me virei para as chinchilas.... tem uma esperança de vida maior
<strong>Chinchilas da Linha</strong>- cria&ccedil;&atilde;o particular de chinchilas, visite o meu site: https://sites.google.com/site/chinchiladalinha/

adicionem-me no facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php? ... 1841910305
marianamar
Membro Veterano

quinta jun 09, 2011 10:00 pm

dinodane Escreveu:não se cria a mesma ligação do que com um cão ou um gato :|
Falas por experiência dinodane, já tiveste alguma ratz?
É que eu já tive cães, gatos e ratz e digo-te... a ligação é a mesma. Completamente. Quando foi do meu Fivela... custou-me tanto como um cão. Caraças, acho que me custou tanto como uma pessoa!
marianamar
Membro Veterano

quinta jun 09, 2011 10:02 pm

Kathamina Escreveu:Como a Matilde ainda está aí para as curvas para mais um ano ou mais (hope so)
Hope so as well <3
Muitos muitos aninhos para a tua Matilde! É uma fofa, ainda gostava de a conhecer pessoalmente! :D
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

quinta jun 09, 2011 11:23 pm

O meu Pimpim morreu com quase dois anos. Notei-o velho, mas foi quase de um dia para o outro. Instintivamente, retirei os níveis, para ele não andar empoleirado na gaiola. Emagreceu rapidamente. Adaptei a alimentação. Só na última semana antes de falecer é que deixou de brincar. Já não vinha à porta pedir mimos nem comida. Ficava impaciente quando o pegava ao colo. Optei por não o incomodar muito. Reforcei o aquecimento e as camas no chão da gaiola. Custou-me imenso a sua partida.

O Guizmo... o meu Gizmo durou quase o dobro do tempo médio de vida de um hairless. Por poucos dias não completou os 2 anos. Não notei a velhice no Guizmo. Creio que a morte dele foi acelerada pela perda do Pim. Emagreceu um pouco, deixou de brincar tanto quanto brincava pois ficou sozinho. Foi uma questão de dias, até o perder. No dia em que morreu, pediu colo. Estava frio, apesar de ter aquecimento perto. Como vi que estava para breve, meti-o na gaiola, e meti mais feno e papel higiénico no ninho, de forma a formar uma toca (porque entretanto, o que já lá tinha metido estava todo pisado). Ele andou lá a emendar aquilo e deitou-se, com o focinho virado para mim. Assim morreu.

Nesse dia, jurei que nunca mais teria ratazanas.
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
marianamar
Membro Veterano

quinta jun 09, 2011 11:27 pm

:cry: :cry: :cry:

Lamento tanto o teu Pim e o teu Guizmo Ninó... assim como a Eve da Kath <3
Mas obrigada pela partilha... agora queria aqui o emotion do abraço, bah. Um abraço...
marianamar
Membro Veterano

sexta jun 10, 2011 9:00 pm

Como do dia para a noite, noto mais um sinal de envelhecimento no Mr.Floyd... Agora mesmo, cheguei do trabalho e tirei-o da gaiola para andar a passear em cima da secretária e notei pela primeira vez que já não tem o uso completo das pernas traseiras... mexe-as, mas sem levantar muito, arrastando-se...

Mas não parece ter dores, está curioso como sempre, guloso como sempre (hmm esta sopa de legumes) e corajoso como sempre (isto de cão é tipo um rato grande?). Ainda tem qualidade de vida, o meu gordo :D
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sexta jun 10, 2011 9:11 pm

A "rata" da minha vida foi a Zabeluxa, viveu quase 3 anos, no ultimo ano teve cataratas, de repente começou a emagrecer muito e a ser rejeitada pelos outros, depois de um momento para o outro os olhos limparam, ganhou peso, rejuvenesceu...e depois uns meses mais tarde morreu em paz, com bom aspecto, mas completamente recuperada e com bom aspecto...neste momento já não tenho ratz, tenho muita vontade de voltar a ter...mas estou a resistir ;)
marianamar
Membro Veterano

sexta jun 10, 2011 10:02 pm

O Mr.Floyd ainda é "parente" da Zabeluxa! :D

Que senhorinha tão forte... faz lembrar algumas viúvas vestidas de negro, aqui na aldeia, molhando o seu pedacinho de pão no azeite, falando de outros tempos...
E para já tem o record, se bem que me lembro de alguém que teve uma ratz que chegou mesmo aos 3 anos, já não sei se foi a Búzio?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jun 10, 2011 10:04 pm

marianamar Escreveu:
dinodane Escreveu:não se cria a mesma ligação do que com um cão ou um gato :|
Falas por experiência dinodane, já tiveste alguma ratz?
É que eu já tive cães, gatos e ratz e digo-te... a ligação é a mesma. Completamente. Quando foi do meu Fivela... custou-me tanto como um cão. Caraças, acho que me custou tanto como uma pessoa!
Tive dois hamsters sírios, o Puff e o Balalaika. Custou-me quando morreram e não quis mais por causa disso, mas nada comparado com a perda dos cães e dos gatos... era uma interacção diferente.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

marianamar
Membro Veterano

sexta jun 10, 2011 10:26 pm

Ah, mas não dá pra comparar hamster com ratz, dinodane...
Também tive dois hamsters e não é mesmo nada que se compare... São muito fofinhos, mas não há tanta interacção, não se criam laços tão fortes...

dinodane, o ratzo da minha vida foi o Fivela... era absolutamente encantador.
Há momentos que nunca vou esquecer, e gostava de partilhar alguns contigo, só para dar uma ideia do que quero dizer...

Este era um ratzo extremamente curioso e bem disposto. Trepava pelo meu braço para se meter no meu ombro, mas o sítio preferido dele era um "ninho" na minha secretária, onde escondia todos os objectos soltos que eu deixasse à mão: lapiseiras, afiadeiras, clips... quando perdia alguma coisa, o ninho dele era o sítio certo para procurar.

Uma vez tentou arrastar uma tigela cheia de papas para o ninho... claro que não resultou :lol:

Era um ratzo descarado, trepava para o colo de estranhos, lambia-lhes as mãos!...

O Fivela esteve muito doente e passou por muitos tratamentos.
Para o primeiro, a vet teve de rapar-lhe o pelo, o que foi muito assustador para ele. A primeira e única vez que o vi tentar morder a alguém: à vet. Virava-se para ela tentando morder, depois virava-se para mim que o estava a segurar... e lambia-me a mão.

Passou por outros tratamentos difíceis... foi incrivelmente corajoso e carinhoso esse tempo todo... seis meses. Ele não melhorava e eu já estava a considerar a eutanásia, quando numa consulta, sexta à tarde, o vet disse que finalmente estávamos no bom caminho e que ele tinha realmente hipótese de se safar.

Nessa noite, o Fivela veio para o meu colo e não saiu. Eu até queria ir fazer qualquer coisa, tirava-o do colo, ele voltava. Então notei-lhe a respiração ofegante. Não o larguei mais... partiu nessa noite, às 4 da manhã. A última coisa que ele fez foi agarrar-se a mim e olhar-me nos olhos... com aqueles olhos pretos grandes, lindos dele <3

E pronto, estou feita maria madalena.
Mas isto para dizer dinodane... que o último momento deste animal, foi de amor para mim. Um hamster é fofo... mas não faz isto. Ou se faz, peço desculpa... mas pra mim ratz é outra coisa.

Imagem
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

sexta jun 10, 2011 10:56 pm

Custa tanto... eu tenho um amor enorme por todas as minhas ratz, mas as 4 primeiras....Storm, Eve, Native e Matilde...os momentos com elas nunca esquecerei.
As 3 faleceram com problemas de saúde, mas é curioso e posso ter ficado com uma imagem que não é real, mas acho que é.... por muito mal que estivessem, quando me aproximava da gaiola, parecia que não tinham nada, trepavam como que a dizer, "não te preocupes estamos bem", mostraram-me uma força e coragem que eu muito provavelmente não teria..não sei explicar muito bem.
Quando morreram também pensei o mesmo que a Ninó, não quero mais ratz, fica um vazio...mas tinha as outras meninas e meninos para cuidar...não sei como será quando ficar sem a Matilde, nem quero pensar nisso...
Ratz da minha vida, as 4, sem dúvida.
Estes tópicos dão cabo de mim, já ando para aqui a chorar..... **
Responder

Voltar para “Exóticos”