Babaorum Escreveu:xPauloSantos Escreveu:dinodane Escreveu:Ai Paulo... fazes cá TANTA falta.
Compreendi desde o inicio a abordagem do ACaldeira.
Já nos conhecemos pessoalmente e tenho consciência que abordagem dele, foi mais no sentido da preocupação relativa à evolução da raça.
Pois eu acho que é mais de quem engole tudo e que acha que ainda vive no século XIX.
Bulldog de 1922
http://smg.photobucket.com/albums/v485/ ... NOMIKE.jpg
Não me parece que tenha sido uma evolução mais extrema que um Pug, um Pastor Alemão ou um Boxer
De resto, acho de péssimo gosto apelidar de "inútil" um cão que está no Top 10 nos E.U.A e no Top 20 no Reino Unido - e de forma consistente, alheio a modas passageiras. Pessoalmente também não vejo qualquer utilidade em cães capazes de estarem 20 min pendurados numa árvore, nem vejo em que é que isso possa ser um "desporto"

Boas
Admito que a evolução das raças, não é propriamente um assunto onde me sinta à vontade, daí que, me tenha limitado àquilo que me levou a escolher a raça, tal como ela se apresenta actualmente.
Daquilo que vou lendo, um pouco na diagonal, sobre o Bulldog Inglês, fico por vezes com sérias dúvidas se a sua evolução foi tão radical quanto por vezes se diz.
Tenho visto fotos de alguns cães dos finais do sec XIX e inicio do sec XX e, na maior parte dos casos, não me parece ter existido uma evolução tão radical.
Ainda assim, julgo que, este assunto mereceria uma pesquisa mais aprofundada que eu nunca me dispus a fazer.
Escolho as raças de acordo com critérios que defino para mim próprio, tendo em conta aquilo que essas raças são hoje.
Afinal de contas, o que eu disponho hoje, são Bulldogs, Rotts, entre outros, do sec XXI e não do sec XIX, daí que...
Quanto aos conceitos actuais de desporto canino, é assunto que evito comentar, sob pena de ter eu próprio que questionar, não a utilidade de certas raças, mas a utilização que fazem delas a coberto de uma série de actividades actualmente apelidadas de desporto.