Peitoral ou coleira (normal ou estranguladora)....?
Na minha opinião depende, dos seguintes factores:
- Tamanho do cão.
- Nivel de energia.
- Comportamento.
Se o cão é bem comportado, não puxa na presença de outros cães, no passeio normal......Coleira e trela normal ou peitoral e trela..
O peitoral é ideal para cães de trabalho puxar, fazer exercicio. Permite-lhes aplicar força de tração maxima, sem restrições. Costumo levar um skate ou patins em linha, e o Jack puxa-me e corre corre corre, sempre com o peitoral....permite maximizar o exercicio dele, e ele adora. Claro que isto não é para todo o tipo de cães...nem de donos.
Caso o cao seja mau comportado ou puxe, estranguladora correctora, as normais de cordão, até que o cao seja bem comportado/treinado. Não estou de acordo com o uso das metalicas com picos/espigoes de punição que magoam o cão. Outra boa alternativa para cães que puxam é a Halti, permite controlar a cabeça do cão, como os arneses que são utilizados nos cavalos, e faz com que ele andem atras de nós.
Cães grandes com muita força que não estejam ainda bem treinados, acho que o peitoral é de evitar, uma vez que torna muito mais dificil ter controlo sobre o cão.
Cães pequenos, penso que é um pouco indiferente a coleira ou peitoral, uma vez que sendo mal ou bem comportados, são de facil controlo. São tb mais frageis e susceptiveis aos tais puxoes e a magoar a traqueia, sendo aqui preferivel a utilização do peitoral.....
A coisa não é tão linear, e depende de vários factores..........Eu utilizo :
Halti /Peitoral / Coleira Estranguladora / Coleira normal.... tudo depende da situação e ocasião......não considero a utilização de um ou de outro melhor ou pior....são diferentes cada um com as suas vantagens e desvantagens.
Cumprimentos
Coleira ou peitoral? Que tipo de trela usar?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)
Realmente expressei-me mal. Não queria dizer que todas as pessoas que usam essas trelas, as usam para incomodar ou para se desleixar. Mas acontece-me muitas vezes, principalmentem passeios na cidade ter cães pequenos a enrolar aquela "bodega"LuluB Escreveu:Não é verdade, Joana_boris. É esse espírito, essa maneira de ver as coisas, o que envenena muitas das relações com os outros.joana_boris Escreveu:...Em relação às trelas extensíveis, só usei para treino, nunca para passeio, mas vejo muito pessoal, especialemnte com canitos pequenos a usar, acho que é mais um pretexto para deixar os cães incomodar os outros, como se andássem soltos.
Eu uso e sempre usei trelas extensíveis para além das fases de treino. São uma maneira de dar mais liberdade de movimentos ao cão. No passeio da cidade, ela vai curta e travada, em terrenos mais livres solto-a e controlo o cão. Por mim, prefiro deixá-lo ir cheirar um arbusto no meio de um relvado a ter de ir pisar esse mesmo relvado, arruinando-o e/ou pisando as "minas" que outros animais lá deixam.
Também há quem controle mal os botões da trela extensível, mas nem sempre assim acontece, e as relações de um cão com outros que encontra na rua apenas dependem do controlo dos donos, com trela extensível ou não.

Pessoalmente não gosto de as usar em passeios, mas acho que quem utiliza devia ter mais cuidado no geral. Pois o episódio que relatei aqui, já o presenciei muitas vezes, comigo, com o meu cão, com outras pessoas.
Acho que para um cachorro que vai ocmeçar agora a andar à trela se deveria apostar noutro tipo de material, visto ainda não se ter controlo sobre o passeio do cachorro e ainda apra mais falta de hábito no uso do material.
Mais uma vez, peço desculpa pelo mal entendido, não queria dizer que todas as pessoas que usam esse material querem incomodar, mas sim que muitas pessoas que o usam, incomodam.