Katy - Gatinha Bebé [Fotos adicionadas 07/12]

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Toblito
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 5:40 pm

domingo jun 12, 2011 5:54 pm

Olá a todos!

Ontem adoptei uma gatinha bebé que aparenta ter umas 4/5 semaninhas de idade (já tem os seus dentitos afiados).

Pois bem, já lhe comprei o material essencial e já está "bem instalada", mas estou com um grave problema que tenho esperanças que me possam ajudar.

A gatinha está "carregada" de pulgas e carraças, já lhe removi umas 5 carraças e pulgas já perdia conta. Estou muito preocupado, pois a gata não para de se coçar e trincar (já para não falar na possivel infestação da casa).

Então decidi comprar algo para resolver o problema. Optei por comprar Fronteline Spray (100ml). Através de pesquisas que faço há quem aconselhe e há quem não recomende. No local onde comprei (Jumbo), disseram-me que não serve para bebés de semanas, só se recomenda a partir dos 6 meses, mas também já me disseram que a partir do 2º dia de vida já não há qualquer problema nisso (desde que se cumpra as doses recomendas, claro). No site da Frontline, pelo que me apercebi, a partir do 2º dia de vida já é possível administrar, contudo prefiro ter certezas antes que faça asneiras, porque a "embalagem" do spray não faz qualquer referência à idade.

Se for possível alguém entendido no assunto, ou que trabalhe na área veterinária me elucidar, agradecia.

Cumprimentos
Última edição por Toblito em quarta dez 07, 2011 11:11 pm, editado 7 vezes no total.
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo jun 12, 2011 6:06 pm

Já foi ao vet com ela?
Deve ir o mais rápido possivel porque animais com pulgas estão também com parasitas intestinais e o vet. tem de a ver e traçar um plano de desparasitação.
E depois aconselha a maneira certa e os produtos certos para usar em gatos bebés.
Toblito
Membro Veterano

domingo jun 12, 2011 6:53 pm

Antes de mais obrigado pela resposta rápida e consequente ajuda.

Só a recebi cá em casa ontem à noite, mas tenciono ir ao veterinário assim que me for possível (possivelmente o próximo sábado).

Entretanto ninguém me sabe informar sobre o produto em questão, se dá ou não para o aplicar na gatinha de 4/5 semanas, e como o fazer da melhor forma?

Sei que poderá não resolver o problema, mas pode aliviar a situação.

Já agora se for possivel algumas dicas acerca da criação/educação de gatos agradecia, pois é a primeira gata que tenho, apesar de já ter tido cães. Já li algumas coisas pela internet, muita pesquisa, mas nem tudo fidedigno.

Neste momento a gata tem bebido leite (meio gordo), e hoje comprei-lhe uma comida da Friskies (Nutrição 100% completa), que contém leite, frango, cenouras e rico em cálcio, para gatos com menos de um ano, para um crescimento saudável. Tive medo de lhe dar logo os "cereais" inteiros, por ela nunca ter comido... Então embebi-os com leite e ela lá foi comendo.

Tenho tido alguns problemas no que toca aos sítios onde ela urina :roll: eheh. Já tem o seu tabuleiro com areia, mas até agora só lá foi uma vez urinar, de resto faz sempre nos cantos da casa, em baixo de mesas, etc. Uma coisa que me deixou feliz com a gata, foi a primeira fez que fez fezes cá em casa, isso sim, foi na areia. (Já retirei a sujidade da areia).

São pequenas dicas em como cuidar/educar o animal que agradeço.

Obrigado desde já,
Cumprimentos.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

domingo jun 12, 2011 7:18 pm

Pode colocar frontlyne mas não directamente. Coloca uma borrifadela nas luvas e massaja o animal. Não o deixe lamber-se até estar totalmente seco.

Um gato tão pequeno deve estar confinado a uma divisão. Para sua protecção e para aprendizagem de hábitos de higiéne.

Compre uma boa ração para gatinho numa loja de animais. Essa ração que comprou não tem a menor qualidade.

Boa sorte.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo jun 12, 2011 7:56 pm

E não lhe dê leite, pelamordedeus. Esqueça a friskies, whiskas e que tais, mais vale dar-lhe frango cozido do que cereais coloridos. No hipermercado encontra rações para bebés razoáveis, como Purina One ou Perfect Fit. Mas como já lhe deu leite, a diarreia não deve tardar, por isso sugir que invista um pouco mais e lhe compre um saquinho de ração de boa qualidade, como Hills, Purina Proplan ou Royal Canin. Quando comprar pode também pedir amostras, por vees têm para oferecer, depende da simpatia. ;) e já agora, tente levar a criaturinha ao vet antes de sábado... :roll:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo jun 12, 2011 7:56 pm

Esqueça o leite. É leite normal do nosso não é?
Daqui a pouco ela está com diarreia. Os gatinhos bebem leite das mães ou leite próprio, quando são muito pequeninos. Fale com o vet sobre isto.
Leite e friskies é uma combinação muito má!
Toblito
Membro Veterano

domingo jun 12, 2011 8:37 pm

Obrigado a todos pelas respostas, realmente aprende-se bastante.

Por coincidência, ainda há instantes em conversa com um amigo, ele informou-me que a combinação Leite e Friskies é muito pesada, então decidi retirar.

Decidi dividir e colocar apenas Friskies numa terrina e água na outra. Amanhã tento arranjar um suplemento próprio para gatos bebés.

Quanto à ração também terei que mudar. Talvez opte pela Purina, visto ter boa experiência nas ração do meu cão (sei que não é o mesmo, mas a qualidade de ração não deve diferir).

Quanto ao local, ele está sempre na mesma divisão... Tem o tabuleiro a um canto, mas insiste em urinar em todos os cantos, menos lá :roll:

Não sei se estou a agir correctamente, mas quando ela começa a urinar, pego nela e levo-a até ao tabuleiro com a areia. Estou a agir de forma correcta ou há alguma maneira mais eficaz de a habituar a lá urinar?

Ainda quanto ao espaço, ela tem explorado tudo, dando as suas quedas, "caçar" a sua própria sombra, enfim... Coisas de gatos bebés, não param um segundo :P

Amanhã devo seguir o concelho acima dado pela LuMaria, vou ter o máximo de cuidado possível. Só uma questão, ao secá-la, posso enrolá-la a uma toalhita, sem cobrir a cabeça, e mantê-la assim durante um tempo quieta... Não "esfrego", para não limpar o produto, mantenho só aconchegado para o pêlo secar mais rápido e ela não ter a hipótese de se lamber. Boa ou má maneira?

Para terminar, como a gata ainda é muito pequenina, devo manter o prato da comida/bebida, ou colocá-los só de X em X tempo para ela se alimentar de forma doseada?

Muito obrigado a todos os que têm participado neste tópico,
Desculpem os "testamentos" e todas as dúvidas "básicas" :)

Cumprimentos
LuMaria
Membro Veterano

domingo jun 12, 2011 10:39 pm

Não a enrole na toalha porque vai tirar o produto. Como vai colocar pouco, ela seca num instante. Brinque com ela até secar.

O meu terrorista também fazia xixi em qualquer canto. Mas emprestaram-me uma transportadora bem grande, de cão, em 2 ou 3 dias resolvi o problema.

Nesta fase da vida deixe-lhe comida à descrição. Eles sabem bem quanto comer.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LuMaria
Membro Veterano

domingo jun 12, 2011 10:45 pm

Só para relembrar que deve vestir umas luvas. Dá uma ou duas borrifadelas para uma luva, esfrega as mãos e só depois passa nela. Cuidado na cabeça, só cucuruto e orelhas.
Toblito
Membro Veterano

segunda jun 13, 2011 7:28 am

Muito obrigado LuMaria, irei fazer de acordo com o que me indicou. Talvez na terça ou quarta-feira já tenho ajuda para fazer isso.

A WC dela neste momento é um tabuleiro aberto. Ainda esta manhã quando cheguei perto dela tinha a areia molhadita e nenhum canto da cozinha com xixi, fiquei contente :D

Como ainda não tenho o kit de comida para bebés, misturei-lhe um pouco de água com um pouquinho de leite e um pirex com a tal comida para bebés da Friskies. Conclusão, nos próximos tempos não sei se é boa ideia lhe dar os Frieskies secos, porque apesar daquilo ser tão pequenino, ela há pouco engasgou-se e teve lá que tempos aflita, já me estava a deixar preocupado. Quando é assim ponho-os num pouco de água para amolecerem, e com o tempo ela vai aprendendo a mastigar como deve ser aquilo antes de engolir.

Quanto à comida, para lhe comprar uma ração para gatos bebés da PURINA, existe? Se conhecerem algum site onde se possa encomendar online e a um bom preço agradecia, pois aqui perto não tenho Petshops, nem nada do género em que vendam rações de maior qualidade. Já vi quem em supermercados não me safo.

Quando arranjar forma de passar as fotografias para o PC, posto aqui uma foto da gatinha para vocês a bebé traquina que me anda sempre a morder :twisted:

Cumprimentos
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jun 13, 2011 11:25 am

Bom dia.

Parabéns pelo "rebento". Boa sorte com ele.

Aqui vai um artigo que lhe possa ser útil:

http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/receber ... vo_lar/317

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
BlackEagle
Membro Júnior
Registado: segunda jun 13, 2011 11:20 am

segunda jun 13, 2011 11:35 am

Toblito
Membro Veterano

segunda jun 13, 2011 11:48 am

Obrigado Leo, já tinha lido o artigo, assim como muitos outros deste fórum :)

Obrigado também BlackEagle, vou dar uma olhadela nesses sites. Mas entretanto podem-me indicar uma ração boa para gatinhos bebés?

Obrigado mais uma vez.
BlackEagle
Membro Júnior
Registado: segunda jun 13, 2011 11:20 am

segunda jun 13, 2011 1:22 pm

existem várias da Purina, umas de melhor qualidade que outras. Sei que têm a Catshow kitten, um saco de 1.5kg nao custa muito mais que 5 euros. Tem tb a purine one, proplan, royal canin mas ja sao mais caras.
Nao compres friskies nem whiskas nem marcas brancas :wink:
<strong>'Quatro patas bom, duas patas ruim!'</strong>
Toblito
Membro Veterano

segunda jun 13, 2011 1:31 pm

1.5kg a 5€? Não encontro essa ração se puderes fornecer agradeço...

A única que encontrei para a idade da minha gatinha (4/5 semanas), foi esta: http://www.tiendanimal.es/purina-propla ... -5518.html

Não sei se é boa ou má, mas aconselham, e como é da Purina Pro Plan, penso que seja boa.

Mas lá está, 400gr quase 5€... Fora os portes de 7,90€. Por isso se a que falaste de 1,5kg a 5€ fosse de boa qualidade, era preferível.

Outra coisa que estou a achar estranho. Desde que ela veio cá para casa (antes-de-ontem à noite), ainda só fez fezes uma vez, e pouco. Mas farta-se de comer e beber. Xixi vai fazendo várias vezes, mas fezes apenas uma vez, será normal?

Obrigado,
Cumprimentos.
Responder

Voltar para “Gatos”