Ratz na terceira idade

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
alvespaula
Membro Júnior
Registado: sexta nov 05, 2010 6:19 pm

segunda jun 13, 2011 2:20 pm

quando adoptei as minhas raparigas disseram-me na loja que teriam cerca de 5 meses... uma tanga de primeira. já cá estão há 9 meses e observei por comparação que a Nina não poderia ter essa idade mas que seria mais velha.

na verdade não sei que idade ela tem mas sei que está velhota. e ao fim de tanto tempo não lhe consigo sequer dar uma festa enquanto que com a Texuga, que veio para cá com ela, a história foi diferente: consigo dar-lhe festas, pegar-lhe, já vem dar umas lambidinhas e mordisquinhas.

quando a Nina sai da gaiola já não brinca... apenas dorme. está sempre a dormir. mas ainda se limpa e não notei que ande a perder força nas pernas.

a minha dúvida é a alimentação pois tenho medo que lhe ande a faltar alguma vitamina... tenho dado regularmente banana, gengibre, morangos e alho. aparentemente estes alimentos têm propriedades antibióticas e antivíricas e o gengibre é bom para a artrite.

espero que a minha velhota aguente mais um ano.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

segunda jun 13, 2011 10:56 pm

Kath <3
Custa sempre. E acho que se de repente me morressem todos de uma vez também me ia sentir assim como a Ninó, não ia querer mais... Mas deixando semente... tendo uns mais novinhos e uns mais velhinhos... é impossível desistir. Os que ficam dão-nos forças :D

alvespaulo, típico de loja mesmo. E a única loja que eu até tinha em consideração, a do Jumbo em Aveiro, afinal importa as ratz de Espanha... jurei para nunca mais, comprar em loja. Rat mills, ugh :?

Pois também é essa a minha dúvida! As alterações no espaço e condições são lógicas, mas alimentação... não faço ideia mesmo.

Alguém mais esclarecido em "nutricionismo ratês" que possa ajudar? :P
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

quarta ago 10, 2011 10:15 pm

Hoje notei alguma dificuldade em andar, sobretudo nas patas traseiras, ai a minha Matilde...
Está quase com 2 anos e 4 meses, o coração começa-me a apertar.
Ela anda, mas parece que arrasta um pouco as patinhas traseiras, anda mais recolhida, como tinha dito fiz mudanças na gaiola, sem pisos e tudo de mais fácil acesso para ela. Adoro de paixão esta ratazana.

Quanto à alimentação também tenho essa dúvida. Vou ver se encontro algo a respeito e venho partilhar convosco*
alvespaula
Membro Júnior

quarta ago 10, 2011 11:35 pm

Kathamina Escreveu:Hoje notei alguma dificuldade em andar, sobretudo nas patas traseiras, ai a minha Matilde...
Est� quase com 2 anos e 4 meses, o cora��o come�a-me a apertar.
Ela anda, mas parece que arrasta um pouco as patinhas traseiras, anda mais recolhida, como tinha dito fiz mudan�as na gaiola, sem pisos e tudo de mais f�cil acesso para ela. Adoro de paix�o esta ratazana.

Quanto � alimenta��o tamb�m tenho essa d�vida. Vou ver se encontro algo a respeito e venho partilhar convosco*
a nina só dorme... há dias que nem da gaiola sai. desconfio que já não tem paciência para aturar as outras duas e este será o seu momento de sossego. só que como ela não foi manuseada, não lhe consigo tocar para ver se tem nódulos ou algo do género. fiquei com este medo porque há 13 anos conheci uma ratazana doméstica que morreu com um tumor na barriga... desde então aquela bichaneca assombra-me: já não comia sozinha e tinha que se lhe dar comida de bebé à boca.

quanto à alimentação há informação nos seguintes sites:

http://www.dapper.com.au/articles.htm#old (em inglês)

http://sunshinerats.com/caring-for-old-rats.php (em inglês)

http://www.ratanooga.za.net/care_olderrats.asp (em inglês)

Todos os artigos aconselham o aumento de proteínas, de vitaminas e comida em puré quando as ratazanas já tiverem dificuldade em alimentarem-se.

desejo o melhor para todas e todos...
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

quinta ago 11, 2011 11:14 am

Obrigada pelos links Paula, vou ler com atenção.
Mas a Nina, morde ou a Paula tem receio de encontrar nódulos? Paula, eu já tive que lidar com 2 tumores e vou operar mais uma menina, há coisas que têm mesmo que ser feitas, nunca pensei tratar de feridas abertas, etc, por muito que me custe e me assuste é a única forma, manusear, tocar e ver se está tudo bem.

Tudo a correr bem é o que desejo**
marianamar
Membro Veterano

quinta ago 11, 2011 12:18 pm

Obrigada pelos links AlvesPaula... e espero que a tua velhota não tenha nenhum problema além desse, a idade!...

Kath, muita sorte para a operação <3

O Mr.Floyd tem agora os dois anos feitos e está realmente envelhecido. Arrasta as patas traseiras, não consegue fazer o grooming em certas partes do corpo e exagera noutras.
Vou experimentar as dicas da comida com ele ;)

Já agora, consegui finalmente fazer a homenagem há muito adiada ao meu querido Fivela, que nunca chegou a velhinho... O meu ratzo mais especial, um laço tão especial assim só sinto com o Bowie. Não será a minha última tatuagem mas estou contente que tenha sido a primeira :)
alvespaula
Membro Júnior

quinta ago 11, 2011 9:59 pm

Kathamina Escreveu:Obrigada pelos links Paula, vou ler com aten��o.
Mas a Nina, morde ou a Paula tem receio de encontrar n�dulos? Paula, eu j� tive que lidar com 2 tumores e vou operar mais uma menina, h� coisas que t�m mesmo que ser feitas, nunca pensei tratar de feridas abertas, etc, por muito que me custe e me assuste � a �nica forma, manusear, tocar e ver se est� tudo bem.

Tudo a correr bem � o que desejo**
o meu medo é não detectar nódulos a tempo porque ela morde. ainda agora estava a tentar dar-lhe uma festa e ela tentou morder-me mas como já lido com ela há quase um ano j� arranjei uma t�cnica de ela morder sem fazer sangue mas não é suficiente para um check-up. mas isso � resolvido com uma ida ao vet.

obrigada,
paula
Manuescrito
Membro Veterano
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm

sexta ago 12, 2011 1:18 pm

marianamar Escreveu:Obrigada pelos links AlvesPaula... e espero que a tua velhota não tenha nenhum problema além desse, a idade!...

Kath, muita sorte para a operação <3

O Mr.Floyd tem agora os dois anos feitos e está realmente envelhecido. Arrasta as patas traseiras, não consegue fazer o grooming em certas partes do corpo e exagera noutras.
Vou experimentar as dicas da comida com ele ;)

Já agora, consegui finalmente fazer a homenagem há muito adiada ao meu querido Fivela, que nunca chegou a velhinho... O meu ratzo mais especial, um laço tão especial assim só sinto com o Bowie. Não será a minha última tatuagem mas estou contente que tenha sido a primeira :)
Eheh Lindo! Depois tens de partilhar (ja vi a foto que usaste no fb!)!
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
Manuescrito
Membro Veterano
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm

sexta ago 12, 2011 1:22 pm

Esquece...acabei de ver! Brutal! :wink:
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
censurado
Registado: quarta jan 26, 2011 2:14 pm

quinta ago 18, 2011 7:47 pm

Tenho um hamster que já está velho e nos últimos dias tem piorado. Custa-me vê-lo assim e estou a pensar em levá-lo rapidamente ao veterinário para o "adormecer". Alguém sabe quanto é que isso pode custar?
wolfwoman
Membro
Registado: quarta ago 31, 2011 12:44 am

sexta set 02, 2011 1:47 am

"Ah, mas não dá pra comparar hamster com ratz, dinodane...
Também tive dois hamsters e não é mesmo nada que se compare... São muito fofinhos, mas não há tanta interacção, não se criam laços tão fortes...

dinodane, o ratzo da minha vida foi o Fivela... era absolutamente encantador.
Há momentos que nunca vou esquecer, e gostava de partilhar alguns contigo, só para dar uma ideia do que quero dizer...

Este era um ratzo extremamente curioso e bem disposto. Trepava pelo meu braço para se meter no meu ombro, mas o sítio preferido dele era um "ninho" na minha secretária, onde escondia todos os objectos soltos que eu deixasse à mão: lapiseiras, afiadeiras, clips... quando perdia alguma coisa, o ninho dele era o sítio certo para procurar.

Uma vez tentou arrastar uma tigela cheia de papas para o ninho... claro que não resultou :lol:

Era um ratzo descarado, trepava para o colo de estranhos, lambia-lhes as mãos!...

O Fivela esteve muito doente e passou por muitos tratamentos.
Para o primeiro, a vet teve de rapar-lhe o pelo, o que foi muito assustador para ele. A primeira e única vez que o vi tentar morder a alguém: à vet. Virava-se para ela tentando morder, depois virava-se para mim que o estava a segurar... e lambia-me a mão.

Passou por outros tratamentos difíceis... foi incrivelmente corajoso e carinhoso esse tempo todo... seis meses. Ele não melhorava e eu já estava a considerar a eutanásia, quando numa consulta, sexta à tarde, o vet disse que finalmente estávamos no bom caminho e que ele tinha realmente hipótese de se safar.

Nessa noite, o Fivela veio para o meu colo e não saiu. Eu até queria ir fazer qualquer coisa, tirava-o do colo, ele voltava. Então notei-lhe a respiração ofegante. Não o larguei mais... partiu nessa noite, às 4 da manhã. A última coisa que ele fez foi agarrar-se a mim e olhar-me nos olhos... com aqueles olhos pretos grandes, lindos dele <3"

Até eu fiquei praqui a chorar feita parva... Vou ter as minhas primeiras duas e já começo é a sofrer por antecipação :'(
marianamar
Membro Veterano

sexta set 02, 2011 9:55 am

Censurado, não sei quanto custa... é ligar a um vet e perguntar.
Há pessoal que tem mini câmaras de gás montadas em casa, normalmente para alimento de répteis, mas se for bem feito o efeito é o praticamente o mesmo. No fórum Reptilherp há um bom tópico sobre o assunto.

Wolfwoman, o Fivela era uma excepção... quero com isto dizer que era excepcional! :D
Agora tenho o Bowie, incrivelmente manso, molenga, mimado, e felizmente, muito menos sofredor que o Fivela (teve de ser operado uma vez para retirar um quisto mas foi rápido e correu muito bem). Se tudo correr bem há-de ser o pai da minha primeira ninhada de ratz muito em breve.

Mas acho que o que os faz tornarem-se excepcionais assim, além de uma boa seleção de carácter por parte do criador, é o tempo que lhes dedicamos, o quanto nos esforçamos por criar laços.

Boa sorte com as pequeninas! :D
wolfwoman
Membro

sexta set 02, 2011 2:12 pm

Muito obrigada Marianamar!
Vou fazer por isso e nem vou precisar de esforço algum...
Já tive hamsters siberianos e custou-me muito a partida deles, portanto imagino que com as ratz será algo semelhante... o meu Mr Jingles dava-me lambidelas nas mãos! Às vezes comia e descansava na minha mão, uma coisinha daquele tamanho... custou-me milhões e foi o último que tive porque a partir dele não quis mais. Era o meu ratinho especial :)

Depois morreu o meu melhor amigo, um rafeirito arraçado de border collie, com 18 anos de idade, e eu aí sim fechei a loja para animais novos, fiquei apenas com gatos. Que saudades de todos que partiram...!

Agora vou começar com duas "ratettes" e estou confiante! Na casa para onde vou mudar só tenho peixes e por mais que queira a esses não posso dar beijinhos :p
Vi aqui no fórum um post com fotos das vossas casinhas para as ratz e vi uma com umas caminhas tipo as de rede, penduradas por correntes... lindo! Estou a pensar num projecto de casa ideal para elas.

Tudo o que li aqui foi decisivo e tem-me sido muito útil, até na escolha do animal a adoptar (inicialmente estava inclinada a adoptar um coelho e informei-me em fóruns de coelhos anões).
marianamar
Membro Veterano

sexta set 02, 2011 9:49 pm

Que querido o Mr. Jingles! :D

Awww... Adoro border collies. Também perdi o meu melhor amigo este ano, igualmente com 18 anos, era um x de Cavalier K C Spaniel.

As caminhas suspensas são os hammocks :)
Também há os cubos e os tubos em tecido, são muito giros, eu é que não tenho grande jeito pra costura e uso restos de tecido...

Boa sorte com o projecto! Mal posso esperar para ver as meninas lá ;)
wolfwoman
Membro

sábado set 03, 2011 1:45 am

Sim!! Lol acabei de verificar que um dos sites que adicionei aos meus marcadores, fancyrats, é o seu!
Estão lá vídeos maravilhosos, quanto mais descubro sobre estes bichinhos mais apaixonada estou a ficar !!!

Vou começar já a improvisar uma hammock e um desses cubinhos de tecido que me parecem muito giros!

Em relação aos doggies... quando se vão, é assim.... 18 anos é quase uma vida...
Responder

Voltar para “Exóticos”