Esta raça também exerce em mim uma atracção especial, principalmente por a maior parte dos exemplares serem bastante carismáticos e terem uma forte personalidade
Tem que se informar muitíssimo bem antes de tomar qualquer decisão seja qual for a raça onde recaia a sua escolha, no entanto, pelo pouco que sei deve ser prestada especial atenção à socialização com crianças, outros cães e pessoas no geral, são cães cheios de "bravura", até porque costuma dizer-se que são cães grandes "enclausurados" num corpo pequeno, pelo que não deverá deixar-se enganar pela sua pequena estatura, uma vez que o animal precisará de muitos estímulos tanto mentais como físicos. Um factor que pode ser considerado importante é o facto de adorarem perseguir pequenas presas...
Olhando para o que escrevi penso que a maior parte se poderá aplicar a qualquer cão, sendo que pela experiência na educação dos meus cães tenho a "socialização" precoce dos cachorros como pilar essencial para que se integrem da melhor forma na sua "familia" (matilha) e na sociedade em que se inserem.
Não é só "ter um cão", pois tudo o que lhe é inerente tem muito que se lhe diga... as rotinas mudam e há mais sobrecarga, mas para mim é muito compensador... e adoro educar um cachorrinho, até porque vamos sempre aprendendo e melhorando.
A vantagem de se adquirir um animal de raça é o facto de se poder prever o seu temperamento, por isso informe-se bem.
Boa sorte
(editei pois tinha um erro)