Pois explicou. Mas o que me fez muita confusão é que a maior parte dos alimentos dos supermercados incluem leite e ovos ou outros derivados animais. Não é difícil para os vegans ir às compras? Isto é, procurar no meio de toda aquela variedade a marce que não tem derivados animais... A não ser que gastem uma nota preta na comida do "Celeiro" (eu já lá estive e reparei que a maior parte das embalagens é minúscula e exorbitante)veganinha Escreveu:Ladyxzeus mais uma vez alerto para este assunto: coloquei no fórum um tópico que causou muita celeuma onde expliquei as diferentes opções do vegetarianismo.
Para mais informações consulte o tópico: "voluntários precisam-se" e coloquei uma sondagem a perguntar se sabiam o que é o vegetarianismo e muitos responderam que sim mas afinal vejo que não
madonna Escreveu:Aí é que tu te enganas. Os animais têm instintos latentes, capacidades que nós há muito deixámos de ter. O animal sabe, sente, porque à frente dele, outros estão a ser estropiados, assim como foram outros, para trás. Eles sentem o cheiro a sangue, ouvem os gritos de outro animal a ser morto. Sabem que vão morrer, sem dúvida. Pior ainda, é que começam a ser mutilados e ainda estão vivos.
É muito triste, muito triste mesmo que penses dessa maneira.
Eu nunca estive num matadouro. Não sei se aquilo é tipo linha de montagem (parece que é) ou se são sacrificados com o mínimo de "violência psicológica". Mas continuo a achar que, apesar de terem a noção do perigo, não têm a certeza de que vão morrer. Afinal, o da frente morreu mas o animal em questão ainda está vivo, sem certeza de nada. Digo eu...
Continuo a achar que podemos comer carne desde que criemos e sacrifiquemos o animal com toda a "dignidade" possível.
Para além disso, se deixássemos bruscamente de nos alimentar de animais, haveria uma crise de superpopulação de gado ou de outros animais criados para serem comidos. Afinal, neste momento, os seus predadores estão muito reduzidos. Talvez o vegetarianismo seja uma boa solução, mas só quando o ecossistema voltar a ficar equilibrado, coisa que só vai acontecer daqui a muito tempo, pelo andar da carruagem.
Não sabia que havia iogurtes de leite de soja e também não conhecia bolos sem ovos... Enfim, estamos sempre a aprender.madonna Escreveu:Depende. Os vegans não comem rigorosamente nada de origem animal, enquanto que os vegetarianos, comem ovos, bebem leite, enfim, consomem lacticínios, incluindo chocolates, embora na maior parte dos casos, procurem recursos biológicos, de modo a não fomentar a exploração cruel de animais.
Os bolos? Os bolos, para quem não come ovos, também se fazem sem eles.
O leite de soja, é também e no meu entender, muito mais saboroso que o leite de vaca. Assim como os iogurtes. Eu nunca, mas nunca, deixei de sentir prazer a comer. Continuo a comer bem e a sentir-me leve – de corpo e de consciência.
Estás a ver porque é que eu digo que as pessoas colocam o paladar à frente do amor, que dizem sentir pelos animais? E atenção, também eu não quero ofender.
Talvez nós os omnívoros coloquemos o paladar à frente dos animais. Mas, afinal, qual é a graça de comer se não se gosta? Todos buscamos o prazer ao fazer algo. No topo do nosso "egoísmo", sacrificamos alguns para saciar o nosso prazer. Isso é verdade e não creio que haja alguém que o possa contradizer. No entanto, creio, nós (os omnívoros) tentamos conpensar o mal que fazemos a alguns animais ajudando outros.
fang, queria pedir o favor de deixar de ler o meu pensamento e de o escrever. Torna-se verdadeiramente irritante ter de dizer "subscrevo-o inteiramente"
[/quote]