Gostas mesmo de animais?

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

segunda dez 22, 2003 12:12 pm

veganinha Escreveu:Ladyxzeus mais uma vez alerto para este assunto: coloquei no fórum um tópico que causou muita celeuma onde expliquei as diferentes opções do vegetarianismo.
Para mais informações consulte o tópico: "voluntários precisam-se" e coloquei uma sondagem a perguntar se sabiam o que é o vegetarianismo e muitos responderam que sim mas afinal vejo que não
Pois explicou. Mas o que me fez muita confusão é que a maior parte dos alimentos dos supermercados incluem leite e ovos ou outros derivados animais. Não é difícil para os vegans ir às compras? Isto é, procurar no meio de toda aquela variedade a marce que não tem derivados animais... A não ser que gastem uma nota preta na comida do "Celeiro" (eu já lá estive e reparei que a maior parte das embalagens é minúscula e exorbitante)

madonna Escreveu:Aí é que tu te enganas. Os animais têm instintos latentes, capacidades que nós há muito deixámos de ter. O animal sabe, sente, porque à frente dele, outros estão a ser estropiados, assim como foram outros, para trás. Eles sentem o cheiro a sangue, ouvem os gritos de outro animal a ser morto. Sabem que vão morrer, sem dúvida. Pior ainda, é que começam a ser mutilados e ainda estão vivos.
É muito triste, muito triste mesmo que penses dessa maneira.

Eu nunca estive num matadouro. Não sei se aquilo é tipo linha de montagem (parece que é) ou se são sacrificados com o mínimo de "violência psicológica". Mas continuo a achar que, apesar de terem a noção do perigo, não têm a certeza de que vão morrer. Afinal, o da frente morreu mas o animal em questão ainda está vivo, sem certeza de nada. Digo eu...
Continuo a achar que podemos comer carne desde que criemos e sacrifiquemos o animal com toda a "dignidade" possível.
Para além disso, se deixássemos bruscamente de nos alimentar de animais, haveria uma crise de superpopulação de gado ou de outros animais criados para serem comidos. Afinal, neste momento, os seus predadores estão muito reduzidos. Talvez o vegetarianismo seja uma boa solução, mas só quando o ecossistema voltar a ficar equilibrado, coisa que só vai acontecer daqui a muito tempo, pelo andar da carruagem.

madonna Escreveu:Depende. Os vegans não comem rigorosamente nada de origem animal, enquanto que os vegetarianos, comem ovos, bebem leite, enfim, consomem lacticínios, incluindo chocolates, embora na maior parte dos casos, procurem recursos biológicos, de modo a não fomentar a exploração cruel de animais.
Os bolos? Os bolos, para quem não come ovos, também se fazem sem eles.
O leite de soja, é também e no meu entender, muito mais saboroso que o leite de vaca. Assim como os iogurtes. Eu nunca, mas nunca, deixei de sentir prazer a comer. Continuo a comer bem e a sentir-me leve – de corpo e de consciência.
Estás a ver porque é que eu digo que as pessoas colocam o paladar à frente do amor, que dizem sentir pelos animais? E atenção, também eu não quero ofender.
Não sabia que havia iogurtes de leite de soja e também não conhecia bolos sem ovos... Enfim, estamos sempre a aprender.
Talvez nós os omnívoros coloquemos o paladar à frente dos animais. Mas, afinal, qual é a graça de comer se não se gosta? Todos buscamos o prazer ao fazer algo. No topo do nosso "egoísmo", sacrificamos alguns para saciar o nosso prazer. Isso é verdade e não creio que haja alguém que o possa contradizer. No entanto, creio, nós (os omnívoros) tentamos conpensar o mal que fazemos a alguns animais ajudando outros.

fang, queria pedir o favor de deixar de ler o meu pensamento e de o escrever. Torna-se verdadeiramente irritante ter de dizer "subscrevo-o inteiramente"

[/quote]
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

segunda dez 22, 2003 4:13 pm

QUOTE CasadeAnaval
Não me diga que não sabe que a maioria dos vegetais que comemos hoje são transgénicos ? NÃO ACREDITO !!!

E quem os obriga a comê-los? Incentivem o cultivo biológico. Com o vosso incentivo, os mercados biológicos vão crescendo no nosso país.

QUOTE lacerta
Às pessoas que defendem o Homem herbivoro, queria deixar uma pergunta.
se se encontrassem isolados numa ilha onde só existissem animais para comer, morriam de fome, ou matavam-nos e sobreviviam?

Também um grupo de pessoas que viajava de avião, se despenhou no Alaska e por uma questão de sobrevivência, comeram os cadáveres dos próprios amigos e familiares. Então, serve de exemplo?

QUOTE fang
Ficar de consciência tranquila por não comerem aquilo que os outros mataram?
Já se puseram no terreno a salvar animais?
É que de filosofia barata está o inferno cheio.

Bem vindo ao inferno!

QUOTE fang
O entanto, isto não se fica apenas pela produção pecuária, estendendo-se também á produção vegetal. Se toda a população se alimentasse apenas plantas, não sei se não aumentava o desequilibro. Não esqueçamos que os pesticidas foram e continuam a ser dos factores mais nocivos á natureza.

Apenas um pequeníssimo exemplo:
Quantidade, em quilos, de grãos e soja usados para produzir um quilo de alimento, a partir de:
Carne de gado: 7,2
Porco: 2,7
Nutrientes desperdiçados para obter proteína animal, alimentano gado com grãos de soja:
Proteína: 90%
Hidratos de Carbono: 99%
Fibras: 100%
Número de pessoas que seriam alimentadas com cereais usados para gerar 225g de carne: 40

Quanto aos pesticidas, aconselho-te a incentivar o cultivo biológico, dando preferência a produtos desta origem. Só assim, alguma coisa pode mudar.

QUOTE fang
Então porque não respeitam vocês quem come carne, sem os alcunharem com rótulos entre os quais o de não gostarem de animais?

Os animais são nossos amigos e nós não comemos os nossos amigos, nem tão pouco podemos respeitar quem o faça.

QUOTE ladyxzeus
Mas, afinal, qual é a graça de comer se não se gosta?

E onde é que isso se aplica? Eu nunca perdi o prazer a comer. Porque é que assumes isso como uma consequência drástica?

QUOTE ladyxzeus
Pois explicou. Mas o que me fez muita confusão é que a maior parte dos alimentos dos supermercados incluem leite e ovos ou outros derivados animais. Não é difícil para os vegans ir às compras? Isto é, procurar no meio de toda aquela variedade a marce que não tem derivados animais... A não ser que gastem uma nota preta na comida do "Celeiro" (eu já lá estive e reparei que a maior parte das embalagens é minúscula e exorbitante)

E qual é essa maior parte? Não percebo
A marca Alpro dispõe de uma gama bem variada de produtos, que inclui o leite de soja simples, com chocolate e outros sabores, iogurtes, margarina para o pão, margarina para cozinhar, sobremesas e natas. Existe inclusivamente gelado/sorvete vegetariano (feito com leite de soja). Salsichas e hamburgers não só da marca Linda McCartney, mas como de outras, na parte dos congelados.
Na zona de alimentação saudável, existe soja, tofu, seitan e patés (da marca DIESE).
Tudo o que acabei de mencionar, está no supermercado.
O Celeiro não é única alternativa. Existe também a Terra Pura, Casinha do Pão, a Biocoop e outros mercados.

QUOTE ladyxzeus
Eu nunca estive num matadouro. Não sei se aquilo é tipo linha de montagem (parece que é) ou se são sacrificados com o mínimo de "violência psicológica". Mas continuo a achar que, apesar de terem a noção do perigo, não têm a certeza de que vão morrer. Afinal, o da frente morreu mas o animal em questão ainda está vivo, sem certeza de nada. Digo eu...

Isso é o que tu queres acreditar, para viveres de bem com a tua consciência.

QUOTE ladyxzeus
Para além disso, se deixássemos bruscamente de nos alimentar de animais, haveria uma crise de superpopulação de gado ou de outros animais criados para serem comidos.

Sim, realmente é um raciocínio lógico. Por essa ordem de ideias, o melhor mesmo é começarem a virar-se para o consumo de carne humana.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda dez 22, 2003 5:16 pm

Madonna Escreveu: QUOTE fang
Ficar de consciência tranquila por não comerem aquilo que os outros mataram?
Já se puseram no terreno a salvar animais?
É que de filosofia barata está o inferno cheio.

Bem vindo ao inferno!
Bela maneira de esclarecer uma questão... fiquei muito esclarecido...
Madonna Escreveu: QUOTE fang
Então porque não respeitam vocês quem come carne, sem os alcunharem com rótulos entre os quais o de não gostarem de animais?

Os animais são nossos amigos e nós não comemos os nossos amigos, nem tão pouco podemos respeitar quem o faça.
Ora aqui temos um chavão altamente tendencioso.

A amizade intra-específica é sempre muito relativa. Com os humanos versus outros animais, não é excepção. Se falarmos de respeito, aí já nos entendemos.

Quando não respeitam animais pertencentes á sua própria espécie, como vão respeitar os outros?
Por essa ordem de ideias não respeitam qualquer animal carnívoro.

Então sejam coerentes e não detenham pets carnívoros.
Ou o pet é mais "amigo" que o animal que serve para este se alimentar?

Creio que se trata mesmo de utopia tentar salvar a natureza sem sequer ter noção do próprio funcionamento da mesma.

Mas provavelmente, também "assassinam" espécies protegidas (muitas delas invertebrados) inconscientemente por vosso próprio comodismo.

Ah... pois... mas a senciencia é mais importante que o equilibrio ecológico.
Os gajos que dão o coiro para salvar espécies da extinção não têm valor porque comem carne... não é?... nem podem ser respeitados...

Mas vocês devem estar fartos de trabalhar para salvar animais, decerto.
Quantas espécies mesmo é que salvaram da extinção??...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

segunda dez 22, 2003 8:03 pm

QUOTE fang
Quando não respeitam animais pertencentes á sua própria espécie, como vão respeitar os outros?
Por essa ordem de ideias não respeitam qualquer animal carnívoro.

Então sejam coerentes e não detenham pets carnívoros.
Ou o pet é mais "amigo" que o animal que serve para este se alimentar?

O critério de aplicação do meu respeito, não se baseia no facto dos Seres, serem ou não, da minha espécie.
Existem muitos Seres da minha espécie, que são vegetarianos, portanto, eu respeito os Seres da minha espécie.
Eu não posso argumentar com um animal selvagem, ou doméstico, pura e simplesmente porque é um Ser irracional.
Não podemos exigir uma mudança em Seres irracionais, quando determinados Seres racionais, ainda se encontram selvagens.

“Quanto mais o homem simplifica a sua alimentação e se afasta do regime carnívoro, mais sábia é a sua mente.”
George Bernard Sham
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

segunda dez 22, 2003 8:33 pm

madonna Escreveu:QUOTE ladyxzeus
Mas, afinal, qual é a graça de comer se não se gosta?

E onde é que isso se aplica? Eu nunca perdi o prazer a comer. Porque é que assumes isso como uma consequência drástica?
Vejo que, infelizmente, esta frase a ofuscou, impedindo-a de ler as seguintes e as anteriores.
Eu não o assumo como uma consequência drástica. É uma consequência que me faz pena...
Quanto ao seu prazer a comer "de gustibus et coloribus non est disputantur". Eu, por exemplo, não gosto de soja, que é a base das proteínas vegetais.

E qual é essa maior parte? Não percebo
A marca Alpro dispõe de uma gama bem variada de produtos, que inclui o leite de soja simples, com chocolate e outros sabores, iogurtes, margarina para o pão, margarina para cozinhar, sobremesas e natas. Existe inclusivamente gelado/sorvete vegetariano (feito com leite de soja). Salsichas e hamburgers não só da marca Linda McCartney, mas como de outras, na parte dos congelados.
Na zona de alimentação saudável, existe soja, tofu, seitan e patés (da marca DIESE).
Tudo o que acabei de mencionar, está no supermercado.
O Celeiro não é única alternativa. Existe também a Terra Pura, Casinha do Pão, a Biocoop e outros mercados.
Não sabia que havia tanta variedade de marcas e de lojas. A única vez que entrei no celeiro foi só para "ver" e as coisas que vi eram pequeninas e caras. Mas como foi só uma vista de olhos deve-me ter escapado algo...

Isso é o que tu queres acreditar, para viveres de bem com a tua consciência.
Quero pois. Todos precisamos de acreditar em algo. E eu penso que nós não temos conhecimento suficiente para opinarmos sobre as sensações de qualquer ser. Posso imaginar-me na posição do animal: seria terrível, estar num sítio ameaçador sem hipóteses de fuga mas, quem sabe, talvez me libertem. Isto digo eu como ser possuidor de consciência moral, característica que (dizemos nós, humanos, que sabemos tão pouco) não é uma característica dos outros animais.
Enfim, não acho que o animal saiba que vai morrer. Apenas sente a ameaça. Se os processos de sacrifício fossem verdadeiramente eficientes o animal morreria sem sequer saber o que lhe tinha acontecido e, logo, tera um sofrimento psicológico muito atenuado e sofrimento físico practicamente nulo. Isto é o que eu desejo. Depois temos a realidade, que é o salve-se quem puder.
Para além disso, se deixássemos bruscamente de nos alimentar de animais, haveria uma crise de superpopulação de gado ou de outros animais criados para serem comidos.

Sim, realmente é um raciocínio lógico. Por essa ordem de ideias, o melhor mesmo é começarem a virar-se para o consumo de carne humana.
Observe: de um dia para o outro, todos abolíamos a carne das nossas vidas. O que faríamos aos milhões de cabeças de gado que são criados para alimentação ou para leite? Para não falar das aves e outros animais criados para o mesmo fim. Seria o caos completo pois deixámos a natureza sem predadores suficientes para dar conta do recado.
Essa do consumo de carne humana não percebi bem. É por sermos a espécie que prolifera pelo mundo? Bem, isso não se resolve a comermo-nos uns aos outros.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça dez 23, 2003 1:41 am

Madonna Escreveu: QUOTE CasadeAnaval
Não me diga que não sabe que a maioria dos vegetais que comemos hoje são transgénicos ? NÃO ACREDITO !!!

E quem os obriga a comê-los? Incentivem o cultivo biológico. Com o vosso incentivo, os mercados biológicos vão crescendo no nosso país.
Para já não sou rico como a Madonna que os pode comer todos os dias, pois os alimentos biológicos são MUITO mais caros. depois. Os transgénicos não vêm indicados nas embalagens, infelizmente.

E por fim, a agricultura biológica não tem capacidade de alimentar toda a população da terra...curioso
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
sharan
Membro Júnior
Registado: quinta out 30, 2003 2:32 pm
Localização: Shaggi o cão;gatos Tuxa e Miki; Tatui o hamster ,6 peixes, Vilches o piriquito e Cokie a tartaruga

terça dez 23, 2003 9:15 am

Bom dia.

Quantos vegans ou vegetarianos deste forum(que aqui estão a defender exaustivamente a alimentação sem carne) vive no interior ou em Trás os Montes?
Ponho a questão dessas zonas mas podem responder quem morar fora das "grandes" cidades, pois gostaria de ter a certeza se essa alimentação sai assim tão barata e acessivel a qualquer pessoa .
Pois como já aqui foi dito e eu sou da mesma opinião,esse tipo de comida é extremamente cara (pelo menos na Zona onde moro) e não se encontra em todo o lado .
Anatolefrance
Membro
Registado: quinta out 02, 2003 9:04 am

domingo dez 28, 2003 8:00 pm

Infelizmente é para ricos a alimentação vegan hoje em dia. As pessoas de poucas posses não a podem fazer de forma correcta.
rita_feria
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:20 am

segunda dez 29, 2003 8:22 pm

Olá,

Este Natal recebi um livro que me parece muito interessante (ainda vou no inicio) . Penso que tem a ver com este tópico embora não tenha tido tempo para ler os últimos posts (já lá vão várias paginas desde a ultima vez que o abri). Chama-se "As Vidas dos Animais" de J. M Coetzee, Prémio Nobel este ano. Não sei se já foi referido.

Vou transcrever o texto da contracapa:

" A crueldade praticada diariamente com os animais consome de tal forma a romancista Elizabeth Costello que ela já não consegue olhar nos olhos dos seres humanos: estes parecem-lhe conspirar num crime que ocorre nas quintas, matadouros, fábricas e laboratórios de todo o mundo. O filho da escritora orgulha-se da sua obra literária, mas receia a palestra sobre direitos dos animais que a mãe foi convidada a proferir na faculdade onde é professor, já que ela defende que o raciocino humano está valorizado e a incapacidade de raciocinar não diminui o valor da vida."
paulacris
Registado: domingo dez 28, 2003 2:04 pm

segunda dez 29, 2003 9:48 pm

Veja-se onde levam os pensamentos fundamentalistas. Parece que a outra já passa o Natal sozinha, esta autora já deve viver num buraco emboscada com medo de conspirações...
topdown
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm

segunda dez 29, 2003 10:04 pm

rita_feria Escreveu: (...)
Vou transcrever o texto da contracapa:

" A crueldade praticada diariamente com os animais consome de tal forma a romancista Elizabeth Costello que ela já não consegue olhar nos olhos dos seres humanos: estes parecem-lhe conspirar num crime que ocorre nas quintas, matadouros, fábricas e laboratórios de todo o mundo. O filho da escritora orgulha-se da sua obra literária, mas receia a palestra sobre direitos dos animais que a mãe foi convidada a proferir na faculdade onde é professor, já que ela defende que o raciocino humano está valorizado e a incapacidade de raciocinar não diminui o valor da vida."
Enfim, mas gostou do dinheiro que lhe deu a publicação do livro (explorou bem o sofrimento animal e decerto se fez pagar ainda melhor!!!), veste as roupinhas confeccionadas pelos humanos, mora numa casinha construida pelo Homem,... :o :o ;) ´

Mais uma hipócrita, em que os humanos/animais lhe servem os interesses privados mas que para o mundo passa por «defensora dos direitos dos animais» e que vai fazendo um drama bem típico dos que pretendem protagonismo à custa de consumirem os poucos neurónios da carneirada.
rita_feria
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:20 am

segunda dez 29, 2003 10:24 pm

Enfim, mas gostou do dinheiro que lhe deu a publicação do livro (explorou bem o sofrimento animal e decerto se fez pagar ainda melhor!!!), veste as roupinhas confeccionadas pelos humanos, mora numa casinha construida pelo Homem,... ´

Mais uma hipócrita,
São todos hipócritas, o romancista, a protagonista, eu por ler o livro e até poder achar interessante, etc...
topdown
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm

segunda dez 29, 2003 10:51 pm

rita_feria Escreveu:
Enfim, mas gostou do dinheiro que lhe deu a publicação do livro (explorou bem o sofrimento animal e decerto se fez pagar ainda melhor!!!), veste as roupinhas confeccionadas pelos humanos, mora numa casinha construida pelo Homem,... ´

Mais uma hipócrita,
São todos hipócritas, o romancista, a protagonista, eu por ler o livro e até poder achar interessante, etc...
Falei da romancista!!!
Não deturpe o significado das minhas palavras OMITINDO deliberadamente parte da minha mensagem para que o conteúdo sirva a sua resposta. :evil:

Você ainda vai no princípio da leitura por isso é prematura qualquer conclusão acerca da sua posição face ao conteúdo do livro. :roll:

Porquê, não acha a autora hipócrita??? Falar / escrever é FÁCIL!!! Admitir que TODOS vivemos às custas do sofrimento dos animais é DIFÍCIL mas HONESTO!!!

Poupe-me a dramas!!!
:roll: :roll:
paulacris
Registado: domingo dez 28, 2003 2:04 pm

segunda dez 29, 2003 11:02 pm

Estando essa frase sublinhada, a tal do raciocínio não alterar o valor de uma vida, imagino que concorde com ela. Como tal, não se explica que continue com a sua consciência leve. Basta andar de carro para matar centenas de mosquitos. Será que a protagonista ( que presumo, então, que não existe ) acharia que era a mesma coisa atropelar 100 pessoas ou matar 100 mosquitos ?
As teorias fundamentalistas nunca fazem sentido. Esta história já chateia. Ninguém quer saber se existem pessoas que acham que a vida de uma abelha tem tanto valor como a de um mosquito, mas o que já começa a ser exagero é vir a locais públicos convencer pessoas a terem os mesmos hábitos alimentares ( comer só uns seres vivos e não os outros ) e dizer que quem não faz isso é hipócrita, não gosta de animais, que come os seus amigos, que tem mau hálito , é gordo etc etc. Eu não tinha nada contra os vegetarianos, mas se são todos assim...
Já agora, há uns tempos andava um casal na televisão a dizer que não comia nada e se alimentava da luz. Porque não tentarem isso também ?
Pelos vistos, nem os vegetais são necessários.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda dez 29, 2003 11:06 pm

paulacris Escreveu:
Já agora, há uns tempos andava um casal na televisão a dizer que não comia nada e se alimentava da luz. Porque não tentarem isso também ?
Pelos vistos, nem os vegetais são necessários.
Agora desobriram um indiano em qeu as paredes da sua bexiga têm a propriedade de reabsorver a urina.

Uma coisa é certa, viver de dizer que quem come animais é mauzinho está na moda. Dá dinheiro.

Quem potencia isto são os tipos dos restaurantes vegetarianos que têm interesse.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”