Os animais e o circo....

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
sweetmoni
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 1:15 pm
Contacto:

terça dez 30, 2003 10:04 am

Quase toda a gente adora o circo.....mas quase niguém pensa como é que os animais são tratados.
Desde as notícias que um Urso Polar ficava numa jaula no calor do Verão,só com uma pocinha de água até aos animais que no Circo Atlas recebem choques elétricos ao serem treinados....
Todos os animais do circo deviam estar no seu habitat natural e não a serem exibidos a um público....
Gostava de saber o que é que vocês acham de tudo isto. :|

PS: Aproveito para salientar os seguintes direitos dos animais:

Artigo 2º

1. Todo o animal tem o direito a ser respeitado.
2. O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito; tem o dever de pôr os seus conhecimentos ao serviço dos animais.
3. Todo o animal tem o direito à atenção, aos cuidados e à protecção do homem.

Artigo 4º

1. Todo o animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de se reproduzir.
2. toda a privação de liberdade, mesmo que tenha fins educativos, é contrária a este direito.

Artigo 5º

1. Todo o animal pertencente a uma espécie que viva tradicionalmente no meio ambiente do homem tem o direito de viver e de crescer ao ritmo e nas condições de vida e de liberdade que são próprias da sua espécie.
2. Toda a modificação deste ritmo ou destas condições que forem impostas pelo homem com fins mercantis é contrária a este direito.

Artigo 7º

· Todo o animal de trabalho tem direito a uma limitação razoável de duração e de intensidade de trabalho, a uma alimentação reparadora e ao repouso.

Artigo 8º

1. A experimentação animal que implique sofrimento físico ou psicológico é incompatível com os direitos do animal, quer se trate de uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer que seja a forma de experimentação.

Artigo 10º

1. Nenhum animal deve de ser explorado para divertimento do homem.
2. As exibições de animais e os espectáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal.
helenagranjo
Registado: segunda nov 17, 2003 1:56 pm

terça dez 30, 2003 10:38 am

Desde criança que não acho piada nenhuma ao circo, precisamente por causa dos animais. Não suporto ver a maneira como eles são torturados, chicoteados, gozados, para puro gaudio da estúpida multidão. Nem é preciso falar no que se passa nos bastidores, aí então...(':evil:')
Porque não existe um circo só com pessoas? Palhaços, malabaristas, trapezistas, músicos... Há tanto para explorar.
O caso da ursa polar foi dos mais gritante que vi e ouvi até hoje!!! E nós não fazemos nada ???!!!! E o governo não faz nada!!!???
Revolta!!
sweetmoni
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 30, 2003 11:50 am

Concordo plenamente consigo...
minidiogo
Membro Veterano
Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

terça dez 30, 2003 12:12 pm

Olá!

A minha opnião continua a ser a mesma de um tópico onde respondi com o mesmo assunto! Se pudesse acabar com o circo, ja o tinha cabado há muito tempo.

Adeus
mini
sweetmoni
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 30, 2003 3:05 pm

Desculpem,é que eu não sabia que já houve um tópico sobre o mesmo assunto. :?
Nemo
Membro Júnior
Registado: sexta jan 02, 2004 9:18 pm

sábado jan 03, 2004 8:25 pm

Olá! :)
talvez venha um bocadinho tarde para falar sobre o assunto, mas só agora entrei na Arca, portanto aui vai a minha opinião.
Eu também não gosto muito de circo desde míudo, mas não sou tão radical como o mini ao ponto de dizer acabe-se com o circo. Pois acho que o circo é muito mais do que os números com os animais, por isso podem continuar a existir desde que respeitem os direitos destes e alguém fiscalize as condições em que são mantidos e treinados. E já agora que não permitam a utilização de animais selvagens como leões, elefantes, etc ... :| :)
minidiogo
Membro Veterano
Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

sábado jan 03, 2004 8:56 pm

Olá!
Eu também não gosto muito de circo desde míudo, mas não sou tão radical como o mini ao ponto de dizer acabe-se com o circo.
Eu disse que se fosse eu acabava com o circo, mas á pura e simplesmente a minha opinião. Tu tens o direito de exprimir a tua como eu a minha ;) Mas como existem outras pessoas que adoram o circo, eu tenho que respeitá-las ;)

Adeus
mini
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”