O que os cães fazem, e como devemos actuar.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta jun 15, 2011 4:51 pm

Eu guardo esse " material" numa sapateira antiga. A minha Tonha é a unica que sabe abrir as portas áquilo.
Dificil é os outros dois convencerem-na a isso... :lol: :lol: :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
CarlotaM
Membro
Registado: segunda nov 15, 2010 1:03 pm

quarta jun 15, 2011 5:12 pm

Giro, LuluB.
Vou experimentar também arranjar uma caixinha resistente, acho que será mais divertido para o Leão, e para mim também, do que ter os brinquedos espalhados e muitos, perdidos, pela casa. Ele poderá assim, aceder a todos os seus brinquedos, quando lhe apetecer, mais facilmente.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta jun 15, 2011 5:17 pm

CarlotaM Escreveu:Giro, LuluB.
Vou experimentar também arranjar uma caixinha resistente, acho que será mais divertido para o Leão, e para mim também, do que ter os brinquedos espalhados e muitos, perdidos, pela casa. Ele poderá assim, aceder a todos os seus brinquedos, quando lhe apetecer, mais facilmente.
Vai espalhá-los na mesma, a não ser que o ensine a arrumar.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
CarlotaM
Membro

quarta jun 15, 2011 5:25 pm

Uma sapateira...estou é a pensar que na sala tenho um cesto, mas em madeira, onde coloco no Inverno as acendalhas para a lareira, mas que posso perfeitamente usar como sítio acessível para o Leão ter os seus brinquedos, perde é aquela possibilidade de ele poder transportar os brinquedos de um lado para o outro, que a tal mala da amiga da LuB permite, mas se calhar isso acaba por ser um pormenor de menos importância...
CarlotaM
Membro

quarta jun 15, 2011 5:36 pm

LuMaria Escreveu:Vai espalhá-los na mesma, a não ser que o ensine a arrumar.
Não espero que ele os arrume, claro...mas podemos sempre mantê-los de forma mais organizada e interessante, para que o Leão, e eu, saibamos onde estão, geralmente (?).
ovcharka
Membro Veterano
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm

quarta jun 15, 2011 5:40 pm

Primeiro passo, ensinar o cao a trazer e a largar objectos. O meu Tosa adora fugir com objectos para eu ir atrás dele, e eu vou porque ele adora, mas assim que digo para parar e largar, ele fá-lo imediatamente, pois foi a primeira coisa que fiz, antes de jogar ao "jogo dele"
JackLab
Membro
Registado: terça ago 31, 2010 11:21 pm

quarta jun 15, 2011 9:41 pm

Paciencia, insistência e consistência são as palavras de ordem, muita repetiçao. Com o tempo o cachorro vai aprendendo. O jack até hj é brincalhao e maluco, mas apenas me roeu um banco de cozinha e mordiscou um sapato, e uns rolos de papel higienico....roubou algumas coisas da bancada da cozinha, pouco mais.....

Ele fica sozinho em casa enquanto estamos no trabalho. Inicialmente tinha acesso ao Hall e cozinha......onde deixava apenas os brinquedos dele espalhados.

Sempre que pegava em qualquer coisa que nao lhe pertence-se era imediatamente repreendido, com um não, mas tem de ser na altura...portanto inicialmente andavamos sempre em cima dele. E Todos em casa têm de ter um comportamento consistente, não pode um dizer nao e outro dizer sim :)

Hj com 20 meses o Jack fica em casa sozinho com toda a casa para ele, e não toca em uma unica coisa que não seja dele. Quando chegamos a casa, fica maluco, vai buscar a bola e fica com ela na boca a olhar para nós......

Como é que se reage a isto.... :wink:
CarlotaM
Membro

quinta jun 16, 2011 9:45 am

Jacklab, e todos,

Se calhar a ideia é de facto sermos consistentes e persistentes nas nossas atitudes.

Ainda esta manhã o Leão fugiu com a saca do lanche do meu filho, e andou a arrastá-la pelos seus xixis no pátio, e por muito que eu lhe oferecesse outra coisa para a tal troca nada o demoveu…havia o lanche dentro da saca e disso ele não abdicou.
Corri atrás dele. Acham que fiz mal, tinha outra opção?

Acredito que com persistência da minha parte, e também com o passar do tempo, as coisas vão-se “afinando”, de resto os incidentes, neste altura bastante menos do que há menos de duas ou três semanas, fazem parte, porque, lá está, os cães não vêm ensinados, embora, sinceramente, não me importava nada que viessem!
Acredito que também o Leão aos 20 meses vai ser bastante mais sossegado e adaptado à nossa casa e às suas rotinas.

Por outro lado, estou, já estava antes até (já o tinha referido aqui), a equacionar inscrevê-lo numa escola de obediência, mas não sei se é a altura ideal ou se espere por ele ser um pouco mais crescido. A minha questão é que estes incidentes fazem parte da vida de um cachorro e depois na maioria “passam”.

O que vos parece, vale a pena?
vfrusso
Membro
Registado: sexta jul 16, 2010 9:18 pm

quinta jun 16, 2011 9:53 am

Sinceramente penso que no seu caso não é prioridade coloca-lo numa escola de obdiencia, mas sim perceber como deve treina-lo a obdecer ás suas ordens. No caso que acabou de descrever, sei que é complicado, a minha também gosta de roubar uns guardanapos e andar á volta da mesa a fugir de nós. No inicio cai mas depois parava olhava para ela durante dois segundos mandava-lhe um não bastante autoritario e mandava ficar quieta enquanto me aproximava dela devagar. No inicio ainda fugia mas depois percebeu que não vou cair na brincadeira e resulta a maior parte das vezes.

Se bem que cada cao é um caso
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta jun 16, 2011 10:11 am

Se pode frequentar uma escola, força. Básicamente a aprendizagem é mais para os donos e acaba por passar momentos de qualidade com o seu cão.

Se as minhas me roubassem o saco do lanche, gritava FICA, sacava o saco e dáva-lhes com ele na pinha. Mas lá está, elas já são obedientes, o que não impede que façam disparates.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
tipets
Membro
Registado: quinta mai 19, 2011 10:37 am

quinta jun 16, 2011 10:41 am

Não tem possibilidade de frequentar uma escola de treino canino? Acho que trocar impressões com um treinador vos ia ajudar muito. :)
CarlotaM
Membro

quinta jun 16, 2011 11:15 am

CarlotaM Escreveu: Acredito que também o Leão aos 20 meses vai ser bastante mais sossegado e adaptado à nossa casa e às suas rotinas.

Por outro lado, estou, já estava antes até (já o tinha referido aqui), a equacionar inscrevê-lo numa escola de obediência, mas não sei se é a altura ideal ou se espere por ele ser um pouco mais crescido. A minha questão é que estes incidentes fazem parte da vida de um cachorro e depois na maioria “passam”.

O que vos parece, vale a pena?
Tipets, não sei se leu a minha pergunta acima, mas, sim tenho essa possibilidade, estou a equacionar se é necessário.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta jun 16, 2011 11:25 am

CarlotaM, não pode estar à espera que o Leão perceba que a dona tomou decisões a respeito da sua educação e passe de imediato a portar-se bem... :lol:

O processo é demorado e pode registar muitas recaídas, mas o segredo de toda a educação é a firmeza e a constância. Com o tempo por aliado.

Nos entretantos, só tem é de tomar medidas para si e não lhe dar ocasião de cometer patifarias como roubar o lanche do dono pequeno e arrastá-lo pelos xixis do pátio. Portanto, sugiro-lhe que passe a acautelar melhor esses lanches, que são para ele um desafio: como a ocasião faz o ladrão, depois de feito o embrulhinho, põe-se este em local inacessível ao cão. E isto serve para todos os objectos que o Leão gosta de roubar para vos pôr a correr atrás dele, numa brincadeira de prazer inexaurível para ele.

É tão simples como isto.

Pode, claro, procurar a ajuda de um treinador, se não se sente segura da sua própria eficácia educativa. Pelo meu lado, não gosto muito de soluções desse tipo, mas a CarlotaM é que sabe quais são os seus próprios limites.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
tipets
Membro
Registado: quinta mai 19, 2011 10:37 am

quinta jun 16, 2011 12:55 pm

Falo de escolas que trabalhem apenas com reforço positivo, clicker. Por curiosidade Lulub poso saber porque é que não gosta de treinadores? :roll:
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta jun 16, 2011 1:13 pm

tipets Escreveu:Falo de escolas que trabalhem apenas com reforço positivo, clicker. Por curiosidade Lulub poso saber porque é que não gosta de treinadores? :roll:
Não tenho nada contra treinadores, nem contra treino, pelo contrário, sou toda a favor.

Do que eu não gosto é de soluções comodistas: não sabemos como fazer, não estamos para nos incomodar a aprender nem a alterar os nossos hábitos quotidianos, mete-se o cão no treinador, ele que tenha o trabalho a que não estamos para nos dar o incómodo.

Não é o caso da CarlotaM, e também não acho que o caso do Leão seja tão grave que necessite de um treinador para o meter, a ele e aos donos, nos eixos. É apenas um cachorrão de uma raça em que os cachorrões são assim. Nada que não se controle e não se eduque com alguma paciência.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Responder

Voltar para “Cães”