Ajuda Chinchila

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
golyas
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina

terça jun 14, 2011 11:32 pm

isto vai ser copy paste de um email que mandei a uma pessoa que me comprou uma chinchila mas tem o essencial:

precisa de uma gaiola que seja alta com prateleiras de prefeência de pinho não tratado (nunca utilize plastico) para ela pular e uma casota, ração propria para chinchila e feno sempre à disposiçao, alfafa em rama ou em cubo duas vezes por semana, uma pedra de cálcio na gaiola e banho de areia de dois em dois ou todos os dias. Não deixe o banho de areia dentro da gaiola pois ela irá fazer as necessidades nele e depois ao rebolar irá sujar-se. a areia tem de ser areia propria para chinchila que se encontra em qualquer loja de animais. Não deixe a areia mais de 20minutos na gaiola de cada vez. Pode soltar a chinchila para ela se exercitar e voce interagir com ela. De prefência mais à noite pois elas são nocturnas e dormem de dia, num quarto sem possibilidade de ela fugir ou se magoar... eu costumo soltar na casa de banho pois assim não tem nenhuns fios para roer nem tem moveis onde se esconder. Com o tempo a chinchila irá começar a vir ter consigo e trepar por si acima. Esta menina já está habituada a vir á mão comer, a receber festas e a andar ao colo.
Pode dar umas guloseimas á sua chinchila como a passa de uva, sementes de girassol ou banana desidratada sem sal mas apenas 2 a 3 vezes por semana para a chinchila não acumular gordura no fígado. Durante o verão tem de assegurar que a chinchila irá estar num local fresco pois elas toleram muito mal temperaturas superiores a 24graus e podem mesmo morrer de choque térmico. Nunca molhe a sua chinchila pois o pelo como é muito denso demora a secar e fica húmido em contacto da pele podendo criar fungo. Para evitar fungos sobretudo na altura do inverno em que o clima está mais humido deve adicionar um antifúngico à areia (também se compra numa loja de animais) uma a duas colheres de chá por banho de areia. Pode também no inverno dar vitaminas às suas chinchilas para prevenir qualquer carência vitamínica. A areia pode ser coada com o coador para separar os cócós e reutilizada durante uma semana. Quando vir que está muito suja é trocar a areia. A gaiola deve ter aparas no fundo proprias para roedores e deve ser limpa de semana a semana. as chinchilas são dos roedores que menos odor largam e por isso é fácil manter a gaiola sem cheiro e limpa durante 7 a 10 dias. Não se pode esquecer que como são roedores os incisivos crescem continuamente e por isso a sua chinchila deve ter brinquedos e a pedra de calcio para roer, pois se não desgastar os dentes pode adoecer.
Tenha a certeza que perto da sua zona existe veterinários especializados em mamíferos exóticos para casos de eventualidades. Se for de perto de cascais recomendo a vetO*iras que é onde as minhas chins são seguidas.
a raçao que as minhas comem é uma mistura de versele laga duo e versele laga nature.

espero ter ajudado!
cumps
<strong>Chinchilas da Linha</strong>- cria&ccedil;&atilde;o particular de chinchilas, visite o meu site: https://sites.google.com/site/chinchiladalinha/

adicionem-me no facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php? ... 1841910305
cdoroedor
Membro Veterano
Registado: segunda jul 19, 2010 7:36 pm

quarta jun 15, 2011 10:44 am

ola a todos e sempre muito bom haver pessas que se preocupem com o que o animal precisa antes de o adquirir :wink: :D .
agora houve aqui uma opiniao que eu nao concordo...
chinchilavis,cnsegue se sim doesticar uma chinchila tem e de se ter paciencia e ir se ``devagarinho`` e fazer com que elas tenham confiança conosco e que se sintam bem e na assustadas.
com as minhas o que eu cstumo fazer è o seguinte quando compro uma chinchila nova e ela esta um pouco assustada (foi o caso de uma violeta qe comprei que ja è adulta) ela nao achava la muita piada quando eu me aproximava da gaiola,mas eu tinha de la ir tratar deles com è obvio.
3 dias depois de estar ca em casa ja familiarizada soltei a a primeira vez.........
foi horrivel andei 1hora atras dela para a apanhar,mas sempre cm calma e a falr com ela,depois metia na gaiola,dei lhe um pouco de maçã (tive sempre a maçã na mao se ela quizece tinha de vir buscar)
ela começou se a habituar hoje ja a solto e ela salta para cima de mim.....
(e a pessoa a quem a comprei fez questao de mencionar que ia vender aquela mesmo por ela ser brava) portanto com paciencia elas va la.
mas cada um tem a sua piiao e ainda bem que assim o è.
sbre manter uma chinchila nao tenh mais nada a dizer pis ach que ja foi mencionado tud o que e importante por isso nao vou comentar essa parte.

em relaçao o juntar duas chinchilas.
duas chinchilas sao facei de juntar enquanto bebes,em adultas è um pouc mais dificil,mas se soubs fazer nada è complicado.
entao o 1º passo è ter duas gaiolas perto uma da outra mas nao suficientemente perto ao ponto que se possam atacar pelas grades .

(estou a falar de como juntar um casal)
depois solta-ls um pouc a noite visto que è a noite que esta mais activos,mas nao è no primeiro nem segundo dia depis de 3 ou 4 dias.
quando o casal estiver a solta nunca se distraia com nada ou va embora do sitio onde eles estao.
o macho tanto anda tanto anda que aceita a femea sem problema e quase nunca arranja debates,com a femea e mais complicado mas e cas de se esperar pelo proximo cio da femea ela durante o cio ira aceita-lo sem qualquer problema. e ai pode junta-los numa so gaiola,se quer juntar junte sempre um casal se nao quer criaçao castre o macho ou esterelize a femea mas nunca queira juntar dois machs adultos ou duas femeas adultas... (boa sorte) :wink: :wink: :)

espero ter ajudado. :wink:
pacoo
Membro Veterano
Registado: quarta out 14, 2009 5:00 pm

quarta jun 15, 2011 10:56 am

eu tenho um macho adulto e queria ter outra chinchila macho, mas iria compra-lo em bebe. existe problema em ser dois machos?

tenho outro método de como juntar chinchilas (andei a pesquisar) e se algum dia tiver outro bebe para junta-lo com o meu macho é assim que irei proceder, digam-me se está errado ou correcto: Na primeira semana irei juntar as gaiolas mas de maneira a que não se mordam (como já foi referido). Na segunda irei em cada noite troca-los de gaiola, para se habituarem ao cheio um do outro. NA terceira semana irei continuar a muda-los de gaiola mas junto as gaiolas mais próximas. Finalmente na quarta semana solto-os sobre a minha supervisão. Se ver que eles não se dão bem mais uma semana com as gaiolas próximas e muda-los de gaiola em cada dia, se eles se derem bem junto-os na gaiola. O que acham, correcto ou errado? :? Tenho só uma pergunta: Se eles se derem bem, não se iriam dar mal dentro da gaiola, visto que o espaço onde os vou soltar é maior que a gaiola? :|
golyas
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina

quinta jun 16, 2011 12:00 am

o metodo está correcto, no entanto quando se junta um bebe a um adulto raramente há problemas e o que eu tenho feito é juntar num terreno neutro sem cheiros e ver a reacção. é raro um adulto atacar se a uma cria e por isso costuma funcionar muito bem =) se houver demonstrações de agressividade então sim, deve se proceder ao protocolo de apresentação
<strong>Chinchilas da Linha</strong>- cria&ccedil;&atilde;o particular de chinchilas, visite o meu site: https://sites.google.com/site/chinchiladalinha/

adicionem-me no facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php? ... 1841910305
cdoroedor
Membro Veterano

quinta jun 16, 2011 9:02 am

ola.
como a golyas ja referiu o metodo esta bem. eu sobre essa questa nao posso argumentar,pois nunca tentei juntar dois machos.sei que quando ha um adulto e um baby,raramente o adulto ``maltrata`` a cria mas......
mas Pacoo serà que nao gostava de ter uma ninhadazita de chinchilas?
hehehehehehe. estou a brincar.
boa sorte com a aquisiçao :wink:
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

quinta jun 16, 2011 9:04 pm

croedor, exprimi-me mal. :wink:
Eu falava em domesticar no sentido de que uma chinchila não é um cão nem um gato, a quem se pode quase ensinar onde fazer xixi e cócó. :D É um animal que está activo sobretudo à noite e mudar isso é impossível. :P Ao contrário de um cão ou gato, a chinchila não pode passear livremente pela casa.

Ah... e as chinchas não ligam aos nossos "Não", ao contrário de cães e gatos. Continuam a fazer o que lhes apetece. :P 8)
cdoroedor
Membro Veterano

quinta jun 16, 2011 11:26 pm

chinchilavis,peço desculpa. :oops:
mas tem toda a razao.
e posivel domesticar uma chinchila mas è impossivel ``adestra-la``
nao sei se o termo è o mais correcto. :D
:wink:
acorchins
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 1:55 am

sexta jun 17, 2011 3:22 am

Vamos lá de uma vez por todas desfazer este mito: é possível ter dois machos juntos e não haver problema e até se pode tentar juntar já em adultos, existe um perigo real é se houver fêmeas por perto pois na altura do cio delas eles podem agredir-se e lutar para disputar a fêmea. Outra coisa as chinchilas podem e devem ser manuseadas em pequenas, senão ficam muito ariscas e torna-se dificil manter uma relação com elas e esse trabalho deve ser feito logo desde cedo.
Responder

Voltar para “Exóticos”