Atropelamento de gata (imagens eventualmente chocantes)

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo jun 19, 2011 1:22 am

Não sei se há por aqui quem possa ajudar-me. Já fui ao "consultório" da Arca, já falei com o SEPNA e está a ser complicado...

No passado dia 2 de Junho, a minha gata Kika foi atropelada por um tractor agrícola sem reboque. A Kika estava com outros gatos ao pé de casa, em terreno privado, e eu estava em casa, doente, e preparava-me para me ir deitar um bocadinho, quando ouvi o tractor e, olhando pela janela do meu quarto, o vi a manobrar junto à garagem. Saí, para ver o que se passava (pois não é todos os dias que um tractor quase nos entra casa adentro e sem aviso), e os gatos, que tinham saído à rua apenas uns momentos antes, correram assustados, para dentro de casa... todos menos a Kika, que foi apanhada pelo tractor quando o homem manobrava e estava ali mesmo, no meio do caminhozito de terra que dá acesso à garagem, encolhidinha. Sem ferimentos aparentes, peguei nela; e miou de dor. Pousei-a e não se sustentava nas patas dianteiras. Chamei o homem, que veio, disse-lhe que me tinha atropelado a gata (que entretanto já tinha posto na transportadora para levar ao vet), pediu muita desculpa, que não a viu, que os gatos fogem... e voltou ao seu trabalho, enquanto eu "voei" até à clínica, com a gatinha a gritar.

Chegou em estado de choque e logo que possível, radiografada: apresentava um ligeiro edema pulmonar e ambos os braços partidos, do ombro ao cotovelo. O braço direito estava mesmo muito danificado, estilhaçou todo, e acabou por ter de ser amputado, na cirurgia realizada dia 5 de Junho; o outro braço ficou com um ferro de fixação. O edema pulmonar, felizmente, não provocou sequelas graves.

Na tarde do atropelamento, cheguei a casa a tempo de falar com o autor do atropelamento que afirmou, na frente dos meus senhorios, que ia fazer a participação ao seguro, e facultou-me quer o seu contacto, quer o do seu mediador. Telefonei a este último, que disse que o seguro não cobria, e que a gata não podia estar solta na via pública. Contrariei, que a gata estava em propriedade privada e, tratando-se de um bem móvel, perante a lei, tinha de estar coberta pelo seguro de responsabilidade civil. Foi-me então sugerido que apresentasse a reclamação à companhia de seguros, porque ele iria aconselhar o seu cliente a não participar.

E assim foi; esperei os 8 dias de lei, telefonei-lhe e ele não tinha particpado nem tinha intenção de participar. Expliquei-lhe que era preferível ser ele a fazer a participação, se me tivesse batido no carro ou destruido a mesa da esplanada que era igual. Que não, e que gatos havia muitos, e não se ia chatear por causa de um gato.

Voltei a abordá-lo uns dias depois, quando veio com a enfardadeira - desta vez a minha senhoria ligou-me a avisar que ele estava a chegar, para eu poder recolher os gatos, mas eu ainda não os tinha deixado sair - e simplesmente começou aos gritos, sobretudo quando eu lhe falei dos custos, que já ultrapassam os 1000 euros. Nem vou aqui repetir o que ele disse, porque não foi educado nem simpático, mas terminou com isto: "já lhe dei os meus dados, já lhe disse para ir reclamar, eu depois vou lá assinar, quer melhor???" Respondi-lhe simplesmente que sim, que queria melhor, e despedi-me educadamente. Voltei para casa, liguei para a companhia de seguros para saber o que era necessário, mas o nome do cliente não condizia com o nome do mediador, enfim... tentaram sacudir a água do capote.

A falar com o SEPNA, voltei a explicar tudo, terreno privado, gata vacinada, esterilizada e com coleira identificativa, tudo direitinho... recomendaram que apresentasse queixa na GNR: uma queixa crime por danos patrimoniais (art 212º do Código Penal), mas ia ser complicado e moroso, além de acarretar ainda mais custos e todas as chatices que traz o recurso ao tribunal.... Não tinham conhecimento de nenhum caso semelhante para me orientar e de seguros também nada sabiam.

Os meus senhorios também falaram com o senhor (contratado por eles) no sentido de o fazerem ver que era melhor participar, mas ele respondeu-lhes o mesmo que a mim: que não tinha tempo, não estava para se chatear e eu que apresentasse a reclamação, q ele assinava tudo.

E agora, o que é que eu faço? :(

A Kika agora está assim:

Imagem

Imagem

Imagem

local onde a encontrei imóvel (assinalado com o banquinho)
Imagem

E aqui é onde vivo: bem longe de estradas, a rua, de terra batida, termina na minha garagem...
(isto é o que vejo da janela da frente)
Imagem

A "eira" onde os gatinhos costumam estar:
Imagem

mas adoravam brincar e dormir entre as ervas altas dos terrenos ao pé... A Kika, meiguinha e confiante como é, não fugiu do barulho do tractor, como os outros... mas onde foi atropelada, eu já tinha cortado as ervas, e ela estava a tentar regressar a casa, mais um metro e estaria a salvo :(

Nunca me vi numa situação destas. Preciso mesmo da vossa ajuda.
Última edição por Chamarrita em domingo jun 19, 2011 1:46 am, editado 1 vez no total.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
mcsc123
Membro Veterano
Registado: quinta jan 01, 2009 4:05 pm

domingo jun 19, 2011 1:40 am

:arrow:
Miwo
Registado: sexta ago 14, 2009 7:41 pm

domingo jun 19, 2011 2:10 am

É um assunto realmente delicado. Realmente este país é uma desgraça em relação às leis. Para nos protegermos e lutarmos pelos nossos direitos ainda temos de pagar para tal!
Não sei que lhe posso dizer, mas desejo-lhe toda a sorte do mundo e que justiça seja feita! Se o culpado tivesse juízo pagava as despesas do veterinário e não diria nada, que o homem não tinha nada de entrar em propriedade privada e se isso resultou no sofrimento de um ser vivo, algo devia ser feito!

Que tudo corra tudo pelo melhor e que consiga resolver este problema. A Kika tem sorte em ter uma pessoa tão dedicada na vida dela :)

Muita força!
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo jun 19, 2011 2:29 am

Ele tinha de entrar, para ter acesso ao terreno onde ia cortar a erva... mas lá por a casa ser arrendada aos donos do terreno, não significa que não tivesse de pedir autorização para manobrar ao pé da garagem, ou pelo menos avisar. Mas já se sabe, nos meios pequenos... :?

O homem está a ser parvo mesmo, se ele tivesse feito a participação o seguro pagava, o agravamento seria mínimo, os seguros de tractores são baratos. Mas ele não acredita que, perante a lei, um animal é apenas uma coisa, um bem móvel. Eu juro que expliquei. Realmente não cabe na cabeça de ninguém, mas é assim que as coisas são! Se formos para tribunal, não há seguro que lhe valha, paga os danos patrimoniais e os morais...

A Kika teve muita sorte em safar-se "só" com uma pata a menos, não consigo imaginar como é possível estar viva depois de lhe passar um tractor em cima! :o Uma das 7 vidas já foi! :(

Ah, mas vou lutar por ela, vou. Só tenho de descobrir como! E entretanto... o tópico das pragas vai dar jeito. :twisted: Embora, confesso, tenha algum receio, porque ele sabe onde eu moro... :roll: e tenho mais gatos! :? Mas o receio não vai calar-me, não.

Obrigada pelas suas palavras. :)
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

domingo jun 19, 2011 6:41 am

Chamarrita, lamento muito o sucedido, tadinha da sua kika! :(

Eu não estou muito a par das leis aí em Portugal, mas penso que não sendo a sua propriedade vedada e ainda por cima com serventia de livre acesso(via pública)...o que prevalece é aquela lei, que nenhum animal pode transitar ou estar na via pública sem um responsável, qualquer coisa assim!

Penso que aqui só lhe valerá a boa vontade do tal Sr., parece-me um caso bem complicado de se fazer justiça de outra forma.

Mas já procurou um advogado?

As melhoras da sua gatinha, que tudo corra pelo melhor.
MathHopkins
Membro Veterano
Registado: segunda jun 06, 2011 4:50 pm

domingo jun 19, 2011 8:49 am

Bom dia

Feliuzmente já existem precedentes , nomeadamente o badalado caso da casal em que um vizinho lhes atropelou a catatua no acesso da garagem
http://www.inverbis.net/tribunais/segur ... tatua.html

Note que vai levar tempo mas acredito que ganhe a causa. Afinal se ele entrou em zona bem delimitada da sua casa( seja arrendada ou não) a lei está do seu lado.
O que sugeria é o seguinte, contacte por Email e por telefone a ANIMAL e a LPDA, peça para ter aconselhamento jurídico, não desista de o pedir, de forma a ter tudo bem fundamentado.Pode ainda fazer queixa ao Instituto de Seguros de Portugal, a entidade que regula as seguradoras, www.isp.pt

Boa sorte, penso que correrá tudo bem.
Nisi pythonissam Arca
Chamarrita
Membro Veterano

domingo jun 19, 2011 9:55 am

MathHopkins Escreveu:Bom dia

Feliuzmente já existem precedentes , nomeadamente o badalado caso da casal em que um vizinho lhes atropelou a catatua no acesso da garagem
http://www.inverbis.net/tribunais/segur ... tatua.html

Note que vai levar tempo mas acredito que ganhe a causa. Afinal se ele entrou em zona bem delimitada da sua casa( seja arrendada ou não) a lei está do seu lado.
O que sugeria é o seguinte, contacte por Email e por telefone a ANIMAL e a LPDA, peça para ter aconselhamento jurídico, não desista de o pedir, de forma a ter tudo bem fundamentado.Pode ainda fazer queixa ao Instituto de Seguros de Portugal, a entidade que regula as seguradoras, www.isp.pt

Boa sorte, penso que correrá tudo bem.
Muito obrigada, MathHopkins. Já tinha lido o caso da morte da catatua, mas, não sei porquê, achei que não se aplicaria, uma vez que houve morte e não desfiguração da "coisa". Vou então contactar essas entidades, muito obrigada. :)

Browneye, em relação aos gatos, a lei é clara, podem circular na via pública desde que com coleira identificativa. Mas aqui não se trata de via pública, nem sequer a "serventia", é tudo privado e, ainda que frequentem propriedades vizinhas, tenho autorização dos seus donos. Mas obrigada pelo apoio. :)
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

domingo jun 19, 2011 10:13 am

Não sei de nada que possa ajudar... mas vou querer saber o desfecho da "coisa". A lei parece estar do teu lado Chama, agora falta é que quem tem o poder de a aplicar o queira fazer "por causa de um gato" :evil:

Pobre gatinha... como é que ela se está a aguentar?
Patadas
Membro Veterano
Registado: domingo jan 09, 2011 2:13 pm

domingo jun 19, 2011 10:43 am

Já tinha estado ao corrente disso, mas Chama segundo o que relatou, ele entrou-lhe pela propriedade ( correcto? ), visto que a gato a estava dentro da sua propriedade, pode fazer queixa dele sobre invasão de propriedade, e acusá-lo de querer intencionalmente magoar o animal, tudo á GNR.
De qualquer modo, se o carniceiro, tivesse obrigação moral, podia ajudá-la a suportar os custos mas isso já não se encontra
Mas como sabe as leis portuguesas favorecem os culpados não as vítimas, portanto acima de tudo desejo boa sorte á Kika.
Chamarrita
Membro Veterano

domingo jun 19, 2011 12:04 pm

marianamar Escreveu:Não sei de nada que possa ajudar... mas vou querer saber o desfecho da "coisa". A lei parece estar do teu lado Chama, agora falta é que quem tem o poder de a aplicar o queira fazer "por causa de um gato" :evil:

Pobre gatinha... como é que ela se está a aguentar?
Ela está bem, apesar da amputação e do ferro de fixação e do funil. Só fica um bocado apavorada quando ouve tractores e semelhantes aqui ao pé, mas fora isso come muito bem, consegue deslocar-se perfeitamente, até saltar de e para onde não deve. :evil: Mas não a posso confinar, porque ela tem de usar a pata (e usa, até já arranjou maneira de me amassar os cabelos com 3 patas! :roll: ). Também já teve de ser cosida pela 3ª vez - a segunda foi logo no dia a seguir à cirurgia, andou a fazer asneira e abriu os pontos todos. :? Desta vez, "só" andou a esfregar-se em todo o lado e consegui encher a sutura de lixo e pêlos (dos outros gatos), o que impediu a pele de "colar". Por mim tapava a sutura com gaze, mas o dr quer que cicatrize ao ar, e ele é que manda. Limpo e desinfecto umas 3 vezes por dia, continua a fazer antibiótico e daqui a umas 3 semanas deve poder tirar o ferro.

Patadas, eu não creio que o atropelamento tenha sido intencional, mas houve negligência por parte do condutor...
Patadas
Membro Veterano
Registado: domingo jan 09, 2011 2:13 pm

domingo jun 19, 2011 12:13 pm

Não tenha pena dele! Mesmo que não feito de propósito, ele está a agir como se tivesse feito
cris94
Membro Veterano
Registado: quarta mar 16, 2011 9:21 pm
hamster: douradinho pescanova
cadelinha: nikita a diabrita

domingo jun 19, 2011 12:24 pm

chama é esta a gatinha que lhe atropelaram? pobre princesa tão linda e ja lhe quiseram tirar a beleza :evil: mas olha kika um segredo entre nos as duas, recupera bem pois tu mesmo sem uma patinha es linda de morrer e esses olhos conquistam qualquer um, chama força e mima muito essa princesinha, e aperte com o homem ele tem que se responsabilizar pelo que fez, era como se tivesse atropelado uma criança, Deus deu-nos olhos para ver e cérebro para pensar, a gente que é desumana :evil: e quem sofre são sempre os animais :evil: se precisar de algo e so dizer :wink:
<strong>os c&atilde;es s&atilde;o o melhor amigo do homem mas por vezes o inimigo dos c&atilde;es &eacute; o homem... </strong> <strong>porque nos fazemos em grandes se a maior pessoa e aquela que consegue amar e que consegue ver o brilho nos olhos de quem espera ser amado... 'os gatos n&atilde;o s&atilde;o trai&ccedil;oeiros, eles adoram-nos e fazem tudo por nos, s&atilde;o humanos como nos que s&atilde;o trai&ccedil;oeiros e em vez de amor fazem sofrer'-dito por uma crian&ccedil;a de 6 anos</strong>
Chamarrita
Membro Veterano

domingo jun 19, 2011 12:28 pm

Patadas Escreveu:Não tenha pena dele! Mesmo que não feito de propósito, ele está a agir como se tivesse feito
Não tenho pena nenhuma, mas nestas coisas temos de nos limitar aos factos. Ele não quer é meter-se em despesas e chatear-se "por causa de um gato", "o que há mais é gatos, até andam a dá-los"...
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
cris94
Membro Veterano
Registado: quarta mar 16, 2011 9:21 pm
hamster: douradinho pescanova
cadelinha: nikita a diabrita

domingo jun 19, 2011 12:32 pm

Chamarrita Escreveu:
Patadas Escreveu:Não tenha pena dele! Mesmo que não feito de propósito, ele está a agir como se tivesse feito
Não tenho pena nenhuma, mas nestas coisas temos de nos limitar aos factos. Ele não quer é meter-se em despesas e chatear-se "por causa de um gato", "o que há mais é gatos, até andam a dá-los"...
quando a maezinha dele morrer também lhe vão dizer o mesmo, é so uma mulher há muitas ate andam a dar crianças :twisted: , just kidding, um gato nao é só um gato é um companheiro para a vida e ate um membro da família, de 4 patas mas é e a perda de um amigo de 4 patas tem um sofrimento enorme tal como perder um amigo ou um familiar
<strong>os c&atilde;es s&atilde;o o melhor amigo do homem mas por vezes o inimigo dos c&atilde;es &eacute; o homem... </strong> <strong>porque nos fazemos em grandes se a maior pessoa e aquela que consegue amar e que consegue ver o brilho nos olhos de quem espera ser amado... 'os gatos n&atilde;o s&atilde;o trai&ccedil;oeiros, eles adoram-nos e fazem tudo por nos, s&atilde;o humanos como nos que s&atilde;o trai&ccedil;oeiros e em vez de amor fazem sofrer'-dito por uma crian&ccedil;a de 6 anos</strong>
Acaldeira
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

domingo jun 19, 2011 12:42 pm

cris94 Escreveu:
Chamarrita Escreveu:
quando a maezinha dele morrer também lhe vão dizer o mesmo, é so uma mulher há muitas ate andam a dar crianças :twisted: , just kidding, um gato nao é só um gato é um companheiro para a vida e ate um membro da família, de 4 patas mas é e a perda de um amigo de 4 patas tem um sofrimento enorme tal como perder um amigo ou um familiar

Quando sentires na pele o sofrimento de perder um familiar pode ser que te deixes dessas piadas.
&#9556;&#9552;&#9552;&#9559;
&#9562;&#9559;&#9556;&#9565;
&#9556;&#9565;(¯`v´¯)
&#9562;&#9552;&#9552;`. Amstaff &#9644;&#9829;&#9644;

Sub-F&oacute;rum American Staffordshire Terrier: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=175

American Staff Terrier Clube de Portugal: http://www.astcp.pt/

Bloqueado

Voltar para “Outros Tópicos”