Duvidas quanto ao sexo dos meus gerbils !

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
gerbomaniac
Membro Júnior
Registado: terça set 21, 2010 9:36 pm

sexta jun 10, 2011 5:57 pm

ola galera eu queria pedir uma ajuda a voces , e que nesta semana eu fui a uma loja e comprei 2 gerbil agouti , eu queria um casal , e queria que fossem os mais jovens entao pedi para o responsavel olhar , mas por serem muito novos ele disse que nao estava conseguindo distinguir macho de femea , ate que mes e dificil distinguir ? sei que a partir dos 1 mes ja fica visivel os testiculos do macho ne ? mas para mim ambos parecem iguais sem testiculos , sera que e pq sao muito novos ? ou e que sao 2 femeas ?

Alguem tem fotos de ambos os sexos antes de se mostrar visivel o testiculo do macho para eu pode tentar comparar?

eu tentei tbm pela glandula de odor so que me lembrei que ambos tem isso , so que nos meus o d eum tem uma aparencia mais amarronzada como se fosse uma mancha e o outro n , o que isso significa ?

Abracos!!
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

sábado jun 11, 2011 7:26 pm

Imagem

Fêmea na esquerda Macho na direita
gerbomaniac
Membro Júnior

domingo jun 12, 2011 12:54 am

e como eu pensava eu tenho 2 femeas , sao bem pequenas mesmo

sera que se eu arranjar um macho ainda consigo juntar com facilidade ?

e mesmo se ela ficar maior ( terei que esperar chegar na loja mais gerbils ) sendo macho e femea da para juntar ?

Abracos!!
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

segunda jun 13, 2011 9:11 pm

A partir do momento em que se tornam adultos, os gerbos são muito difíceis de se juntar. Depende claro de animal para animal. Tenho fêmeas muito submissas que consigo juntar a machos, e tenho fêmeas que não consigo por nada deste mundo.
gerbomaniac
Membro Júnior

quinta jun 16, 2011 6:58 pm

consegui ir a loja e trocar por 2 filhotes , esses com certeza um casal
tinha chegado 4 na loja e eram ainda menores que as femeas por isso preferi trocar por 2 dos menores ja que nao queria juntar 1 femea maior com um macho pequeno afinal n sabia direito a idade delas , mas esse que eu peguei devem ter menos de 1,5 meses , pois eram menores do que os matrizes que eu tinha comprado com 1 mes

Agora uma coisa, aki no brasil nao se vende boas forragems para gerbils , a unica que se vende em lojas aki e a serragem de pinus , o que eu faco ? eu estou usando essa por enquanto mas tenho medo

o que eu poderia usar numa boa com eles?

Abracos!!
pacoo
Membro Veterano
Registado: quarta out 14, 2009 5:00 pm

quinta jun 16, 2011 7:06 pm

só tenho uma pergunta: os dois animais mais recentes não serão irmãos? e se forem existe algum tipo de problema se eles tiverem filhotes? desculpe a invasão do tópico :?
gerbomaniac
Membro Júnior

sexta jun 17, 2011 4:23 am

nao se preocupe em postar suas duvidas aki meu amigo , e bom ate que evita a criacao de outro topico para uma pergunta que pode ser feita aki mesmo

sim , ha a possibilidade de serem irmaos sim , eu so optei pois acredite se quiser em toda a cidade essa e a unica loja que se vende gerbils , e mesmo assim so ha de uma cor sempre , Agouti , por isso eu apostei neles , pois eram minha ultimas alternativas , eu n sei que problemas podem acarretar a reproducao entre irmaos , tomara que n seja algo grave , ou entao que n sejam nem irmaos , eu queria saber qual a probabilidade de nascerem somente agoutis de um casal de gerbils , afinal sao varias as possiveis combinacoes , mas vamos ver no q da

Abracos!!
pacoo
Membro Veterano

sexta jun 17, 2011 7:56 am

gerbomaniac Escreveu:nao se preocupe em postar suas duvidas aki meu amigo , e bom ate que evita a criacao de outro topico para uma pergunta que pode ser feita aki mesmo

sim , ha a possibilidade de serem irmaos sim , eu so optei pois acredite se quiser em toda a cidade essa e a unica loja que se vende gerbils , e mesmo assim so ha de uma cor sempre , Agouti , por isso eu apostei neles , pois eram minha ultimas alternativas , eu n sei que problemas podem acarretar a reproducao entre irmaos , tomara que n seja algo grave , ou entao que n sejam nem irmaos , eu queria saber qual a probabilidade de nascerem somente agoutis de um casal de gerbils , afinal sao varias as possiveis combinacoes , mas vamos ver no q da

Abracos!!
depois se resultar em alguma coisa dê notícias. e meta fotos dos novos animais :)
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

sexta jun 17, 2011 8:01 am

Consanguinidade é sempre de evitar.

E se não sabes quais os problemas e o que estás a fazer, porque vais te por com criações?
Depois se tiverem uma ninhada como é? Vais arranjar 2 gaiolas bem grandes para separar machos e femeas?

Tenta lá que te troquem um deles ou separas-os.
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
pacoo
Membro Veterano

sexta jun 17, 2011 8:19 am

FeelingNerD Escreveu:Consanguinidade é sempre de evitar.

E se não sabes quais os problemas e o que estás a fazer, porque vais te por com criações?
Depois se tiverem uma ninhada como é? Vais arranjar 2 gaiolas bem grandes para separar machos e femeas?

Tenta lá que te troquem um deles ou separas-os.
eu no inicio tinha uma gaiola com dois hamsters irmãos. A minha vizinha também tinha uma hamster e eu quis passar pela experiência de ter filhotes de hamster. Arranjei donos para quase todos os hamsters, resultado: três gaiolas em casa, uma para cada hamster (não pode haver mais do que um em cada gaiola).

Isto tudo só para dizer tem de se pensar primeiro muito bem, ver se existe espaço, ver se estamos bem informados. Mas se acha que tem isso tudo então força, mas pense bem. :P
gerbomaniac
Membro Júnior

domingo jun 19, 2011 9:51 pm

a questao nao e que eu tenha pego sabendo que eram irmaos para cruzarem , mas sim que eram os que estavam disponiveis a venda , e eu os peguei, pq a femea que eu ja tinha era grande , e todos sabem o quao complicado e juntar uma femea grande com outro gerbil , ela ja estando habituada , por tanto nao quis arriscar fzr e acarretar brigas e nao poder trocar mais

e muitas vezes gerbils que foram comprados em lojas e cruzam sao irmaos , afinal nao sendo um criador , que garantia alguem pode dar que nao sao irmaos? pq sao de cores diferentes ? isso e quase impossivel por causa da vasta possibilidade de combinacoes geneticas em um mesmo casal , eu mesmo com um casal agouti e lt.cp;agouti , tive argente cream , PEW , lt.cp.agoutis e argente golden , em apenas 2 ninhadas , enao se sabe ao certo se sao irmaos ou n

e muitas vezes as consanguinidades sao usadas para se itensificar ou melhorar alguma cor e caracteristicas , os seus riscos estao numa possivel tendencia a certa doenca que pode ser intensificada se cruzando irmaos , como tbm tem seu ponto positivo como por exemplo itensificar uma personalidade positiva e natureza ou ate beneficios na questao da saude do animal , sendo que o mais arriscado e cruzar irmaos nascidos desses casal de irmaos , e isso eu ja nao irei permitir pois ja vou poder ter um controle natural e mecanico ( natural pq so a femea matriz cruza numa colonia ) porem , nao e tecnicamente irresponsabilidade minha pois nao pude determinar um controle sobre o casal adiquirido , mas terei a conciencia quando for eu a lidar com as suas geracoes............ eu ja tenho experiencia com gerbils , e sou capaz e apto a cria-los , como tbm ja o fiz com hamsters e hamsters anoes , ja sei destino para os filhotes antes que os mesmos atinjam maturidade sexual , pois a mesma loja que eu comprei , compra e aceita doacoes dos filhotes de roedores e outros animais , alem de contatos que tem interesse em filhotes e eu sou um dos unicos criadores de gerbil aki na minha cidade

pode deixar que assim que conseguir posto fotos dos bebes , eles devem ter no maximo 1,5 meses , sao muito pequenos e fofos

Abracos!!
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo jun 19, 2011 10:00 pm

Os gerbos vivem em colonias a matriarcas gerem as ninhadas, só é dificil juntar exemplares com mais de 3 meses de idade porque não aceitam outros de outras colonias, a consanguinidade é normal na colonia e só ao fim de muitas gerações pode trazer algum problema e é com ela que se conseguiu o leque de tantas cores e variedades de gerbos dos nossos dias.
gerbomaniac
Membro Júnior

domingo jun 19, 2011 10:55 pm

entao sendo a primeira ninhada entre irmaos nao tem problema correto ? desde que eu nao arrisque mais na futura geracao ne ?

eu queria que voces me ajudassem com uma coisa , eu vi num site ( nao consegui mais achar ) umas fotos e artigos falando sobre como manter os animais domesticos em qualidades de vida o mais proximo da natureza , e quanto aos gerbils mostrou uma foto de um bloco feito de material para blocos e telhas ja com entradas e tuneis para os gerbils , com camaras e tudo mais , eu achei legal e interessante , eu queria entao saber se eu posso tentar reproduzir isso no meu aquario , usando argamassa com argila , para fazer 2 quadrados de 50x50x20 ( cxlxa ) com os tuneis ja feitos e camars tbm para os gerbils e por areia por cima e algums troncos e pedras, sera que ficaria viavel ? tipo eu usar uma caixa como molde e despejar a mistura la para ir formando os tuneis e camaras ( que ficassem virados para o vidro ) , se nao for que outros materiais poderia utilizar para esse fim ?

Abracos!!
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo jun 19, 2011 11:32 pm

e como limpas os tuneis de argamassa?, é que ao fim de uns xixis é capaz de começar a ter cheiro
gerbomaniac
Membro Júnior

domingo jun 19, 2011 11:46 pm

para as fezes e cascas pretendo usar algum mini aspirados e quanto a urina vou deixar areia e materiais de ninho nos tuneis ai eu troco ate a areia mesmo

mas nao serao tuneis por todo o aquario , so serao tuneis que fique aberto para o vidro para observar e ficar facil de tirar e limpar entende ?

mas eu posso usar a argamassa mesmo ou rejunte de parede ? ( vi uma receita para se fazer pedras artificiais para bonsais com cimento e rejunte da cor desejada ) ai e so eu usar um cubo de 50x50x20 para por para formar um bloco e moldo os tuneis o que vc acha ? tem alguma ideia de como moltar os tuneir e camaras?

Abracos!!
Responder

Voltar para “Exóticos”