Veia saliente

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
Rita964
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2010 3:23 pm

terça jun 21, 2011 8:53 pm

Olá, boa noite a todos !
Vou perguntar uma coisa, que pode soar parva ou assim :P
Mas é normal um cavalo ter as veias mais salientas nas pernas de trás? (se me faço entender) :?
Quer dizer, que tem algum problema no sangue? Ou muito gordo? Ou problemas de músculos? :?

Obrigada :)
CatarinaLuz
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:15 pm
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

terça jun 21, 2011 9:01 pm

Rita eu acho que não tem problema nenhum, nem me parece nada anormal. Eu também reparo nisso, acho que em geral as veias dos cavalos se custumam notar mais nos membros e na barriguita :D

Acho que não há razão para te preocupares :)
Rita964
Membro Veterano

terça jun 21, 2011 9:04 pm

Obrigada :)
É que também noto! E não só nos outros cavalos, como na minha menina também!
E era estranho que a minha menina tivesse esse problema e os outros cavalos também, então estava tudo doente!! :P

Obrigada, Catarina :D
CatarinaLuz
Membro Veterano
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

terça jun 21, 2011 9:25 pm

Pois, é como nas pessoas, há pessoas que têm as veias mais salientes do que outras. Nos cavalos é igual, mas mais frequente, parece-me. Maior parte dos cavalos têm veias salientes, é raro o que não tenha.

De nada Rita, sempre às ordem! :D
omegaaa
Membro Veterano
Registado: segunda fev 14, 2011 1:32 pm
Localização: dois dogues alemães, duas whippets, uma yorkshire terrier, ratazanas, três gatas, cobras, dois furõe

quarta jun 22, 2011 1:24 am

há uma piada corrente entre veterinários, em que se diz que os animais teem as veias mais salientes para facilitar o trabalho do médico veterinário! :lol:

não se preocupem, é perfeitamente normal.

aliás, se carregarem suavemente no pescoço de um cavalo, na dobra entre a face lateral e o bordo inferior do pescoço, vão ver a veia jugular a ficar mais saliente. é a veia de maior calibre no cavalo ;)
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

quarta jun 22, 2011 8:35 am

omegaaa Escreveu:há uma piada corrente entre veterinários, em que se diz que os animais teem as veias mais salientes para facilitar o trabalho do médico veterinário! :lol:

aliás, se carregarem suavemente no pescoço de um cavalo, na dobra entre a face lateral e o bordo inferior do pescoço, vão ver a veia jugular a ficar mais saliente. é a veia de maior calibre no cavalo ;)
As coisas que esta mulher sabe 8)
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

quarta jun 22, 2011 11:29 am

também conheço um dito de antigamente em que diziam que um cavalo em que se notassem bem as veias, era sinal de pureza da raça :lol:
mas até os cruzados as têm, por isso 8) :twisted:

é completamente normal e depois do trabalho quando estão suados, vais notar as veias ainda melhor :wink:
CatarinaLuz
Membro Veterano

quarta jun 22, 2011 11:42 am

omegaaa Escreveu:há uma piada corrente entre veterinários, em que se diz que os animais teem as veias mais salientes para facilitar o trabalho do médico veterinário! :lol:

Também já ouvi essa dos veterinários ahahahah :D e é bem verdade! :P
omegaaa
Membro Veterano
Localização: dois dogues alemães, duas whippets, uma yorkshire terrier, ratazanas, três gatas, cobras, dois furõe

quarta jun 22, 2011 12:49 pm

miguelabm Escreveu:

As coisas que esta mulher sabe 8)
ó ó... *faz aquele gesto de juntar o polegar com o dedo médio*.. resmas de conhecimento! 8)
omegaaa
Membro Veterano

quarta jun 22, 2011 12:56 pm

CavaleiraVNF Escreveu:também conheço um dito de antigamente em que diziam que um cavalo em que se notassem bem as veias, era sinal de pureza da raça :lol:

é completamente normal e depois do trabalho quando estão suados, vais notar as veias ainda melhor :wink:
e nos cavalos Árabes, quando teem aquelas covinhas no pescoço? diz-se que foi Alá que ao escolher aquele cavalo como um bom exemplar da raça, deixou lá a marca do dedo dele!
CatarinaLuz
Membro Veterano

quarta jun 22, 2011 1:20 pm

omegaaa Escreveu:
CavaleiraVNF Escreveu:também conheço um dito de antigamente em que diziam que um cavalo em que se notassem bem as veias, era sinal de pureza da raça :lol:

e nos cavalos Árabes, quando teem aquelas covinhas no pescoço? diz-se que foi Alá que ao escolher aquele cavalo como um bom exemplar da raça, deixou lá a marca do dedo dele!

Hehehehehe engraçado e genial :D ;)
Rita964
Membro Veterano

quarta jun 22, 2011 2:26 pm

Obrigada a todos :)
Esclareceram-me, mesmo :P

Também achei engraçada essa dos cavalos árabes e de Alá ;)
CavaleiraVNF
Membro Veterano

quarta jun 22, 2011 6:31 pm

E aqueles que quando viam um cavalo "ceifar" com as mãos diziam: "epa, grande cavalo, espectacular" e sabe-se que o chamado ceifar é um defeito :lol:
omegaaa
Membro Veterano

quarta jun 22, 2011 6:39 pm

CavaleiraVNF Escreveu:E aqueles que quando viam um cavalo "ceifar" com as mãos diziam: "epa, grande cavalo, espectacular" e sabe-se que o chamado ceifar é um defeito :lol:
é um defeito porque?

expilica a mim, que num sei! :twisted:
CavaleiraVNF
Membro Veterano

quinta jun 23, 2011 7:59 pm

Pelo que me disseram, a rotação das mãos para fora (o chamado "ceifar") provoca a médio/longo prazo lesões. Daí ser considerado um defeito nos cavalos que fazem isso.

Isto foi o que me disseram :twisted:
Responder

Voltar para “Cavalos”