Alimentação

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Tartaruga De Faces Rosadas! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Que alimentos dão com maior frequência às vossas tartarugas?

Gammarus
25
49%
Sticks
17
33%
Carne/Peixe
4
8%
Fruta
0
Sem votos
Outros
5
10%

Total de votos: 51
Kaori
Registado: domingo nov 09, 2003 10:37 pm

segunda nov 10, 2003 10:11 pm

Tenho 2 tartarugas de faces rosadas (machos) com 8 anos :) e desde sempre que lhes tenho dado varios tipos de alimentos.
No principio era mesmo só gammarus, pois quando comprei a 1a tartaruga foi essa a comida que me indicaram (no Jumbo), mas ao comprar a 2a (no Jumbo outra vez, 9 meses depois - tinha pena de ver uma centena delas todas num aquario minusculo) resolvi adquirir um livro sobre tartarugas para cuidar delas o melhor possivel.
Desde essa altura que elas comem regularmente peixe e carne, sempre cozinhados. Nunca lhes quis dar esses alimentos crus, pois podem ter bactérias que lhes façam mal (não tenho ideia se fazem ou não, mas o melhor é prevenir). ;) Comem também gammarus, sticks para tartarugas, pão, bolo caseiro e nestes ultimos anos, fruta, da qual preferem nesperas, uvas, melão e banana. Da carne preferem frango e do peixe gostam mais de pescada, cozida.
A mais nova adorava queijo e como todos em casa gostavam de a ver andar atrás dele, comecou a engordar. Nunca dêm comida cheia de gorduras às tartarugas. A minha engordou e mesmo com uma 'dieta' com poucas gorduras nunca emagreceu. Neste momento não cabe completamente na carapaça. Não que isso lhe seja necessário, mas da-lhe um ar menos saudável.

O que comem as vossas tartarugas? Mais algumas ideias para incluir na ementa das minhas?
sermar84
Membro Júnior
Registado: quinta jun 12, 2003 10:26 pm
Contacto:

terça dez 02, 2003 10:32 pm

a minha tartaruga femea é maluca por peixe e por carne!!! n ker outra coisa, ja n s contenta com gammarus nem com granulado :( as vezes (n mto, pq faz mal) tb lhe dou um bocado d fiambre :D verduras é q n é com ela :(, a tartaruga macho é q nunca foi um grande comilao, vai comendo umas coisas...
ana_sl
Membro Júnior
Registado: quarta set 24, 2003 4:22 pm

quarta dez 10, 2003 6:49 pm

Eu tenho uma que começou a engordar e a crescer bastante. Já não deve crescer muito mais, tem cerca de 21 cm de carapaça e quase 2 anos. Dei-lhe sempre comida crua desde pequena- carne de vaca, pescada, figado ( que ela adora), choco, comida de gato, entre outros. Dava também osso de choco que raspava e misturava o pó com a carne e a comida de gato. O vet disse que era uma exelente fonte de cálcio. Nunca ficou doente até há pouco tempo que teve um problemazito por causa do excesso de proteínas que a comida continha. Tive de deixar de lhe dar a comida que dava. Neste momento é uma tartaruga gordinha e que por muitas dietas que lhe tente fazer (entre as quais ficar dois dias por semana sem comer), não emagrece, aliás, anda sempre com fome :).
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

segunda dez 15, 2003 8:47 am

Kaori Escreveu: Desde essa altura que elas comem regularmente peixe e carne, sempre cozinhados. Nunca lhes quis dar esses alimentos crus, pois podem ter bactérias que lhes façam mal (não tenho ideia se fazem ou não, mas o melhor é prevenir). ;)
A comida, carne ou peixe, têm de ser sempre CRUS!!!
Pois é...prevines mas fazes com que a tua tartaruga fique Obesa... Isso é mau. Se compras-te um livrito isso de alimentos cozinhados não devia vir lá...se veio o livro não é bom!!!

Eu dava Sticks...Sempre foram felizes com isso...Muito raramente lhe dava carne,porque só me lembrava depois de estar cozinhada, e como faz mal, não lhe dava!

xauzinho .
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
Kaori
Registado: domingo nov 09, 2003 10:37 pm

terça dez 30, 2003 11:11 pm

Catarina1 Escreveu: A comida, carne ou peixe, têm de ser sempre CRUS!!!
Pois é...prevines mas fazes com que a tua tartaruga fique Obesa... Isso é mau.
A mais velha sempre comeu tudo cozinhado e não é obesa. =)
A mais nova é que é gulosa e ainda nem acabou de engolir a comida, já está a roubar a da outra.
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta dez 31, 2003 9:31 am

Não se trata totalmente do factor "fazer mal", mas comida cozinhada pode causar problemas em digarir (daí advir o abesidade). Portanto todos os alimentos dados às tartarugas devem ser crús...é uma forma tão simples de evitar problemas...mais vale não arristar...
Há que ter em conta que a carne de porco não é boa para dar a tartarugas....carne branca ou carne de vaca é o melhor.

Dar verduras às tartarugas também é muito bom...e complementa-lhes a alimentação, como por exemplo, alface (tenho uma tartaruga que devora), cenoura também não é mau...e depois também podemos dar fruta variada...que dependendo dos gostos da tartaruga, come uma fruta ou outra...(como nós...eu gosto de laranja, mas n gosto de banana, como a minha tartaruga detesta maça e adora banana! :) )

Há que descobrir quais são os alimentos preferidos das nossas tartarugas, e fornecer-lhes uma boa variedade de alimentos!

E...um bom ano de 2004!!!

8) 8) 8)

cuidado...as tartarugas não devem comer rabanadas! faz-lhes mal... :D :p 8)
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

quarta dez 31, 2003 2:22 pm

ana_sl Escreveu:Neste momento é uma tartaruga gordinha e que por muitas dietas que lhe tente fazer (entre as quais ficar dois dias por semana sem comer), não emagrece, aliás, anda sempre com fome ).
Olá!!

Não é com dois dias por semana sem comer que a sua tartaruga vai emagrecer... Elas podem estar perfeitamente um semana ou um pouco mais sem comer, não lhes faz mal nenhum,nem emagrecem por isso...

Fique Bem ...

Bjinhos
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
SUSANAePAULO
Membro Júnior
Registado: quarta mai 15, 2002 2:47 pm

sexta jan 30, 2004 5:28 pm

A melhor alimentação para ter tartarugas saudáveis são os sticks, estes conseguem fornecer as tartarugas todos os nutrientes e vitaminas que elas precisam.
Os gammarus só como guloseima, como alimento principal são pessimos pois tem um valor nutritivo quase nulo.

Beijinhos a todos
SUSANAePAULO
Membro Júnior

sexta jan 30, 2004 5:30 pm

A melhor alimentação para ter tartarugas saudáveis são os sticks, estes conseguem fornecer as tartarugas todos os nutrientes e vitaminas que elas precisam.
Os gammarus só como guloseima, como alimento principal são pessimos pois tem um valor nutritivo quase nulo.

Beijinhos a todos
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

sexta jan 30, 2004 5:44 pm

As minhas também só comem sticks, mas a corcunda só come gammarus :oops: :oops: , não consigo que coma os sticks.

Gostava de saber se vocês dão a comida às vossas tartarugas na água ou num local seco, fora de água :?:

As minhas comem na água, mas disseram-me que devia habitua-las a comer num local seco, tipo em cima de uma rocha...

O vet a que fui com as minhas disse que lhes devia dar: carne de frango e peru crua, peixe cru, lesmas, minhocas, caracois, insectos, tudo esmagado ou em bocados pequenos, figado de vaca uma vez por semana, raspa de casca de ovo ou de choco por cima da comida e vegetais partidos. Nenhuma das minhas come isto, mandam-me comer a mim.... os sticks e os gammarus não servam se não como guloseima.
que acham disto?
SUSANAePAULO
Membro Júnior

sexta jan 30, 2004 6:39 pm

Existe uma grande variedade de alimentos que se pode dar as tartarugas, mas para mim o mais prático são os sticks pois não há a possiblidade de apodrecer na agua, e são um alimento completo.
Quando só se dá outros alimentos podemos estar a dar uma alimento que não contenha todos os nutriente e vitaminas que elas precisam.

Eu tenho uma taça com comida numa zona seca, para ela ir lá, mas depois ela vem comer a água.

As tartarugas só conseguem comer dentro da água, podes ter a comida numa zona seca mas ela depois levar-a para a água.
SUSANAePAULO
Membro Júnior

sexta jan 30, 2004 6:39 pm

Existe uma grande variedade de alimentos que se pode dar as tartarugas, mas para mim o mais prático são os sticks pois não há a possiblidade de apodrecer na agua, e são um alimento completo.
Quando só se dá outros alimentos podemos estar a dar uma alimento que não contenha todos os nutriente e vitaminas que elas precisam.

Eu tenho uma taça com comida numa zona seca, para ela ir lá, mas depois ela vem comer a água.

As tartarugas só conseguem comer dentro da água, podes ter a comida numa zona seca mas ela depois levar-a para a água.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo fev 01, 2004 12:12 am

Lamento saber que na sondagem vão à frente os sticks e os gammarus. São de longe a melhor comida das tartarugas. Não há sticks nos rios, mas há muito peixe e verduras.
catm
Membro Veterano
Registado: terça mar 23, 2004 11:36 am
Localização: 4 tartarugas corcundas do Mississipi e 2 de faces amarelas e um furão
Contacto:

terça abr 27, 2004 10:46 am

Acima de tudo , de vez em quando, deviamos pensar no que elas comem quando estão na natureza... :)
Os camarões secos, é do pior que se pode dar, uma alimentação baseada só nisso, pode provocar carencia de vitamina A e uma data de problemas de saude...
Ás minha , e por conselho do Vet, tento dar uma alimantação mais variada possivél... e não a mais práctica!
Carne crua, peixe cru, insectos, granulado para gato, sticks... e de vez em quando (tipo snack) lá comem uns camarões!
Tenho seis, e estão grandes e óptimas de saude!
Beij
AJG
Registado: quarta mar 10, 2004 9:46 am

quarta abr 28, 2004 9:11 am

Olá
De toda a alimentação aqui descrita acrescento minhocas, qt maiores melhor ( cortar os 2 bicos ), centopeias ( esmagar cabeça ), bichos de conta, lagartixas vivas ( ficam malucas até as apanhar ), gafanhotos apanhados no campo. Elas adoram.
São duas lindas e saudáveis tartarugas de faces vermelhas.

Saudações
Responder

Voltar para “Tartaruga De Faces Rosadas”