Desta vez sou eu que não entendo.
Não tem nada contra os "rafas", pelo contrário, mas não hesita em fazer passar a ideia de que se fosse você a mandar daqui a vinte anos já não havia rafeiros. É que se não se "aumentar a população" eles desaparecem.
São mais feios? mais estúpidos? menos leais? Estão "out" neste inverno?

enfim não percebo ...
O "... que se vê actualmente ... ", é no mínimo subjectivo. Na minha área de residência a maior parte dos cães têem dono, julgo haver dois que não têm e se eu soubesse isso pela certa, fazia-lhes a folha. Fazia-lhes a folha, a cama e até o jantar, mas de vez em quando, que agora o que está a dar é comprar ração (um dia hei-de perceber)
Cerca de 95% dos cães da referida zona são da marca "rafa", provavelmente não comem ração, provavelmente tem menos horas de veterinário do que muitos outros, até porque os donos de antigamente tinham hábitos diferentes no que toca à alimentação e saúde do seu canito. Mas numa coisa acredito, a percentagem de canitos nessa zona que é amada pelos donos, que faz parte da família, com todos os defeitos que eles têem, é mesmo muito grande.
Claro que há pessoas que abandonam animais "por dá cá aquela palha", mas na minha opinião a razão realmente forte, é a intrasigência da sociedade portuguesa para com os ditos animais. São todos aqueles sitios onde os nossos amigos não podem entrar. Eu falo por mim, quando tenho um amigo, não o proibo de entrar onde quer que seja, (desculpa lá ò Luis mas aí não podes entrar. Sabes depois fica tudo cheio de caspa e o teu cheiro fica impregnado nas paredes.

).
Agora a sério, o tio oferece um animalzinho ao sobrinho que fica todo contente, e no verão os pais do puto metem o cão na rua porque querem ir de férias, o canito não pode ir com eles (pelo menos se eles forem para 99% dos locais passiveis de se ir em férias em Portugal), mal têm dinheiro para as férias quanto mais para o Hotel do canito. Enfim ... o pai até gosta do canito, mas a mãe detesta ter de passar a vida a limpar os pelôs do bicho de tudo que é buraco lá em casa e até fica contente.
A culpa. A culpa é do tio porque antes de ... devia ter pensado em ..., dos pais porque aceitaram para não fazer a desfeita ao puto, do puto porque gosta de animais, mas não vai com o cão à rua, dos pais porque deixam o puto não ir com o cão à rua, etc..., etc...mas apesar de tudo a culpa é da Sociedade por ser tão intrasigente, é da Sociedade por defender da forma que defende os direitos dos animais, se bem que de uma Sociedade, que defende da forma que defende, os direitos do Homem, não podemos esperar muito em relação aos direitos dos animais.
Agora cabe nos a nós mudar a Sociedade, e não me parece que se consiga alguma coisa batendo no tio, no pai, na mãe, ou no desgraçado do puto (e deixem lá o Bode em paz

), vou pela Maga, é educar e sensibilizar as novas gerações, e aqueles que nos rodeiam e esperar por dias melhores.
Em relação aqueles outros que deveriam, em sua opinião, de serem proibidos de procriar.
- sem comentários -
desculpe-me a extensão do texto, e por favor não leve a mal algo que eu tenha escrito.
Bom ano e boas festas