Ajuda com gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quarta jun 29, 2011 2:12 pm

Olá a todos!
Pretendo adquirir um gato com 3 meses da raça europeu comum, já sei de tudo sobre eles ( comportamento, brinquedos, alimentação, castração, vacinação, veterinário, alojamento, etc. ) mas continuo com uma dúvida.
Eu tenho um aquário e uma gaiola. Ambos estão situados em locais com uma altura maior do que 70 cm do chão. Acham que o gato pode eventualmente saltar para o aquário ou para a gaiola e causar estragos nestes? Todos os gatos têm tendência a fazer isto ou só alguns? Acham que devo providenciar algum tipo de objecto ou protecção na minha gaiola e aquário quando o meu gatinho vier para casa?
Obrigado desde já e se for preciso mencionar todas as condições em que vou manter o meu gato por favor peçam que eu forneço.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quarta jun 29, 2011 2:51 pm

Sim, principalmente no aquário, o gatito pode fazer estragos!
O melhor será fazer uma tampa para o aquário e proteger muito bem qualquer tipo de tubos que lhe estejam associados.

Parabéns pela adopção, depois mostra fotos do pequenote :D
KittyAngel
Membro Veterano
Registado: quarta jun 08, 2011 4:13 pm

quarta jun 29, 2011 2:53 pm

Ola!
Bem, cada caso é um caso... Em casa dos meus pais existem 3 gatos, 1 tartaruga, um aquário com 2 peixinhos e um passarinho até à data nunca houveram problemas excepto uma vez q um peixito saltou fora do aquário porque estava uma noite horrivelmente quente e a água deve ter aquecido demais para o pobrezinho. Aí sim o peixito saltou e o gato começou a brincar c ele... de resto estão todos ao alcance dos gatos mas nenhum atacou até hoje seja o que fosse...
Aconselho é ir vigiando o gatito no início pois tal como nós, os gatos também têm as suas personalidades, todas elas diferentes ;)
Nitara
Membro Veterano

quarta jun 29, 2011 3:10 pm

Obrigado pelas respostas :D .
O aquário é tapado, por isso acho que não vai haver problema.
Eu tenho um pouco de medo de o trazer, mas não só por causa disso. Eu amo gatos, a minha prima tem um persa azul e ele é muito pacífico. Nunca arranha móveis, faz as necessidades sempre na caixa e é muito calmo, nunca arranha ninguém. Mas eu tenho medo que o gatinho que vou adoptar seja o contrário. Tenho medo que arranhe tudo e que eu não saiba o que fazer. Tenho medo que mesmo disponibilizando objectos para brincar e arranhar ele os despreze. O que me aconselham? Acham que eu devo desistir de o adoptar só por ter estes medos? Acham que um gatinho pode ser indomável?
Agradecia imenso que quem tenha experiência com gatos me ajude. Obrigado.

Já agora acrescento: O gatinho que eu vou comprar está numa jaula numa loja de animais com outros três. Têm caixa e estão habituados a fazer as necessidades nela, para além de serem alimentados com ração de boa qualidade e terem acesso a brinquedos.
KittyAngel
Membro Veterano
Registado: quarta jun 08, 2011 4:13 pm

quarta jun 29, 2011 3:42 pm

Nitara, é como digo, cada caso é um caso...
Mas se o gatinho for para permanecer dentro de casa, pode lhe cortar as unhitas sempre que precisar, assim ele não sente tanta necessidade de arranhar e se arranhar já não faz tantos estragos. Arranja-se sempre uma solução ou outra. Eu já tive uma persa que não ligava nada ao arranhador e vingava se num sofá então pralém de cortar as unhas, tinha sempre à disposição dela uma caixa de cartão que ela adorava e pronto ela deixou o sofá sossegadinho e só o visitava para dormir a soneca ;) a minha persa actual essa sim é amiga inseparável do arranhador e os gatitos dos meus pais, que são europeus comuns, por exemplo também nenhum deles tem a mania de arranhar nem pessoas nem os móveis pois têm um tapete de estimação no qual se rebolam, dormem, brincam e afiam as unhas ;)
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quarta jun 29, 2011 4:01 pm

Nitara Escreveu:
Já agora acrescento: O gatinho que eu vou comprar está numa jaula numa loja de animais com outros três. Têm caixa e estão habituados a fazer as necessidades nela, para além de serem alimentados com ração de boa qualidade e terem acesso a brinquedos.
Não compre animais que sejam mantidos em más condições, que depois é uma roda viva. saem esses e entram outros.
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

quarta jun 29, 2011 5:03 pm

Europeus comuns à venda?!
Quantos quer de borla?

Olhe, eu tenho europeus e todos têm feitios diferentes. Uns trepam a tudo e outros nem por isso. Uns afiam unhas em todo o lado outros não.
Uns comeram-me um diamante gold, outros nem ligam a pássaros.
Portanto, é capacitar-se que vai ter um gato em casa e que pode ter ou não estragos. Por isso, pense antes de comprar/adotar, para mais tarde não ter de o "despachar".
DianaFr
Membro
Registado: terça set 07, 2010 9:35 pm

quarta jun 29, 2011 5:15 pm

Pergunta essencial para quem quer um gato:

Gosta mais de sofás e de cortinas do que do gato?

:wink:
Nitara
Membro Veterano

quarta jun 29, 2011 5:42 pm

Em relação ao comentário da DianaFr:
Claro que gosto mais do gato, mas queria desfrutar deste ao máximo sem demasiados inconvenientes, por isso, prefiro não ter de enfrentar estes inconvenientes, pois de certeza que ninguém gosta destes e como nunca tive um gato, expremi neste fórum os meus receios para que me pudessem ajudar e eu esteja o mais bem preparada para receber e manter um gatinho em perfeitas condições.
RThomas
Membro Júnior
Registado: sexta jun 17, 2011 2:38 am

quarta jun 29, 2011 7:16 pm

Nitara Escreveu:Em relação ao comentário da DianaFr:
Claro que gosto mais do gato, mas queria desfrutar deste ao máximo sem demasiados inconvenientes, por isso, prefiro não ter de enfrentar estes inconvenientes, pois de certeza que ninguém gosta destes e como nunca tive um gato, expremi neste fórum os meus receios para que me pudessem ajudar e eu esteja o mais bem preparada para receber e manter um gatinho em perfeitas condições.
Eu não tenho gatos só cães, no entanto penso que os "inconvenientes" a que se refere podemos aplicar ás duas espécies.
Se realmente prefere não enfrentar "inconvenientes" o melhor é ficar só com o aquário.
É óbvio que podemos tomar atitudes para tentar minimizar ou prevenir certas situações. Mas não há soluções a toda a prova há-de sempre acontecer alguma coisa, se não são os sofás ou os cortinados será outra coisa, se calhar coisas que até nem nunca tinha pensado e depois como é? se achar que está complicado controlar a situação? dá-se o animal?
Quando decidimos ter um animal é um compromisso que fazemos com ele e devemos ter noção que "acidentes" acontecem e ás vezes repetem-se com demasiada frequência.
Mas é como eu costumo dizer "ossos do oficio" quem acha que não está para isso o melhor é não se meter nisso.
"my goal in life is to be as good of a person my dog already thinks i am"
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quarta jun 29, 2011 7:37 pm

DianaFr Escreveu:Pergunta essencial para quem quer um gato:

Gosta mais de sofás e de cortinas do que do gato?

:wink:
Dos 3. Eu tenho sofás de pele e com 2 gatos, não estão estragados. E eles adoravam brincar debaixo das cortinas e correr por cima do sofá. Foram repreendidos até terem perdido a mania. Depende também do dono em os ensinar e ser tão teimoso como eles. :wink:
Nitara
Membro Veterano

quarta jun 29, 2011 7:49 pm

RThomas:
Claro que não me importo com inconvenientes e possíveis acidentes, sei que eles vão acabar por acontecer nalgum momento, mas todos sabemos que é uma grande ajuda tal não acontecer ou acontecer com pouca frequência, por isso abri um tópico para saber com que tipo de inconvenientes me ía deparar, pois se fossem muito desagradáveis não iria optar por comprar um gato, pois não queria que ele fosse maltratado ou por alguma razão eu não pudesse cuidar dele. Agora, sei que podem acontecer acidentes com alguma frequência. Tenho de aprender a controlá-los de alguma forma. Tais já me aconteceram com as minhas tartarugas, aquário e gaiola e não me desfiz de maneira nenhuma dos bichinhos, nem irei fazê-lo. Queria apenas estar prevenida contra acidentes que possam acontecer com o gatinho e que tipo de acidentes podiam ser estes.
Apenas gostava que me ajudassem a comprender como posso controlá-los de modo a evitar acidentes que até possam causar algum tipo de dano ao animal. Eu saberei agir no momento ? Tenho medo de causar stress e estreitar a minha relação com o gato caso o repreenda.
Obrigado a quem já me respondeu.
RThomas
Membro Júnior
Registado: sexta jun 17, 2011 2:38 am

quarta jun 29, 2011 8:30 pm

Nitara Escreveu:RThomas:
Claro que não me importo com inconvenientes e possíveis acidentes, sei que eles vão acabar por acontecer nalgum momento, mas todos sabemos que é uma grande ajuda tal não acontecer ou acontecer com pouca frequência, por isso abri um tópico para saber com que tipo de inconvenientes me ía deparar, pois se fossem muito desagradáveis não iria optar por comprar um gato, pois não queria que ele fosse maltratado ou por alguma razão eu não pudesse cuidar dele. Agora, sei que podem acontecer acidentes com alguma frequência. Tenho de aprender a controlá-los de alguma forma. Tais já me aconteceram com as minhas tartarugas, aquário e gaiola e não me desfiz de maneira nenhuma dos bichinhos, nem irei fazê-lo. Queria apenas estar prevenida contra acidentes que possam acontecer com o gatinho e que tipo de acidentes podiam ser estes.
Apenas gostava que me ajudassem a comprender como posso controlá-los de modo a evitar acidentes que até possam causar algum tipo de dano ao animal. Eu saberei agir no momento ? Tenho medo de causar stress e estreitar a minha relação com o gato caso o repreenda.
Obrigado a quem já me respondeu.
Compreendo perfeitamente!
Por exemplo neste momento tenho em analise de "conselho de administração" cá em casa a possibilidade de também virmos a adoptar um gato. Aquilo que fiz foi comprar 2 ou 3 livros sobre comportamentos, temperamento, etc. Pois a verdade é que não percebo nada de gatos....cães já estou habituado...mas gatos?! o que é esse bicho estranho?! lol

Se tiver essa possibilidade, há alguns livros bastante interessantes sobre esta temática....gatos, raças, como controla-los...etc...Até lhos posso recomendar por PM, mas não sei se é obstáculo para si o facto de serem em inglês.
Têm a validade que têm pois temos que nos lembrar que cada animal é um individuo em si e não é um livro que vai ter a receita infalível mas dá uma luzes a meu ver muito importantes. Pelo menos para alguém como eu que não tem conhecimentos nenhuns ou perto disso na matéria Felina.
"my goal in life is to be as good of a person my dog already thinks i am"
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jun 29, 2011 8:43 pm

Possíveis estragos efectuados por gatos:

Sofás arranhados

Cortinas e ou cortinados com fios puxados

Bibelots partidos

Peixes de aquário, pescados.

Aves de pequeno porte, caçados

Carpetes com fios puxados até ficarem buracos.

Chão molhado com a água do bebedouro.

Areia para gato espalhada para fora da caixa W.C.

Cocós fora da caixa W.C., caso o animal lhe dê para brincar com eles, ou caso seja alarve nas suas escavadelas...

Possíveis Xixis feitos fora da caixa ou até fora da Zona W.C.

Pêlo de gato em tudo que é sítio, incluindo e especialmente roupa, rolos e rolos, em especial na época de muda.

Cheiro desagradável na possível presença de dejectos não tapados pelo gato ou até numa possível disenteria

Comida roubada das bancadas da cozinha.

Possíveis fios eléctricos roídos.

Possível Roupa e calçado roídos

Ter que viver com redes nas janelas ou em ambiente semi-escuro por ter que ter os estores corridos para baixo, deixando só os ínfimos orifícios só para que a casa areje.

Qualquer pretenso a "dono de gato" tem duas opções:

A de não se importar com a lista

- OU-

Comprar um gato de peluche.

Boa sorte na sua decisão mas a pensar bem no que pretende fazer.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Nitara
Membro Veterano

quarta jun 29, 2011 9:28 pm

RThomas:
Desde já obrigado pela compreensão.
Não é um entrave o inglês para mim. Eu já tenho uma enciclopédia ( The Complete Encyclopedia Of Cats by Esther Verhoef ) e ajudou-me em muitas coisas, mas o receio de acontecer o que está na lista do usuário leonildecarvalho ainda está presente e acho que vai sempre estar. Não sei se devo arriscar ter um gato ou não. Por um lado amo gatos, aliás amo qualquer animal à face da Terra e sei que lhe posso oferecer todas as condições, para além de lhe dar uma casa confortável e segura. Mas por outro, tenho receio pelos animais que já tenho em casa, a quem me afeiçoei muito, é claro e a quem quero continuar a manter seguros e livres de qualquer perigo e também queria continuar a manter intactos o mobiliário e outras coisas pessoais que estimo e que não queria que fossem destruídas pelo felino.
A verdade é que não sei o que fazer. Não sei se adopto ou não. O que posso fazer :lol: ? Vou pensar mais, mas enquanto penso quero continuar a receber respostas a este tópico por isso, toca a escrever :D .
Obrigado
Responder

Voltar para “Gatos”