Ovos de cágado

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
PauloM369
Membro Júnior
Registado: quarta jun 29, 2011 9:20 pm

quarta jun 29, 2011 10:03 pm

Boas a todos!

sou novo por aqui, e logo no dia em que me inscrevi aconteceu logo uma coisa que me deichou "á nora"

já agora, sou o Paulo Matos e tenho 16 anos!!!

o que aconteceu foi o seguinte: tenho 3 cágados "do rio", moro muito perto do alqueva e sempre tive cágados, mas pequenos, este inverno vieram ter a minha casa 2 muito grandes, e á pouco tempo quando dei por isso estava mais um no lago.

e esse mesmo que veio á pouco tempo, tem sido sempre mais estranho que os outros, e hoje á tarde ele saio da agua e começou a andar ás voltas no quintal, eu aguarrei nele e coloquei o perto da agua, e mais tarde quando passei lá perto do lago reparei que estavam 5 ovos dentro de agua!

e agora que fasso com eles?? nao era para estarem na terra??? enterro-os ou proprio?? deixo-os estar dentro de agua???

que fasso???

obrigado a todos!
alvesmiguel
Membro Veterano
Registado: sábado mai 23, 2009 1:07 pm
1-tartaruga corcunda do mississipi.

quarta jun 29, 2011 10:43 pm

O mais sensato é ires libertar os bichos ao alqueva, é proibido manter em cativeiro qualquer reptil da fauna portuguesa....
Nunca durmas todo nu, a casa pode arder de noite e depois ficas cá fora, pelado, à espera que os bombeiros apaguem o fogo.
JDiogoM
Membro Júnior
Registado: quarta mar 16, 2011 10:25 pm
Localização: Persa; Lampropeltis mexicana mexicana; Lampropeltis Getula Californiae

quarta jun 29, 2011 10:44 pm

Acho que os cagados são ilegais (em Portugal), e também pelo que pude perceber recolheste eles do seu habitat, por isso aconselho que os soltes. :roll:
uFoker
Membro
Registado: segunda nov 29, 2010 3:16 pm

quarta jun 29, 2011 11:08 pm

pelo que eu percebi ele tem um lago no quintal e os cágados foram la parar...

é crime deixar os animais entrar na nossa propriedade? vamos ser todos presos por mantermos moscas e aranhas em cativeiro!
uFoker
Membro
Registado: segunda nov 29, 2010 3:16 pm

quarta jun 29, 2011 11:11 pm

Paulo, se os ovos estiverem férteis e não tiveres uma incubadora podes enterra-los, escolhe um local elevado, e onde n haja raizes e pode ser q a Natureza faça o resto...
carlaviuva
Membro Veterano
Registado: segunda set 13, 2010 12:55 pm

quinta jun 30, 2011 8:15 am

Se estiverem estado mais de 15 / 30 minutos dentro de água, já não nasce nada.
PauloM369
Membro Júnior

quinta jun 30, 2011 9:03 am

sim eles vieram mesmo ter a minha casa!!

tenho um lago muito grande no meu quintal onde o meu pai tem peixes, e perto da minha casa passa um ribeiro que vai ter ao alqueva e eles no inverno sobem o ribeiro mas quando o ribeiro começa a ter mais agua eles saiem e por vezes até andam aqui na rua, mas estes vieram mesmo cá ter, um mesmo no principio do inverno (quando vi ja estava dentro de agua), outro passado +/- um mes (estava eterrado junto a umas flores e só passado uns dias é que foi para dentro de agua), e agora a mais recente que vei cá ter á 1 ou 2 semanas (tambem já estava dentro de agua quando a vi!

a vedação nao é muito alta e eles saltam com muita facilidade! se foram capas de vir, tambem sao capaz de ir, simplesmente nao querem!

eles sao todos muito meiguinhos! um deles se nos ficarmos 1 ou 2 minutos ao pé do lago ele sai e vem ter conosco e fica ali á espera de comida!! até esta que só esta cá á 1 ou 2 semanas já vem ter conosco para comer!!!

e agora o erro foi meu, devo ter feito muito mal ao colocala perto da agua, nao a coloquei lá dentro, mas ela mergulhou logo!!! ele só pos os ovos passado um bom bocado, mas dee mesmo de ter sido isso!!

quanto ao tempo que estiveram nao agua, eu nao sei bem quanto tempo foi, mas é muito provavel que tenha sido nao de 30 minutos, pois eu estava um bocado com medo de lhe mecher!!

eu tirei-os e enterrei num sitiu que apanha bastante sol e nao enterrei muito fundo, vamos ver o que dá!!

- ja agora alguem me sabe dizer quantas horas por dia os ovos devem estar ao sol, se a terra deve estar bem seca ou umida e a que profundidade devem estar???

mais uma ez obrigado a todos :)
cdoroedor
Membro Veterano
Registado: segunda jul 19, 2010 7:36 pm

sexta jul 01, 2011 2:20 pm

ho pessoal desculpem la mas ha tanta coisa ilegal....
bem olha desejo te sorte,e se tens condiçoes para os teres ai e se eles estao livres deixa-os estar e nao os devolvas ao ``alqueva``
pois se eles foram para ai e nao se foram embora foi porque escolheram estar ai e ficar ai,e sentem se de certa forma bem que ate desovam por essas bandas.
agora tens 3 daqui a uns tempos tens 200.heheheheh.boa sorte e vai dando novidades. :wink:
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

sexta jul 01, 2011 4:29 pm

Devemos preservar a fauna portuguesa, mas por vezes é dificil, nao destruir mas sim ter.

Desde que proporciones aos animais uma vida saudavel e feliz, nao acho que seja moralmente errado, apesar de proibido. Se foram ai ter, como disseram, deve ser por algum motivo

Boa Sorte
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sexta jul 01, 2011 7:38 pm

Se realmente foram para aí de livre vontade tudo bem deixa-os estar, mas não interferas, não os alimentes, não mexas nos ovos, não nada, simplesmente deixa-os estar.
alvesmiguel
Membro Veterano
Registado: sábado mai 23, 2009 1:07 pm
1-tartaruga corcunda do mississipi.

sexta jul 01, 2011 9:51 pm

Desculpa não tinha precebido que eles tinham ido para la de livre vontade...
Nunca durmas todo nu, a casa pode arder de noite e depois ficas cá fora, pelado, à espera que os bombeiros apaguem o fogo.
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

sábado jul 02, 2011 9:53 am

Os ovos ficam para aí a um palmo de profundidade, ligeiramente humido mas se andaram a rebolar na água, tal como disse a Carla, tenho ideia que já não dá nada mas tb não custa tentar. Não sei quanto tempo, talvez entre os 25 e 30ºC a eclosão deveria demorar 2 a 3 meses.
PauloM369
Membro Júnior

sábado jul 02, 2011 11:29 am

obrigado a todos! quase de sertesa que não vai dar nada, mas como disseram, nao custa tentar!!

eu depois vou dando noticias e tambem vou colocar aqui fotos deles!!
cdoroedor
Membro Veterano
Registado: segunda jul 19, 2010 7:36 pm

sábado jul 02, 2011 2:14 pm

sim Paulo agradeciamos muito mostra-nos esses malandros.
boa sorte :wink:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”