Exame renal preventivo

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
andrerubio
Registado: terça jun 28, 2011 7:53 pm

terça jun 28, 2011 8:05 pm

Olá a todos, adotei das ruas um gatinho, meu primeiro gato... então estou pesquisando muito para saber como cuidar bem dele!

Ao pesquisar sobre a castração, vi que poderia ter problemas com os indesejáveis cálculos renais, pois sua uretra ficaria mais fina, e se ele tiver alguma pedra no rim, esta não passaria por sua uretra e traria grandes transtornos ao gatinho.

Porém, li que alguns gatos são predispostos a terem problemas renais, castrados ou não... li inclusive casos de pessoas que foram proibidas pelo veterinário de castrarem seu gatinho pois o mesmo já havia apresentado problemas renais antes.

Bom, meu gatinho é novo, não é filhote, mas também não é adulto... Estava pensando em castra-lo, mas gostaria de saber se existe algum exame que possa diagnosticar se o gatinho é predisposto a ter problemas renais futuros, pois se ele for predisposto, eu vou optar por não castra-lo.

Obrigado.
madbm
Membro
Registado: terça abr 08, 2008 2:12 pm

sexta jul 01, 2011 1:43 pm

Fale com o seu veterinário. Discuta com ele essas questões.
Sinceramente quanto a machos não tenho muita experiência, pois só tenho meninas (4). Todas esterilizadas, excepto a mais pequena, porque ainda é demasiado nova.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta jul 01, 2011 3:55 pm

Existe um exame que possibilita saber se os gatos sofrem de rim policístico (ou poliquístico, acho que se escreve das duas formas), que é uma doença hereditária, bastante comum nos gatos persas. É uma doença progressiva, que acaba por destruir completamente os rins e, nesse caso, a castração é obrigatória, pois os seus descendentes sofrerão da mesma doença.

Mas há aí uma confusãozita: há que diga que os gatos castrados têm maior predisposição para problemas URINÁRIOS, relacionados com cistites (infecção da bexiga) e cristais (estruvite os mais comuns, oxalatos, menos). Mas os cristais têm mais a ver com a alimentação do que com a castração. Pesando os prós e os contras, acho preferível castrar o gato - evita marcações, diminui a agressividade, reduz substancialmente o instinto de fuga e o odor da urina, e se for feita antes de começar a marcar território, provavelmente nunca fará marcações. Já para não falar que, caso fuja, não emprenhará nenhuma gata e dificilmente se meterá em lutas, que lhe podem valer ferimentos valentes e doenças incuráveis como FIV e FELV.

Problemas renais são outra coisa, e tanto ocorrem em machos como em fêmeas, inteiros ou castrados. Aliás, a insuficiência renal é a doença não infecciosa que mais mata, e cada vez mais gatos jovens são afectados. Parece que a alimentação à base de rações será uma das causas, porque os gatos, enquanto "bichos do deserto", retiram a água que necessitam dos alimentos; as rações obrigam-nos a beber bastante água e os rins acabam por trabalhar acima da sua capacidade. É apenas uma das teorias, mas para mim faz sentido.

De qualquer modo, essas questões devem ser discutidas com o médico veterinário, que será a melhor pessoa para o aconselhar. ;)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Responder

Voltar para “Gatos”