Tal como uma gripe para um humano. Não é necessário dramatizar...Chamarrita Escreveu:se o cão não estiver vacinado, a tosse de canil pode ser perigosa, sim. A pneumonia pode trazer complicações diversas, como edema pulmonar, problemas cardíacos... só me surpreende estar a ser-lhe dada doxiciclina, não costuma ser o antibiótico de eleição para infecções respiratórias. Pelo menos, nos cães.
Meu cão tá com tosse do canil
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
nem dramatizar, nem aligeirar. 

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Sou "obrigada" a concordar com a Chamarrita.
A tosse do canil é tratável sim desde que não existam complicações. Os canitos que estão com os meus pais tivéram tosse do canil sem qualquer tipo de complicação.
No entanto, quando a Maria veio cá para casa, teve inúmeros problemas começando pela parvovirose e suspeita de esgana.
De seguida teve tosse do canil só que, talvez por estar fragilizada devido às mazelas anteriores, rapidamente degenerou em infecção pulmonar muito grave. Teve de ser internada para fazer uma punção pulmonar no sentido de se conseguir "detectar" o antibiótico adequado.
Felizmente ficou bem mas, foi assustador tal o estado em que ela estava.
Boa sorte para o canito. Vai correr tudo bem.

A tosse do canil é tratável sim desde que não existam complicações. Os canitos que estão com os meus pais tivéram tosse do canil sem qualquer tipo de complicação.
No entanto, quando a Maria veio cá para casa, teve inúmeros problemas começando pela parvovirose e suspeita de esgana.

Felizmente ficou bem mas, foi assustador tal o estado em que ela estava.
Boa sorte para o canito. Vai correr tudo bem.

O meu cão teve exactamente a mesma coisa há cerca de 2 semanas. Pode ser perigoso se não for tratada a tempo ou em cães muito novos ou muito idosos... É um bocado aflitivo ver o cão a tossir e a vomitar mas é daquelas coisas que tão depressa aparece como desaparece.BlackEagle Escreveu:por mais cuidados que se tenha, nada!!
ontem foi ao vet com o cãozinho e foi-lhe diagnosticado tosse do canil, esta a tomar Ronaxan ..
so espero que melhore isto é mesmo desesperante por mais cuidados que se tenha nada...
ele nunca esteve em conjunto com outros cães a nao ser no vet municipal mas ainda bem que agora mudei pra outro vet ...
foi so um desabafo, fiquem bem
Pergunte à sua veterinária se não lhe pode dar um antitússico porque alivia bastante o cão.
Cumprimentos e as melhoras

Aligeirar é não tratar o animal e deixar andar.Chamarrita Escreveu:nem dramatizar, nem aligeirar.
Os exemplos que dão é de animais vindos de ambientes perigosos, mal cuidados, mal nutridos, fragilizados. Não é o caso do cão do tópico, penso eu.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
Sim, tem razão LuMaria.LuMaria Escreveu:Aligeirar é não tratar o animal e deixar andar.Chamarrita Escreveu:nem dramatizar, nem aligeirar.
Os exemplos que dão é de animais vindos de ambientes perigosos, mal cuidados, mal nutridos, fragilizados. Não é o caso do cão do tópico, penso eu.

-
- Membro Veterano
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Mas o medicamento mencionado e o seu princípio activo foi aquele que o vet receitou... no caso de potenciar a automedicação, então também não se deveriam referir os diagnósticos, para não potenciar os "autodiagnósticos"!Bingley Escreveu:Claro que não, a questão de não mencionar medicamentos não é um problema de publicidade mas sim de potenciar a automedicaçãoChamarrita Escreveu:também não se pode?kitten Escreveu:Pois ...

De qualquer forma, editei um pouco. Entretanto fui citada...
Última edição por Chamarrita em sexta jul 01, 2011 10:12 am, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
Por aquilo que percebi, trata-se de um cachorro. E não sabemos de onde veio, se está ou não vacinado, se tem fragilidades ou a gravidade da doença. Por aquilo que disse o forista (ou reage ao antibiótico ou nem quer pensar), pareceu-me grave.Arguidaa Escreveu:Sim, tem razão LuMaria.LuMaria Escreveu:Aligeirar é não tratar o animal e deixar andar.Chamarrita Escreveu:nem dramatizar, nem aligeirar.
Mas é tosse de canil ou outra coisa? Em tosse de canil simples, sem complicações, nunca ouvi falar em receitar antibiótico.
E aqui há uns anos já tive vários cães a tossirem em coro, o que, durante a noite era muito agradável.
E aqui há uns anos já tive vários cães a tossirem em coro, o que, durante a noite era muito agradável.
<p>Au début, Dieu créa l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
Colette, os meus quando tivéram tosse do canil também tomaram antibiótico.colette Escreveu:Mas é tosse de canil ou outra coisa? Em tosse de canil simples, sem complicações, nunca ouvi falar em receitar antibiótico.

-
- Membro Veterano
um dos meus gatos está com "tosse de gatil".
Esta noite veio dormir comigo... Tinha logo de ser um dos difíceis! A farfalheira ouve-se a metros de distância, tosse e espirra litros de ranho. Pneumonia brutal, mas se não estivesse tão doente não conseguiria apanhá-lo para o levar ao vet. Trata-se, claro, da "amiguinha" Bordetella, que veio de Monsanto à boleia e gostou tanto de aqui viver que assentou arraiais... bicho oportunista!
Também já está com antibiótico e expectorante, o meu peludo. E eu vou ter de rasgar uma toalha para o tratar...

E uma zona de quarentena chamarrita? Não seria útil?
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
-
- Membro Veterano
Não adianta muito, porque a bactéria apenas prolifera nos mais frágeis. Ou seja, tenho separadas as jovens recém esterilizadas, a jovem atropelada, a jovem minorca da cabeça de lado, o alérgico e frágil Gabriel e a cotinha Biryani que, apesar de vender saúde, tem os seus 11 anitos e não convém facilitar.
Mas a Collette tem razão: não havendo complicações, a tosse de canil cura-se por si ao fim de cerca de 14 dias.
Mas a Collette tem razão: não havendo complicações, a tosse de canil cura-se por si ao fim de cerca de 14 dias.