quinta jan 01, 2004 11:19 pm
A mim não me choca que as lojas tenham animais à venda. O que me choca é as más condições em que os mantêm e o facto de os tratarem como mercadoria.
Também o meu Patinhas e a minha Titânia, irmãos, vieram de uma loja onde eu ia comprar sementes para os pássaros. Fui lá um dia e estavam quatro gatinhos dentro de uma gaiola para coelhos. Uma caridadezinha do dono, para ajudar alguém a despachar uma ninhada indesejada, pois era para serem dados. Como a loja tem muita clientela, achei (esperei...) que rapidamente seriam dados. Engano meu. Uns dias depois, voltei à loja e lá continuavam os quatro gatos metidos na gaiola para coelhos. Agarravam-se às grades e miavam desalmadamente. Fiz-me de parva e disse ao empregado: "Eles devem querer qualquer coisa, não param de miar..."
E o empregado disse-me, com a maior descontração do mundo, que ainda não tinha tido tempo de lhes dar comida naquele dia. Eram 4 horas da tarde... E lá ficaram na gaiola de coelhos... o tempo suficiente para ir a casa buscar uma caixa transportadora e levar os quatro dali para fora. Dois foram dados e os outros dois acabei por ficar com eles.
Curiosamente, esta loja tem jaulas para cães e para gatos, e até havia uma vazia, onde eles poderiam estar mais à vontade... Mas, sendo simples rafeiros, não estavam à altura das luxuosas instalações...
Nada obrigava o dono da loja a tê-los lá, mas, se os aceitou, ao menos dava-lhes um mínimo de condições de conforto! Penso eu de que...