Gatinho recém nascido com pulgas
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am
Olá a todos!
Bem, ao vir de fim de semana à terrinha, descobri que apareceu uma gatinha de rua, dessas que abundam em aldeias, em casa do meu avô... Que, como senhor viúvo e sozinho de 90 anos, se afeiçoou à menina e até a deixa dormir com ele! (não imaginam o meu espanto ao saber disto..)
Acontece que a menina trouxe encomenda! A minha mãe descobriu um único gatinho recém nascido! Assim que cheguei fui vê-lo... A gatinha teve-o num palheiro, e ele tem pulgas! Ainda nem abriu os olhitos e já tem pulgas!
Falei com o meu avô e ele gostava de ficar com os dois (uma vez que a gatinha, apesar de no início ser esquiva, se tornou bastante meiga - um aparte - tenho de falar com uma associação aqui da zona para ver se há alguma forma de esterilizar os dois de uma forma mais económia - sugestões?).
O meu maior dilema neste momento está com as pulgas, mesmo. A gatinha já está a comer ração para gestantes... E já foi desparasitada. Mas como ela está a amamentar, não sei se pode levar pipeta... E um bebé tão pequenino com pulgas até me assusta!
E ainda outra coisa! Queria tirá-lo do palheiro... Tenho medo que apareçam ratos ou sei lá, algo que possa magoar o pequenino... Mas tenho também receio que depois ela o possa rejeitar ou fugir com ele... Sugestões aqui, please!
Se alguém já tiver passado pelo mesmo problema e me puder aconselhar, agradeço!
Bem, ao vir de fim de semana à terrinha, descobri que apareceu uma gatinha de rua, dessas que abundam em aldeias, em casa do meu avô... Que, como senhor viúvo e sozinho de 90 anos, se afeiçoou à menina e até a deixa dormir com ele! (não imaginam o meu espanto ao saber disto..)
Acontece que a menina trouxe encomenda! A minha mãe descobriu um único gatinho recém nascido! Assim que cheguei fui vê-lo... A gatinha teve-o num palheiro, e ele tem pulgas! Ainda nem abriu os olhitos e já tem pulgas!
Falei com o meu avô e ele gostava de ficar com os dois (uma vez que a gatinha, apesar de no início ser esquiva, se tornou bastante meiga - um aparte - tenho de falar com uma associação aqui da zona para ver se há alguma forma de esterilizar os dois de uma forma mais económia - sugestões?).
O meu maior dilema neste momento está com as pulgas, mesmo. A gatinha já está a comer ração para gestantes... E já foi desparasitada. Mas como ela está a amamentar, não sei se pode levar pipeta... E um bebé tão pequenino com pulgas até me assusta!
E ainda outra coisa! Queria tirá-lo do palheiro... Tenho medo que apareçam ratos ou sei lá, algo que possa magoar o pequenino... Mas tenho também receio que depois ela o possa rejeitar ou fugir com ele... Sugestões aqui, please!
Se alguém já tiver passado pelo mesmo problema e me puder aconselhar, agradeço!
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda jun 13, 2011 11:20 am
com certeza existe algo pras pulgas em gatos bébés certos?
em relação ao cantinho deles, porque nao os levas pra junto do teu avô?
em relação ao cantinho deles, porque nao os levas pra junto do teu avô?
<strong>'Quatro patas bom, duas patas ruim!'</strong>
-
- Membro Veterano
O gatinho desapareceu! Ainda pensei que ela o tivesse mudado de sítio, mas tive a ver-lhe as maminhas e o pêlo está sêco, e ela não sai dali do sítio a miar... Eu e a minha mãe já virámos aquilo do avesso, e ele não está em lado nenhum... Nem se ouve a miar...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 21, 2011 2:44 am
Lamento de saber que o gatinho desapareceu... Mas pode ser que ele ainda apareça... Procure-o bem porque se é assim tão pequeno pode estar bem escondido e nem nota nele.
Em relação às pulgas... Eu quando encontrei a minha Milu, abandonada na rua, ela devia ter umas 3 semanas. Estava carregadinha de tudo o que queira imaginar... Orelhas inclusive. Levamo-la logo ao vet - que é, aliás, o que lhe aconselho - e lá deram-me umas seringas com um produto para lhe dar banhos. Punha esse produto com um pouco de água e lavava-a com uma esponja. Depois passava o secador, sem limpar, para ao produto ser bem absorvido. Ao fim de uma semana estava bem melhor.
Dê novidades.
Em relação às pulgas... Eu quando encontrei a minha Milu, abandonada na rua, ela devia ter umas 3 semanas. Estava carregadinha de tudo o que queira imaginar... Orelhas inclusive. Levamo-la logo ao vet - que é, aliás, o que lhe aconselho - e lá deram-me umas seringas com um produto para lhe dar banhos. Punha esse produto com um pouco de água e lavava-a com uma esponja. Depois passava o secador, sem limpar, para ao produto ser bem absorvido. Ao fim de uma semana estava bem melhor.
Dê novidades.
FCachapa
"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)
"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)
"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
-
- Membro Veterano
Era o que tinha planeado fazer hoje à tarde - levá-lo (e à mãe) à veterinária - Ele ainda nem tinha aberto os olhos, mal andava, só miava... Não podia ir longe sozinho! Mas a gatinha não sai dali da zona a miar, parece tão aflita...! Eu revirei aquilo tudo do avesso, ele não está ali! Será possível que algum rato o pudesse levar? Aquilo é um palheiro anexo à casa... No meio da aldeia... Esses bichos andam por ali! E o gatinho era tão pequenino...
Uma ratazana pode sem dúvida ter levado o gatinho ou uma doninha.
Ou ele pode ter caido para alguma fenda ou buraco e já estar morto daí o não miar.
Mas também pode ter sido a gata a escondê-lo, geralmente as gatas quando começamos a mexer nas crias, mesmo gatas de casa, mudam logo o ninho.
Pode estar a miar por vê-la a si perto do ninho.
Ou ele pode ter caido para alguma fenda ou buraco e já estar morto daí o não miar.
Mas também pode ter sido a gata a escondê-lo, geralmente as gatas quando começamos a mexer nas crias, mesmo gatas de casa, mudam logo o ninho.
Pode estar a miar por vê-la a si perto do ninho.
-
- Membro Veterano
Mas se ela o tivesse escondido, o pêlo em redor das maminhas não estaria molhado, de ele mamar? Tava sequinho... Já achei estranho no início ser só um gatinho, será que já foram ratos que levaram outros que possam eventualmente ter estado lá? Penso que não é habitual uma gata ter só um gato...
Por vezes as gatas tem apenas dois, um só também nunca vi, mas os outros podem ter morrido logo à nascença.
procure deixar a gata sózinha e fique à espreita para ver o que ela faz.
As gatas são muito cuidadosas com os filhotes e assim que lhes mexem mudam-nos, por seu lado os filhotes quando pressentem perigo ficam calados que ninguém os ouve.
procure deixar a gata sózinha e fique à espreita para ver o que ela faz.
As gatas são muito cuidadosas com os filhotes e assim que lhes mexem mudam-nos, por seu lado os filhotes quando pressentem perigo ficam calados que ninguém os ouve.
-
- Membro Veterano
Durante todo o dia ela andou perto de nós... Ainda agora fui lá espreitar, e ela veio logo ter comigo, não vinha de nenhum esconderijo... Estava lá, à espreita... Só se for durante a noite que ela vá ter com ele... Mas o gatinho tem 1 semana... Já terá capacidade de pressentir o que quer que seja?
Mesmo que ela o tenha mudado, isso não é nada bom, ele começa a crescer sem estar habituado às pessoas e depois é complicado agarrá-lo..
Mesmo que ela o tenha mudado, isso não é nada bom, ele começa a crescer sem estar habituado às pessoas e depois é complicado agarrá-lo..
Se ela anda a miar e perto das pessoas, provavelmente o gatinho morreu ou foi levado por algum animal (o que vai dar ao mesmo) e elá está confusa
Penso que em casos raros gatas novinhas podem perder o tino a onde esconderam os bebés, mas se já procuraram... E o bebé acabaria por chamar por ela, ao ver-se sozinho e com fome

Penso que em casos raros gatas novinhas podem perder o tino a onde esconderam os bebés, mas se já procuraram... E o bebé acabaria por chamar por ela, ao ver-se sozinho e com fome

-
- Membro Veterano
Oh... Fico mesmo com pena, ele era todo branquinho, tão frágil, coitadinho...
Acho que só me resta mesmo esterilizar a garota, com o original nome de "Tareca", para que o mesmo não volte a suceder... Porque aqui nas aldeias, gatos à solta e não esterilizados infelizmente é o que mais há... E esta não vai ser mais uma!
Acho que só me resta mesmo esterilizar a garota, com o original nome de "Tareca", para que o mesmo não volte a suceder... Porque aqui nas aldeias, gatos à solta e não esterilizados infelizmente é o que mais há... E esta não vai ser mais uma!
exactamente!!! era esterilizar essa e todas as possiveis =)kelinhapbl Escreveu:Oh... Fico mesmo com pena, ele era todo branquinho, tão frágil, coitadinho...
Procurem mais uma vez, as gatas inventam sitios por vezes muito inesperados.
Jáassisti uma ninhada de 3 na presença de um cão, escondeu-se logo toda e durante uns bons 40 minutos não se ouviam. Mesmo gatinhos recem nascidos não miam enquanto a mãe os trasnporta de um lado para o outro porque chamaria a atenção de inimigos.
Se aparecer, não os deixem nesse local, se ele for criado longe de casa fica bravio e não se habitua a gente.
Jáassisti uma ninhada de 3 na presença de um cão, escondeu-se logo toda e durante uns bons 40 minutos não se ouviam. Mesmo gatinhos recem nascidos não miam enquanto a mãe os trasnporta de um lado para o outro porque chamaria a atenção de inimigos.
Se aparecer, não os deixem nesse local, se ele for criado longe de casa fica bravio e não se habitua a gente.
-
- Membro Veterano
Decididamente ela não sabe do gatinho... Já corri tudo... Nada... É como procurar agulha num palheiro! A gatinha não sai de pé de nós a miar desesperadamente... Coitadinha, nota-se que está aflita!
Entretanto consegui tirar-lhe uma foto... Não dá para ver bem os olhos, mas tem um azul e outro verde.

Entretanto consegui tirar-lhe uma foto... Não dá para ver bem os olhos, mas tem um azul e outro verde.