Cavalos de "boca dura"

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
Responder
Rita964
Membro Veterano
Mensagens: 228
Registado: quinta ago 26, 2010 3:23 pm

domingo jul 03, 2011 4:38 pm

Olá a todos!
Tenho uma dúvida, que preciso que me ajudem.
Há cavalos de "boca dura" não há? (penso que é assim que se chamam). Aqueles cavalos que quando puxamos as rédeas, eles não param/abrandam.
Se calhar é uma pergunta difícil de responder, mas porque é que os cavalos se tornam assim? Há alguma maneira de "ensiná-los" novamente a parar quando mandamos?

Tenho esta questão há imenso tempo na minha cabeça :P

Desde já obrigado :)
CatarinaR
Membro Veterano
Mensagens: 223
Registado: terça abr 12, 2011 2:52 pm

domingo jul 03, 2011 4:51 pm

Há sim.
Eu acho que eles não se tornam assim, eu acho que eles já nascem assim :?
Sim, há uma maneira de esses ditos cavalos de "boca dura" fazerem o que lhes mandam, basta trocas o freio/bridão (desta parte já não sei muito ..)

Caso esteja enganada, agradeço que me corrijam :)
"Não vivas numa cidade onde não relinchem cavalos nem os cães ladrem" - Provérbio Indiano

" De todos os animais que existem para recreação da humanidade, o cavalo é o único capaz de provocar tal paixão que será absolutamente indomável."
CatarinaR
Membro Veterano
Mensagens: 223
Registado: terça abr 12, 2011 2:52 pm

domingo jul 03, 2011 4:54 pm

Aqui esta: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=88603 , vê se te ajuda na tua dúvida.
"Não vivas numa cidade onde não relinchem cavalos nem os cães ladrem" - Provérbio Indiano

" De todos os animais que existem para recreação da humanidade, o cavalo é o único capaz de provocar tal paixão que será absolutamente indomável."
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

domingo jul 03, 2011 5:48 pm

CatarinaR Escreveu:Há sim.
Eu acho que eles não se tornam assim, eu acho que eles já nascem assim :?
Sim, há uma maneira de esses ditos cavalos de "boca dura" fazerem o que lhes mandam, basta trocas o freio/bridão (desta parte já não sei muito ..)

Caso esteja enganada, agradeço que me corrijam :)
Os cavalos não nascem com a "boca dura", aliás, por alguma razão aquando do desbaste de um poldro deve usar-se sempre uma embocadura "levezinha" para não se estragar a boca do cavalo.

Na maioria dos casos, quem provoca isso são os cavaleiros por inexperiência ou, em muitos casos, maldade. Outros quando querem acelerar o processo de desbaste ou "quebrar" um poldro mais dificil, espetam-lhe com um freio e já está. Pensam que assim o cavalo irá comportar-se melhor, mas uns aninhos depois têm um cavalo com a boca toda estragada.

Por isso não se deve dar um freio para as mãos de uma pessoa inexperiente, que está a começar nas lides equestres. Mas infelizmente é o que mais se vê nos centros hipicos hoje em dia. :roll: Claro que com um freio os cavalos andam mais "controladinhos".

Já vi casos de cavalos que usavam freio e quando se colocou bridão para testar, eles nem o sentiam na boa, faziam o que lhes apetecia tamanha era a diferença e a maneira como já tinham a boca calejada :roll:
CatarinaR
Membro Veterano
Mensagens: 223
Registado: terça abr 12, 2011 2:52 pm

domingo jul 03, 2011 5:55 pm

Ah o:
Já vi casos de cavalos que usavam freio e quando se colocou bridão para testar, eles nem o sentiam na boa, faziam o que lhes apetecia tamanha era a diferença e a maneira como já tinham a boca calejada :roll:
Então nesses cavalos o bridão já não serve?
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

domingo jul 03, 2011 6:06 pm

Com trabalho, dedicação e sobretudo muita paciência, alguns começaram a aceitar o bridão e até começaram a trabalhar bem com ele.

Ao início colocou-se também uma focinheira alemã para que não estivessem sempre a mastigar e a abrir a boca (reduzindo assim o efeito do mesmo), mas alguns meses depois já andavam só de bridão :wink:
CatarinaR
Membro Veterano
Mensagens: 223
Registado: terça abr 12, 2011 2:52 pm

domingo jul 03, 2011 6:07 pm

Percebi :D
Rita964
Membro Veterano
Mensagens: 228
Registado: quinta ago 26, 2010 3:23 pm

terça jul 05, 2011 1:08 pm

Obrigada por todas as respostas :)
Esclarecem bastante :D
aninhaaa
Membro
Mensagens: 51
Registado: quinta jan 28, 2010 7:19 pm

quarta jul 06, 2011 9:49 pm

tambem ha os potros que em inicio de desbaste tambem teem a chamada "boca dura" mas a medida que o ensino vai evoluindo, a boca do cavalo torna-se mais macia...
sara__sfmr
Membro Veterano
Mensagens: 1425
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

sexta jul 08, 2011 10:07 pm

Rita964 Escreveu:Olá a todos!
Tenho uma dúvida, que preciso que me ajudem.
Há cavalos de "boca dura" não há? (penso que é assim que se chamam). Aqueles cavalos que quando puxamos as rédeas, eles não param/abrandam.
Se calhar é uma pergunta difícil de responder, mas porque é que os cavalos se tornam assim? Há alguma maneira de "ensiná-los" novamente a parar quando mandamos?

Tenho esta questão há imenso tempo na minha cabeça :P

Desde já obrigado :)

Eles poderão vir a ficar com a "boca dura" pelos mais variados motivos.
Tens um exemplo: mãos inexperientes fazem um cavalo ficar com boca dura, por isso é que os de lições, normalmente, são grandes coiros. É o modo com que o cavalo se defende das mãos que não param de mexer na boca dele. (p.e.)

É possível corrigir ? É ! E algo muito simples, a meu ver. Trocando a embocadura. Experimentando algo mais fino (embocaduras finas, por norma, são melhores para cavalos coirões). Ou mudando mesmo, de bridão para freio-bridão, ou só freio, pelham... podes fazer tantas coisas, dentro do possível. Dando o tempo de habituação a cada embocadura.
No meu, para deixar de ter a boca rija, passei de bridão bi-partido grosso, para um bridão mais fino e tri-partido. :wink:

Mais dúvidas, disponha.
Eis a questão..
Responder

Voltar para “Cavalos”