CatarinaR Escreveu:Há sim.
Eu acho que eles não se tornam assim, eu acho que eles já nascem assim 
Sim, há uma maneira de esses ditos cavalos de "boca dura" fazerem o que lhes mandam, basta trocas o freio/bridão (desta parte já não sei muito ..)
Caso esteja enganada, agradeço que me corrijam

Os cavalos não nascem com a "boca dura", aliás, por alguma razão aquando do desbaste de um poldro deve usar-se sempre uma embocadura "levezinha" para não se estragar a boca do cavalo.
Na maioria dos casos, quem provoca isso são os cavaleiros por inexperiência ou, em muitos casos, maldade. Outros quando querem acelerar o processo de desbaste ou "quebrar" um poldro mais dificil, espetam-lhe com um freio e já está. Pensam que assim o cavalo irá comportar-se melhor, mas uns aninhos depois têm um cavalo com a boca toda estragada.
Por isso não se deve dar um freio para as mãos de uma pessoa inexperiente, que está a começar nas lides equestres. Mas infelizmente é o que mais se vê nos centros hipicos hoje em dia.

Claro que com um freio os cavalos andam mais "controladinhos".
Já vi casos de cavalos que usavam freio e quando se colocou bridão para testar, eles nem o sentiam na boa, faziam o que lhes apetecia tamanha era a diferença e a maneira como já tinham a boca calejada