porquinho da india com problemas de intestino

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Ippon
Membro
Registado: quinta abr 19, 2007 2:35 pm
Localização: 1 canária moçambique; 1 canaria; 1 caturra; varios escalares; 1 porquinho da India; 1 coelha

quarta jul 06, 2011 11:25 pm

Ola a todos,

O meu porquinho da India, kuikui está muito doente. Não estou aqui para pedir ajuda, porque ele já está internado, mas para vos ensinar com a experiencia que estou a ter.

Como ele estava muito sujo, escolhi o dia muito quente (40ºC) e dei-lhe um banhinho rápido. Sequei-o com toalhas e pronto. Ele ficou muito parado no banho, mas depois arrebitou e tomou a sua vida normal.

Passado 2 dias comecei a notar que já não nos chamava quando nos aproximavamos e deixou de comer. Ao 3º dia notei que ele fez diarreia e fui logo para o veterinário. Começou a fazer antibiotico e medicamento para as paredes dos intestinos. Comecei a dar comida diluida em agua pela seringa.

Passado um dia, deixou completamente de fazer cócó e ficava cada vez mais parado e mudo. Acabou por ficar internado.

Pelo que o vet me explicou, ele apanhou um choque nervoso com o banho e o intestino delgado deixou de funcionar. Ou seja, ele come, mas não produz fezes. Assim está a passar para o organismo toxinas que deveriam ser eliminadas. E aprendi que os porquinho escondem a doença, com medo de serem excluidos pelos outros... assim só notamos que estão doente quando eles já estão mesmo mal...

Agora está internado, a fazer os medicamentos por injecções a ver se conseguem que o intestino delgado volte a funcionar correctamente. O importante é que não tenha dores para conseguir deixar de estar contraido e preocupado, pois é tudo uma questão neurologica...

Tenho-o visitado todos os dias e tento que ele tenha mimo e se mexa, mas por enquanto não melhorou...

Bem... vou dando noticias, mas cada dia que passa vai-se tornando mais dificil...

Só vos queria alertar para a extrema sensibilidade e o perigo de causar choques aos animais...

Se alguém tiver alguma ideia ou experiencia igual, por favor digam-me que eu já tento tudo... :-( queria tanto que o nosso kuikui ultrapassasse esta fase má e voltasse para casa...
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

quinta jul 07, 2011 11:53 am

boa sorte com o pequenino :wink:
Eu nem gosto de cobras, pá!
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

quinta jul 07, 2011 1:32 pm

Obrigada por partilhar.

Realmente precisamos de estar muito atentos aos porquinhos porque quando damos conta de um problema normalmente eh porque ja esta em estado avancado.

A pesagem, verificacao dos dentes sao apenas algumas coisas que podemos fazer, no entanto por vezes acontecem outras coisas que estao para la do nosso controlo.

Tambem eh importante conhecermos os habitos do nosso animal de estimacao para detectarmos anomalias... Normalmente a perda de apetite eh um sinal de alerta (um porquinho saudavel jovem eh sempre guloso!)

As melhoras do seu porquinho. Fico a torcer para que tudo corra pelo melhor...
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
MSSR
Membro
Registado: quinta set 30, 2010 2:37 pm

quinta jul 07, 2011 11:16 pm

Obrigado por partilhar, é sempre bom sabermos mais s/ o comportamento dos porquinhos.

Espero que melhore rapidamente e consiga ultrapassar a situação
CataPetLover
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP

sexta jul 08, 2011 10:20 am

As melhoras do kuikui...
Catarina Lopes

TUDO SOBRE PORQUINHOS DA ÍNDIA:

http://tudo-sobre-porquinhos-da-india.blogspot.com/
Ippon
Membro
Registado: quinta abr 19, 2007 2:35 pm
Localização: 1 canária moçambique; 1 canaria; 1 caturra; varios escalares; 1 porquinho da India; 1 coelha

sábado jul 09, 2011 1:11 pm

ola a todos, tenho boas noticias :-)

Como ele não melhorava, pedi ao veterinário para o trazer para casa, durante a noite, já que não fazia tratamento durante a noite. Assim passou o serão connosco, fiz com que ele andasse e dei-lhe horas de colo e mimo... Dormiu na sua casota e eis que no dia seguinte tinha "presentes" para mim :-) 10 rolinhos de cócó pequeninos... Fcámos todos contentes!!

Nessa manhã levei-o de novo para o veterinário, para ficar a fazer a medicação injectavel. No fim do dia fui lá vê-lo e não tinha defecado de novo.

Então pedi de novo para o trazer para casa e agora vai passar o fim de semana em casa.
Hoje já fez mais 16 "presentes" e já está mais activo. Parece-me que já nem precisa ficar internado. Estou a fazer a medicação via oral e pronto...

Ele já não range os dentes e parece-me mais animado. O mimo afinal também ajuda a curar... :-)

Finalmente boas noticias!!!
CataPetLover
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP

sábado jul 09, 2011 1:13 pm

Fico muito contente!

Continuação de melhoras! :wink:
Catarina Lopes

TUDO SOBRE PORQUINHOS DA ÍNDIA:

http://tudo-sobre-porquinhos-da-india.blogspot.com/
anioska
Membro Veterano
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

sábado jul 09, 2011 10:21 pm

Olá Ippon!
Ainda bem que o KuiKui já está melhor.
A mim parece-me que intervir mais rápido era impossível.

Passei por uma experiência semelhante, mas no caso do meu porquinho não consegui salvá-lo :(
Teve também uma complicação intestinal, mas nunca descobri a causa, nem mesmo com a necrópsia se concluiu a causa...Tinha quase 4 aninhos.

E tem razão, o mimo cura :)
Responder

Voltar para “Exóticos”