Cadela com a cara inchada

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

8mari8
Membro
Registado: sábado jun 04, 2011 10:05 am

sexta jul 08, 2011 11:34 am

Bom dia a todos!
A minha cadela apareceu hoje com a face esquerda inchada, doí-lhe quando toco e ela chora.
Liguei para as urgências do meu veterinário e a clínica de serviço é longe da minha casa. A clínica que costumo ir só, hoje abre as 14h, pelo que tenho de esperar que abra. Por telefone o veterinário com quem falei não me sabe dizer nada.
Desconfio que ou tenha sido mordida por qualquer coisa, ou que se magoou (porque tem sangue seco) mas estou com receio.
Alguém sabe algo, ou me consegue ajudar a certa deste assunto?

(desculpem mas tive que desabafar.. tenho de esperar ate as 14h :'()
Última edição por 8mari8 em domingo jul 17, 2011 4:12 am, editado 2 vezes no total.
Terugkeren2
Registado: quinta jul 07, 2011 7:34 pm

sexta jul 08, 2011 11:41 am

Parece-me uma reação alérgica, e convinha que fosse vista rapidamente por um vet. Pode ser que dê para esperar até às 14 horas, mas também pode ser que o inchaço se espalhe, por exemplo, a zonas internas como sejam as vias respiratórias, e daí possa resultar problemas maiores se não levar já com uma injecção de anti-histaminicos.
Mas lá está, isso só um vet pode avaliar, e daí ser bom consultar um rapidamente.
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">Ol&aacute; eu sou o PauloC, a virar frangos na Arca de No&eacute; desde 1999.</p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta jul 08, 2011 11:50 am

Reiterando o que os foristas anteriores recomendaram, pelo que relata penso que também pode ser, de facto, o resultado de uma mordedura de algum animal: sangue seco, inchaço só de um lado, etc.

O que não dispensa a ida ao veterinário, pois esses ferimentos têm de ser tratados.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
8mari8
Membro

sexta jul 08, 2011 11:51 am

Mas tem sangue seco.. acho estranho..
Ela foi ao veterinário há 2 dias. Para alem das vacinas, ela levou o chip. Porque acho que não pode ser relativa a alimentação.
Terugkeren3
Membro
Registado: sexta jul 08, 2011 12:10 pm

sexta jul 08, 2011 12:18 pm

Sangue seco pode ser sinal de trauma. Alguma cacetada que ela deu, ou algum outro animal a agrediu ou levou algum pontapé de alguém e você não viu. De qualquer das formas requer observação veterinária.

(peço desde já desculpa se a minha próxima mensagem tiver de ser colocada pela minha versão nº 4)
<p>Ol&aacute;, eu sou o PauloC, a virar frangos na Arca desde 1999.</p>
8mari8
Membro

sexta jul 08, 2011 12:27 pm

Pois a minha mãe acha que ela bateu contra algo.. ela costuma ser muito eléctrica e as vezes bate contra as coisas.. Nomeadamente há moveis com bico, portas dos moveis, radiadores.. são 1001 coisas que ela pode ter batido.
Se bem que temos estado sempre com ela... e ela quando se magoa chora muito e ninguém ouviu nada, nem durante a noite :S
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sexta jul 08, 2011 1:20 pm

O inchaço é duro ao toque, o mole como se tivesse líquido?

Boa sorte com o vet e a cachorrinha!
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

sexta jul 08, 2011 2:09 pm

Dê notícias da menina quando puder! :)
8mari8
Membro

sexta jul 08, 2011 3:03 pm

Ola! já cheguei do veterinário.. felizmente não é nada de grave, o que a veterinária disse que ela ou se "despistou" e bateu contra algo, ou ficou presa em algum sitio como por exemplo rede (curiosamente eu tenho o canil dela em rede muito grossa e como já esta velhinho, tem umas pontas de arme soltas e ela pode-se ter magoado la).. enfim um conjunto grande de coisas que podem ter feito magoar, ate em casa há perigos.. (não foi nenhum animal)

Aplicou-lhe betadine, que tenho de colocar 2x ao dia e deu-lhe uma injecção (mas não sei do que era a injecção, na altura que ela estava a explicar a cadela começou a ladrar muito e como a tinha de segurar para colocar a betadine, acabei por não ouvir e passou-me)... enfim ate a minha cabeça não estava bem :)

Veio para casa, amanha tenho de ligar a dar o estado dela. Se o inchaço não diminuir e se se continuar a "queixar", vou voltar amanha. A veterinária não quis dar antibiótico devido a idade, mas se não melhorar irá ter de ser.

De resto está murcha.. mas espero que amanha esteja melhor. Ela come, corre e só quer mimos :)

Obrigada pelas ajudas e vou dando noticias.
Cumprimentos
MidnightAk
Membro
Registado: sábado out 09, 2010 7:19 am

sexta jul 08, 2011 3:06 pm

:D vá lá, não é nada de mal, ela vai melhorar :wink: boa sorte :D
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

sexta jul 08, 2011 4:49 pm

Deve ter levado 1 inj de anti-inflamatório para as dores.
Vigia bem o inchaço e não perdes nada de ires controlando a temperatura.
O arame tem ferrugem?
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

sexta jul 08, 2011 4:50 pm

E claro, continua a desinfetar :wink:
8mari8
Membro

sexta jul 08, 2011 6:44 pm

O sitio que estou a pensar tem um bocado que está e outro não. A veterinária também perguntou o mesmo..
Pensei agora noutro sitio que também é provável ter-se magoado, no gradeamento (esse não tem ferrugem).
Por enquanto ela esta na mesma.. murcha e mimada :)
Tenho tratado, ela não anda a coçar nem lhe parece doer.. a ferida (raspão) ja esta com melhor aspecto mas esta inchada.. mas vamos ver como vai ficar.
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

sexta jul 08, 2011 7:23 pm

Alergia à vacina??

A Vet não pôs essa hipótese??
8mari8
Membro

sábado jul 09, 2011 1:48 am

tiabela Escreveu:Alergia à vacina??

A Vet não pôs essa hipótese??
Ela já tinha levado aquela dose a 1 mês atrás e não teve nenhuma alergia, para alem disso ela tinha o ferimento que indicava que tinha sido outra coisa..
Responder

Voltar para “Cães”