Duvida nos termos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
Responder
Richard18
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: quinta nov 01, 2007 10:41 pm

sexta jul 08, 2011 2:28 pm

Desde que tenho o meu cavalo, comecei a ler imensa coisa sobre o assunto visto ser um cavaleiro sem experiencia quase nenhuma.
Ao ler algumas coisas falam muito em desbastar poldros, adestrar e coisas assim. A minha pergunta é o que implica o desbaste e o adestramento, e se isso deve ser feito por profissionais ou qualquer pessoa o pode fazer?

Peço desculpa pela minha ignorancia mas gostava de esclarecer isso

Obrigado
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

sexta jul 08, 2011 3:08 pm

Não tem de pedir desculpa pela ignorância, ninguém nasce ensinado :wink:

O desbaste é, numa linguagem de leigo, a escola primária de um poldro. Há quem diga que deve começar depois dos 3 anos, há quem diga que deve começar antes.
É nessa altura que o poldro começa a ser "domado", quando experimenta pela primeira vez um bridão, um arreio, quando é montado pela primeira vez.
É uma etapa muito importante para se formar um bom cavalo, e NUNCA deve ser feito por alguém sem experiência no ramo. Se o poldro tiver um mau desbaste, irá com toda a certeza ser um "mau" cavalo, cheio de medos e receios, traumas, vícios...
sara__sfmr
Membro Veterano
Mensagens: 1425
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

sexta jul 08, 2011 9:59 pm

CavaleiraVNF Escreveu:Não tem de pedir desculpa pela ignorância, ninguém nasce ensinado :wink:

O desbaste é, numa linguagem de leigo, a escola primária de um poldro. Há quem diga que deve começar depois dos 3 anos, há quem diga que deve começar antes.
É nessa altura que o poldro começa a ser "domado", quando experimenta pela primeira vez um bridão, um arreio, quando é montado pela primeira vez.
É uma etapa muito importante para se formar um bom cavalo, e NUNCA deve ser feito por alguém sem experiência no ramo. Se o poldro tiver um mau desbaste, irá com toda a certeza ser um "mau" cavalo, cheio de medos e receios, traumas, vícios...
E antes do desbaste, durante e depois, há um complemento. O maneio! Que é tão ou mais importante que o Desbaste.
O maneio é mostrar ao poldro(o primeiro maneio), o toque da nossa mão pelo seu corpo todo (tirando-lhe assim as comichões que têm), o levantar dos membros, a limpeza, tudo.
Eis a questão..
Responder

Voltar para “Cavalos”