Doberman ou Rottweiler?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
MPeixe
Membro
Registado: quarta jun 16, 2010 5:45 pm

sexta jul 08, 2011 3:05 pm

Boas caros foristas.

Gostaria de saber a vossa opiniao a cerca destas duas raças.

Quais as diferenças em termos de despsas com a alimentação, saude, manutenção, etc.?
Qual das raças tem tendencia a ter mais problemas de saude?
Qual das raças desempenha melhor a funçao de guarda?
Qual das raças desempenha melhor a funçao de companhia?
Qual das raças é mais sociavel?
Qual das raças tem maior esperança de vida?

Qual aconcelham a adquirir? Porque?

Agradeço que me informem sobre estes aspectos.

P.S.: Podem referir tambem uma casa de criação de confiança destas duas raças em Portugal?
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

sexta jul 08, 2011 3:36 pm

Pode-se informar sobre a raça aqui:

http://arcadenoe.sapo.pt/raca/dobermann/28

e aqui

http://arcadenoe.sapo.pt/raca/rottweiler/51

Pode sempre falar com quem tem exemplares dessas raças no sub-fórum da raça correspondente.

Não tenho nem nunca tive nenhum cão de nenhuma dessas raças, porém penso que não são adequadas para donos inexperientes, e pelas suas perguntas não me parece familiarizado com nenhuma das duas. No entanto talvez outro forista com maior experiência que eu o possa ajudar...

Quanto aos criadores, peça a lista ao CPC.
MPeixe
Membro

sexta jul 08, 2011 4:01 pm

experiencia até tenho, mas nao e com caes desse genero.

É mais com bracos (perdigueiro portugues e pointer ingles), spaniels (epagneul breton, setter irlandes e cocker) e retriviers (labrador e golden).

Só tenho contacto com esse tipo de caes.
ovcharka
Membro Veterano
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm

sexta jul 08, 2011 4:14 pm

Tive um Dob e apenas posso falar sobre o exemplar que tive e nunca pela raça.

1- È um cao de guarda e defesa exepcional, sendo o seu aspecto, apenas o necessario para que ninguem sequer se aproxime.
2- È extremamente dependente de atençao dos donos em adulto e ás vezes até chateia de tao meloso!
3- Requer um controlo absoluto, pois um Dob nervoso ou desobediente é um cao extremamente perigoso.
4- Nivel de inteligencia média
5- Dificil de igualar na defesa de grandes propriedades pelo facto de que está em constante alerta e gosta de dar voltas constantes nos terrenos que protege, e faz tudo sempre com uma grande velocidade.
6- Dominante sobre outros caes, mas nunca provocador. Todas as historias que ouvi de lutas de Dobs com outros caes por descuido de qualquer um dos donos, o resultado foi sempre a desgraça do cao oponente, e como tal nao recomendo andar com esta raça sem trela na rua em nenhuma circunstancia.
7- Em adulto só confia nos donos, pelo que mesmo os amigos da casa nao devem ser bruscos com o cao.
8- Adora crianças e tem muito cuidado quando brinca com elas.
9- Nao é considerada raça perigosa, o que é uma grande vantagem em relaçao ao Rott.
10- muito propenso a doenças e baixa esperança media de vida 8-12 anos.
11- Sofre com o calor e com o frio extremos.
12- requer pouco cuidado com o pelo. apenas umas escovadelas semanais
dolphy
Membro
Registado: sexta out 23, 2009 10:46 am

sexta jul 08, 2011 4:19 pm

Boas,

Como ja teve experiencias com caes e se quer raças de guarda porque nao serra da estrela (ja tive), rafeira do alentejo (ainda tenho)...

Raças portuguesas...

So queria ajudar ... com outras raças...
MPeixe
Membro

sexta jul 08, 2011 4:21 pm

referiu que é de nivel de inteligencia media. Isso espantou-me pois no ranking de inteligencia canina encontra-se no 5º lugar, em 133 raças avaliadas (as mais conhecidas).

Tambem referiu que tem tendencia a ter doenças. Que tipo de doenças? Graves ou medianas?
MPeixe
Membro

sexta jul 08, 2011 4:25 pm

raças portuguesas tambem me interessam bastante, mas o problema é que nao se encontra muita informação e nao conheço muito bem essas raças.

Mas essas raças (rafeiro do alentejo, serra da estrela, cao de gado transmontano, castro laboreiro) interessam-me bastante, mas nao se veem muito, por isso nunca pude observar com atençao nenhum exemplar... apenas serra da estrela
ovcharka
Membro Veterano

sexta jul 08, 2011 4:30 pm

MPeixe Escreveu:referiu que é de nivel de inteligencia media. Isso espantou-me pois no ranking de inteligencia canina encontra-se no 5º lugar, em 133 raças avaliadas (as mais conhecidas).

Tambem referiu que tem tendencia a ter doenças. Que tipo de doenças? Graves ou medianas?
Eu apenas falei do meu cao, nao da raça. O problema das raças hoje em dia é que sao criadas pela beleza (97% talvez) o que faz com que cada vez mais vá haver desvio no temperamento e caracter das raças. Ao comprar um Dob nao tem a garantia de que ele vai ser igual ao temperamento que encontra no estalao. O meu tinha inteligencia média.

Saude:
Prone to possible cervical spondylitis (wobbler syndrome) due to fusion of neck vertebrae and compression of spinal cord; possible inherited blood disorder (Von Willebrands disease); obesity in middle age. Also prone to skin issues, bloat, hip dysplasia, and congenital heart defects.
E aqui nao menciona os pulmoes, que foi a causa da morte do meu e a vet disse que era muito comum nos Dobs. E muitas torçoes do estomago tambem.
MPeixe
Membro

sexta jul 08, 2011 4:38 pm

As torçoes no estomago sao comuns em todos os caes grandes.

E isso de os caes serem criados para beleza e completamente verdade, o que muitas vezes é mau...

Esta "arte" de escolher a raça do cao que pretendemos comprar é muito complicada...
MPeixe
Membro

sexta jul 08, 2011 4:58 pm

O Braco de Weimar (Weimaraner) também me atrai bastante
kelinhapbl
Membro Veterano

sexta jul 08, 2011 4:59 pm

MPeixe Escreveu:O Braco de Weimar (Weimaraner) também me atrai bastante
E o Cane Corso também?
ovcharka
Membro Veterano

sexta jul 08, 2011 5:04 pm

MPeixe Escreveu:O Braco de Weimar (Weimaraner) também me atrai bastante
nao querias um cao de guarda e defesa??
Terugkeren3
Membro
Registado: sexta jul 08, 2011 12:10 pm

sexta jul 08, 2011 5:36 pm

Olá Miguel,
Tem um labrador, certo? E agora quer um cão de guarda, Rottweiler ou Dobermann, é para juntar com esse labrador?
Desculpe tantas perguntas, mas o que pensam os seus pais disso? Eles também estão a estudar a 'arte' de escolher uma raça? É que tendo 14 anos, é aos seus pais que ainda compete estas escolhas, certo?
Um Rotweiler , não obstante as grandes qualidades desta raça, não lhe aconselho. Quanto mais não seja porque lhe seria impossivel A SI ir com o cão onde quer que fosse, uma vez que esta raça só pode ser conduzida (entenda-se levada à trela) por maiores de 16 anos.
<p>Ol&aacute;, eu sou o PauloC, a virar frangos na Arca desde 1999.</p>
ovcharka
Membro Veterano

sexta jul 08, 2011 5:40 pm

Terugkeren3 Escreveu:Olá Miguel,
Tem um labrador, certo? E agora quer um cão de guarda, Rottweiler ou Dobermann, é para juntar com esse labrador?
Desculpe tantas perguntas, mas o que pensam os seus pais disso? Eles também estão a estudar a 'arte' de escolher uma raça? É que tendo 14 anos, é aos seus pais que ainda compete estas escolhas, certo?
Um Rotweiler , não obstante as grandes qualidades desta raça, não lhe aconselho. Quanto mais não seja porque lhe seria impossivel A SI ir com o cão onde quer que fosse, uma vez que esta raça só pode ser conduzida (entenda-se levada à trela) por maiores de 16 anos.
Nao sabia que ele tinha 14 anos. É muito cedo para se ter um cao deste tipo, desculpa.
kelinhapbl
Membro Veterano

sexta jul 08, 2011 6:01 pm

Terugkeren3 Escreveu:Nao sabia que ele tinha 14 anos. É muito cedo para se ter um cao deste tipo, desculpa.
Também só reparei depois... Por isso é que fiz a pergunta do Cane Corso, porque em Fevereiro deste ano o Miguel abriu dois tópicos, um igual a este, indeciso entre Doberman e Rottweiler, e outro a perguntar características do Cane Corso...

E tendo 14 anos nunca poderia ser viável nenhuma destas raças...
Responder

Voltar para “Cães”