SINAIS DE CIO NA CADELA ESTERELIZADA

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

vfrusso
Membro
Registado: sexta jul 16, 2010 9:18 pm

domingo jul 10, 2011 7:15 am

LuluB Escreveu:
dinodane Escreveu:Se restar um pouco de tecido ovárico, as hormonas sexuais continuam a circular e, embora a gata seja estéril, pode continuar a ter cios.
E o mesmo se pode passar com as cadelas. :)

Portanto, a pergunta inicial não só não é descabida, como devia ter sido respondida de maneira mais completa.
Afinal não é apenas ignorância minha.

O conteudo sempre tinha alguma lógica :D

Mas sendo assim e restando algum tecido ovárico não se pode chamar de esterelização dado que a intervenção não vai ter finalidade nenhuma a não ser evitar uma gravidez. Certo??
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

domingo jul 10, 2011 7:30 am

Ticha001 Escreveu:Boa noite,

gostava que me dissessem por favor quanto pagaram pela castração. A minha Ticha é uma Yorkshire com 2 anos e a veterinaria hj disse k ela tinha uma infecção no utero e tinha de remover o mesmo, com muita dor minha, pois disse desde o inicio k queria um filhote dela.

Alguém me sabe responder qual o valor?

Obrigada
Esterilizei a minha Petra dia 1 e paguei só pela cirurgia €250. 4 dias antes já tinha pago as análises.

Boa sorte.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MathHopkins
Membro Veterano
Registado: segunda jun 06, 2011 4:50 pm

domingo jul 10, 2011 7:36 am

LuluB Escreveu:
dinodane Escreveu:Se restar um pouco de tecido ovárico, as hormonas sexuais continuam a circular e, embora a gata seja estéril, pode continuar a ter cios.

Portanto, a pergunta inicial não só não é descabida, como devia ter sido respondida de maneira mais completa.
O absurdo do costume.. a pergunta então deveria ter sido "caso a esterilização não tenha sido bem efectuada" 8)..mas vindo de quem acabou de "diagnosticar" online parvovirose a um cão de outra forista que a não tinha..é de esperar" :roll:
Nisi pythonissam Arca
PERAPADO2
Membro Veterano
Registado: segunda mai 02, 2011 7:24 am

domingo jul 10, 2011 9:23 am

Com que finalidade se deixa tecido ovárico? Em que é que isso ajudaria o animal?
Esterilização bem feita não é sinónimo de não deixar "lá" nada? :?
MathHopkins
Membro Veterano
Registado: segunda jun 06, 2011 4:50 pm

domingo jul 10, 2011 9:34 am

PERAPADO2 Escreveu:Com que finalidade se deixa tecido ovárico? Em que é que isso ajudaria o animal?
Claro.. a dinodane deu um exemplo do que poderia acontecer caso corra mal..a forista queria saber se pode acontecer algo quando corre bem ;) ..e aparecem logo as veterinarias virtuais a deturpar o que eu, a dino e a forista que abriu o topico escrevemos ;)
Nisi pythonissam Arca
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

domingo jul 10, 2011 9:41 am

MathHopkins Escreveu:
PERAPADO2 Escreveu:Com que finalidade se deixa tecido ovárico? Em que é que isso ajudaria o animal?
Claro.. a dinodane deu um exemplo do que poderia acontecer caso corra mal..a forista queria saber se pode acontecer algo quando corre bem ;) ..e aparecem logo as veterinarias virtuais a deturpar o que eu, a dino e a forista que abriu o topico escrevemos ;)
Há Vets que só tiram o útero, deixam ficar os ovários. Porquê? Não sei
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo jul 10, 2011 11:32 am

vfrusso Escreveu:Afinal não é apenas ignorância minha.

Mas sendo assim e restando algum tecido ovárico não se pode chamar de esterelização dado que a intervenção não vai ter finalidade nenhuma a não ser evitar uma gravidez. Certo??
Por vezes, uma esterilização fica mal feita, depende de alguns factores que não me compete descrever ou ajuizar. O seu veterinário é quem pode explicar-lhe tecnicamente o que se passa nestes casos, e porque se passa.

Mas, em termos leigos: se algum pedaço de tecido ovárico fica dentro, esse pequeno pedaço é o suficiente para desencadear as alterações hormonais do cio. A fêmea, cadela ou gata, mostra todo o comportamento dessa fase, mas não engravida porque já não tem os órgãos a destinados à nidificação dos fetos. Está esterilizada, portanto.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jul 10, 2011 5:51 pm

vfrusso Escreveu:
LuluB Escreveu:

Afinal não é apenas ignorância minha.

Esterilização = tornar estéril ...

Uma laqueação das trompas também deixa tudo intacto, útero e ovários, impedindo no entanto uma gravidez, sendo portanto uma ESTERILIZAÇÃO eficaz.
O que se passa é que quem quer esterilizar quer abolir também, para além da fertilidade, todo o comportamento reprodutivo e sexual dos cães por uma questão de comodidade... seja a marcação e agressividade associada às hormonas sexuais nos machos, seja o sangramento, o atrair os cães da vizinhança nas fêmeas.
Normalmente os vets fazem sempre OVH, ovariohisterectomia, mas pode acontecer.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

vfrusso
Membro
Registado: sexta jul 16, 2010 9:18 pm

segunda jul 11, 2011 9:08 am

Eu não estou a passar por essa situação, po acaso tenho a minha cadela esterelizada mas até á data não foi nenhuma esterelização mal feita( que sinceramente desconhecia que poderia restar tecidos ováricos), apenas surgiu-me essa curiosidade e achei interessante discutir ideias.

Fiquei agradado com as mensagens pois fiquei a saber de coisas que desconhecia por completo.

Mas para os casos que a esterelização é mal feita, se fosse comigo talvez exigisse ao vet que a fez para resolver o problema que criou, pois quando pagamos uma esterelização não existem valores para "meias esterelizações" e esterelizações completas, é um preço e mais nada.

Partindo do inicio que a pessoa quer abolir todo o sistema reprodutor do pet e respectivo cio.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jul 11, 2011 1:29 pm

Partindo do inicio que a pessoa quer abolir todo o sistema reprodutor do pet e respectivo cio.
Isso.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

patzz
Membro
Registado: sexta dez 25, 2009 9:05 pm

sexta jul 15, 2011 9:56 pm

Esterilização normal a uma gata/cadela é a retirada do útero + ovários. Se por alguma razão o veterinário tiver a ideia de deixar os ovários ficar, o animal continuará a ter o comportamento que tinha na altura do cio, pois a interacção entre as hormonas produzidas nos ovários e na hipófise ainda existe. No entanto, não fica prenha :]
Responder

Voltar para “Cães”