Labrador com medo de água!?!
Moderador: mcerqueira
Bom dia.
Tenho um labrador com 3 anos que tem medo de nadar. Acho isso extremamente estranho, em primeiro lugar por ser da raça que é, e em segundo lugar porque nunca teve nenhuma má experiencia com água.
Quando o levo a praia ele apenas se molha até aos ombros e nao avança no mar mais que isso, por muito que eu o insentive...
Tambem tem medo de se aproximar muito da berma das piscinas.
Como é que eu posso superar esta "fobia" à água?
Tenho um labrador com 3 anos que tem medo de nadar. Acho isso extremamente estranho, em primeiro lugar por ser da raça que é, e em segundo lugar porque nunca teve nenhuma má experiencia com água.
Quando o levo a praia ele apenas se molha até aos ombros e nao avança no mar mais que isso, por muito que eu o insentive...
Tambem tem medo de se aproximar muito da berma das piscinas.
Como é que eu posso superar esta "fobia" à água?
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm
Ele pode não ter fobia à água, mas sim ao mar, às ondas do mar. A minha Pucca por exemplo adora agua atira-se sempre a todos os lagos do parque da cidade e nada que se farta, mas ela no mar só mesmo molhar as patas de resto fica aterrorizada com as ondas do mar.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm
Ah bom, agora é que li que nem na piscina entra
Sendo assim já não sei que dizer

Sendo assim já não sei que dizer
Nao é o caso do meu pois ele até gosta de ir contra as ondas...desde que chegue com os pés ao chao, porque se nao entra num estado de panico.
E quando eu o levo a um sitio que tenha um lago ou algo do genero com outros caes, eles saltam para o lago e o meu fica a olhar e nao vai para o lago...
E quando eu o levo a um sitio que tenha um lago ou algo do genero com outros caes, eles saltam para o lago e o meu fica a olhar e nao vai para o lago...
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Apesar de tudo, olhe, ainda bem! Assim não corre o risco de se afogar - há muitos cães que saltam para piscinas e depois não conseguem sair...(conheci um que era tipo prego, não sabia nadar mesmo!)
Tem aí um cão consciente.
E sempre é a excepção que confirma a regra, o que o torna único! 
Tem aí um cão consciente.

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Mas ele até sabe nadar.
Uma vez eu peguei nele ao colo e levei-o até ao meio de um rio e ele veio a nadar, bastante bem para uma primeira vez, até a margem do rio...
Isso aconteceu há cerca de 2 meses.
Este verão vou fazer um "treino intensivo" para ver se o convenço a ir para a água.
Eu quero que ele nade porque há cerca de 2 anos descobri que ele tem um problema no cotovelo (displasia, pouco avançada) e o veterinário disse para eu nao o fazer correr muito e o melhor exercicio que ele podia e devia fazer, para fortalecer as patas, era nadar.
O meu problema é conseguir convence-lo a nadar..!
Uma vez eu peguei nele ao colo e levei-o até ao meio de um rio e ele veio a nadar, bastante bem para uma primeira vez, até a margem do rio...
Isso aconteceu há cerca de 2 meses.
Este verão vou fazer um "treino intensivo" para ver se o convenço a ir para a água.
Eu quero que ele nade porque há cerca de 2 anos descobri que ele tem um problema no cotovelo (displasia, pouco avançada) e o veterinário disse para eu nao o fazer correr muito e o melhor exercicio que ele podia e devia fazer, para fortalecer as patas, era nadar.
O meu problema é conseguir convence-lo a nadar..!
-
- Membro Veterano
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Mas pode sempre levá-lo a nadar, lá está, "obrigando-o", em lagos, barragens e assim. Acho é que deve dar graças por ele não se atirar para dentro de piscinas e não ser demasiado afoito, sempre é menos uma preocupação. 

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 10, 2007 11:04 am
Eu ajudei a dar banho a labradores que eram impossíveis. Tinham terror à água!
Nem todos gostam de água.. já a minha não posso estar a lavar o pátio que ela mete-se sempre à frente da mangueira
. Às vezes preferia que ela não gostasse TANTO de água
, javarda-se toda!
Nem todos gostam de água.. já a minha não posso estar a lavar o pátio que ela mete-se sempre à frente da mangueira

There are no dangerous dogs until man "makes" them so.
Inicialmente tente leva-lo a uma barragem ou praia fluvial de águas calmas de forma a que ele se habitue à água de uma forma controlaDa. Inicialmente brinque com ele numa zona baixa onde ele tenha pé e vá puxando o para uma zona
mais profunda a pouco e pouco obrigando o a nadar. Tente com trela para onseguir ter mais controlo
mais profunda a pouco e pouco obrigando o a nadar. Tente com trela para onseguir ter mais controlo
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 10, 2007 11:04 am
Só vai alimentar mais o medo que tem à água se o fizer.
Se quer que ele tente gostar de água, faça-o devagarinho e com paciência
. Tem que lhe dar confiança para ele se sentir confiante, right?
Se quer que ele tente gostar de água, faça-o devagarinho e com paciência

There are no dangerous dogs until man "makes" them so.
-
- Membro Veterano
tirou-me as palavras dos dedos!Bugoide Escreveu:Só vai alimentar mais o medo que tem à água se o fizer.
Se quer que ele tente gostar de água, faça-o devagarinho e com paciência. Tem que lhe dar confiança para ele se sentir confiante, right?

Faz.pdrsantos Escreveu:Faço mal se pegar nele e o "arrastar" para aguas mais profundas?
Não pode obrigá-lo sob pena do cão ainda ganhar mais aversão à coisa.
Deve motivá-lo com brincadeira, recompensa...
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm
Exactamente!dinodane Escreveu:Faz.pdrsantos Escreveu:Faço mal se pegar nele e o "arrastar" para aguas mais profundas?
Não pode obrigá-lo sob pena do cão ainda ganhar mais aversão à coisa.
Deve motivá-lo com brincadeira, recompensa...
Leve brinquedos que ele goste e atire-os á agua, entre na agua e chame-o alegremente, leve petiscos para o (subronar)subornar.
Não lhe berre e não o ature á àgua, porque isso só o vai assustar ainda mais.
Última edição por Minuxa em segunda jul 11, 2011 1:33 pm, editado 1 vez no total.
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos cães iriam para o céu, e poucas pessoas também." - James Thurder</p>