Achei pintasilgo dia 7 julho/pretendo liberta-lo/como fazer

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
pedromigl
Registado: segunda jul 11, 2011 7:15 pm

segunda jul 11, 2011 7:45 pm

Boas,

Como é dito no topico, no passado dia 7 julho ao sair do emprego ouvi um piado agudo estranho que me despertou curiosidade e me fez encontrar um "mini" pintasilgo num canto escondido de uma zona de cargas e descargas num edificio perto do aeroporto.
Pensei em deixa-lo lá mas iria morrer numa questao de horas, peguei nele e tentei perceber se voava mas ele nem se mexia portanto trouxe-o para casa.
Nos primeiros dois dias ficou numa gaiola mas decidi deixa-lo solto na sala para ver se ele começava a voar. Actualmente ja se mantem sempre no topo dos cortinados, excepto quando me ve e quer comida (quase sempre).
Tenho-o alimentado com uma papa feita de gema de ovo com um bocado de pao torrado e meia bolacha maria.
Hoje consegui que ele comesse sozinho bocados de pao torrado que deixei em cima da mesa da sala juntamente com um bocado de papa numa colher de chá.
O meu grande problema é a habituação dele a pessoas e a minha ideia era ele começar a voar decentemente (para nao morrer na primeira hora) e deixa-lo ir.

Pressinto que nao deva faltar muito mas tenho umas duvidas:
Liberto-o perto do local onde o encontrei (na esperança de encontrar os progenitores) ou numa zona com bastantes arvores, como sintra por ex.?

A minha duvida é que na zona onde o encontrei á volta tenho: 2º circular, aeroporto e bastantes carros devido também a uma saida de uma garagem publica.
Ah, ok, também tem umas arvores, mas por baixo estão sempre gatos a apanhar sol.

Sugestoes?
fUmiguinha
Membro Veterano
Registado: quinta out 28, 2004 2:35 am

quinta jul 14, 2011 12:20 am

A alimentação que lhe está a dar não é de todo a mais indicada, por ser totalmente desiquilibrada!!!
!
O melhor é entregá-lo no centro de recuperação de fauna silvestre mais perto de si que me parece ser o LX CRAS - Centro de Recuperação de Animais Silvestres , em Monsanto, onde técnicos competentes alimentarão o animal e saberão como fazer para o libertar em segurança e já com as técnicas de voo devidamente treinadas.

Contacto:
Espaço Monsanto
Estrada do Barcal, Monte das Perdizes
Parque Florestal de Monsanto
1500-068 Lisboa
Tel.: (+351) 218 170 200
Fax: (+351) 218 170 245
http://www.cm-lisboa.pt/pmonsanto
[email protected]
<p>"Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez s&oacute; porque podia fazer muito pouco." Edmund Burke&nbsp;</p>
<p><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.facebook.com/blogdosbichos"> ... chos</a><a href="http://www.facebook.com/pages/Blog-dos- ... 5"></a></p>
<p>&nbsp;</p>
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

quinta jul 14, 2011 12:50 am

Sei que esses animais por lei não podem ser capturados mas...esse foi salvo por si.

Se mo quizer entregar tenho gaiola vazia pois há anos que por estes lados não existe uma ave , a ultima 1 canario muito querido cantava,cantava e cantava,mimoso e inteligente durou cerca de 18 anitos; há algum tempo que ando a pensar ir comprar um deles.

Deixo ao seu criterio o que entender decidir ,pois apesar de proibido como mencionei fora da cidade muitas pessoas os capturam e assim por onde vivo conseguiria ter um.

sorte para esse menino :arrow:
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Terugkeren3
Membro
Registado: sexta jul 08, 2011 12:10 pm

quinta jul 14, 2011 9:01 am

CarlotaSMAR Escreveu:Sei que esses animais por lei não podem ser capturados mas...esse foi salvo por si.

Se mo quizer entregar tenho gaiola vazia pois há anos que por estes lados não existe uma ave , a ultima 1 canario muito querido cantava,cantava e cantava,mimoso e inteligente durou cerca de 18 anitos; há algum tempo que ando a pensar ir comprar um deles.

Deixo ao seu criterio o que entender decidir ,pois apesar de proibido como mencionei fora da cidade muitas pessoas os capturam e assim por onde vivo conseguiria ter um.

Por lei este tipo de animais não podem ser capturados, e por Lei também não podem ser detidos em gaiolas a não ser que sejam aves comprovadamente de cativeiro, ou seja, aves anilhadas e com a necessária documentação do ICNB. Se a Carlota quer ocupar a gaiola não o pode fazer com uma ave da nossa fauna capturada, quer viva no campo ou no centro de uma grande cidade, e não obstante existirem outras pessoas a praticar essa ilegalidade no sitio onde vive.
Por outras palavras, se o Pedro apanhou o pintassilgo e o salvou de uma morte certa a atitude correta a fazer neste momento é aquela que ele quer tomar, e pela qual lhe dou desde já os Parabéns. Deve portanto libertar a ave, entregá-la num dos centros de recuperação de Fauna ou contactá-los para saber como poderá entregar ou libertar a ave (veja moradas e contactos no site do ICNB). Se a sua opção for libertar a ave, não aconselho que o faça agora e muito menos que o faça no local onde encontrou a ave. Espere mais algum tempo e faça-o lá mais para o final do verão, quando este tipo de aves se reúnem em bandos de alimentação e é mais fácil ao animal integrar-se e ‘aprender com os outros’, e faça-o numa zona mais campestre e com menos perigos do que aqueles que relatou aí na sua zona. Mas a este respeito os centros de recuperação poderão dar-lhe toda a informação.

Boa sorte
<p>Ol&aacute;, eu sou o PauloC, a virar frangos na Arca desde 1999.</p>
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

sexta jul 15, 2011 2:34 pm

Entendo que o Pedro seja livre de proceder como entender ou melhor de acordo com a Lei daí ter escrito o que deixei em aberto...no entanto "fora da Lei" sabe decerto muito bem forista Terugkeren3 tudo que nos rodeia e sim vivo numa zona tranquila onde n de pessoas se eu lhes pedir me conseguem 1 casal deles para não estar 1 sozinho pois muitas pessoas conheço que os teem e posso dizer-lhe que não sendo já menina de 20 anos quando era mesmo menina tive pintassilgos lindos, cantantes bem inteligentes e que morreram de idade lá por casa, acho 1 animal lindo.

Mas tentarei cumprir a Lei dando vez a outro animal.

Terugkeren3 Escreveu:
CarlotaSMAR Escreveu:Sei que esses animais por lei não podem ser capturados mas...esse foi salvo por si.

Por lei este tipo de animais não podem ser capturados, e por Lei também não podem ser detidos em gaiolas a não ser que sejam aves comprovadamente de cativeiro, ou seja, aves anilhadas e com a necessária documentação do ICNB. Se a Carlota quer ocupar a gaiola não o pode fazer com uma ave da nossa fauna capturada, quer viva no campo ou no centro de uma grande cidade, e não obstante existirem outras pessoas a praticar essa ilegalidade no sitio onde vive.
Por outras palavras, se o Pedro apanhou o pintassilgo e o salvou de uma morte certa a atitude correta a fazer neste momento é aquela que ele quer tomar, e pela qual lhe dou desde já os Parabéns. Deve portanto libertar a ave, entregá-la num dos centros de recuperação de Fauna ou contactá-los para saber como poderá entregar ou libertar a ave (veja moradas e contactos no site do ICNB). Se a sua opção for libertar a ave, não aconselho que o faça agora e muito menos que o faça no local onde encontrou a ave. Espere mais algum tempo e faça-o lá mais para o final do verão, quando este tipo de aves se reúnem em bandos de alimentação e é mais fácil ao animal integrar-se e ‘aprender com os outros’, e faça-o numa zona mais campestre e com menos perigos do que aqueles que relatou aí na sua zona. Mas a este respeito os centros de recuperação poderão dar-lhe toda a informação.

Boa sorte
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Responder

Voltar para “Aves”