O Crescimento das Tartarugas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

sonitakruz
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 5:49 pm
Localização: Pinscher Anã, Coelha Anã, Gerbos, Beta e Hamsters russos

segunda nov 10, 2003 12:17 pm

Olá MALTA!

Comprei há 2 meses uma Tartaruga Falso Mapa do Mississipi (uma GRAPTEMYS KOHNI & PSEUDOGEOGRAPHICA), está alojada, desde o início, numa tartarugueira de 40 cm de comp, 20 de largura e 19 de altura.
Li, algures, que o crescimento médio delas é de 3 cm por ano.
O facto é que a minha PIKOLLINA (que podem ver no meu álbum http://arcadenoe.clix.pt/album.php3?op= ... user=17115) está a crescer em média 1cm por mês, como podem ver:

Data
06 Set 2003 Comprimento 3,5 cm Largura 3 cm Altura 1 cm
10 Out 2003 Comprimento 4,5 cm Largura 4,3 cm Altura2 cm
10 Nov 2003 Comprimento 5,5 cm Largura 5 cm

Será NORMAL?
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda nov 10, 2003 12:20 pm

Num aquátio não há meio de saber o crescimento médio anual. Uma tartaruga pode em dois anos estar enorme como pode ter crescido uns milimetros. Tudo depende das condições em que ela vive.
sonitakruz
Membro Veterano

segunda nov 10, 2003 5:08 pm

oi Kroz ! ;)

É que a minha vizinha do lado, tem duas tartarugas das verdes, há mais tempo que eu e não cresceram nem um milimetro!

Só que também tem o nivel de água pelos 4 cm, a minha apesar do aquário ser igual, tem quase 10 cm de água, e também pedras para estar fora de água, adora nadar! E também come muito (10 a 20 gammarua por dia - achas suficiente ou muito?).

E ao contrário das tartarugas da minha vizinha, que estão em semi-hibernaçao, a minha nada todo o dia, e noite também, so dormita um pouko nos intervalos? :D

Obrigada pelo esclarecimento.

Pelo que disseste, achas então que a minha tartaruga está a crescer bem porque tem bom habitat e manutenção???

Sonita Kruz ;)
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta dez 31, 2003 10:27 am

sonitakruz Escreveu: Pelo que disseste, achas então que a minha tartaruga está a crescer bem porque tem bom habitat e manutenção???
pareceu-me que sim... :)

As condições em que a tua tartaruga está a viver são óptimas...mas talvez tenhas que mudar de aquário se ela continuar a crescer a esse ritmo, pois o óptimo aquário agora deixará de o ser daqui a uns tempos...

Continua assim...a tua tartaruga é muito bonita...faz-me lembrar os tempos em que as minha eram também uns piolhinhos...nostalgia...
sonitakruz
Membro Veterano

quarta dez 31, 2003 1:30 pm

oi LADY GIRL!

Foi mto engraçado, tava a ver o teu album ;) e tens uns pets mta giros, e encontrei uma foto da tua Tuga Pimpolha e é curioso como ambas temos fotos das nossas tugas com o telemovel! hehehe :lol:

A minha ja cresceu muito... também ja tenho nostalgia dos seus 3 cm!

Vou agora comprar a uma rapariga aki da arca uma tartarugueira maior, de 60 cm, inda da pa mais um tempito... até a Tuga Piko crescer mais!

A Tuga Pikollina anda um pouco eskisita, deve ser do frio, quase não come... a tua também está assim? :o

FELIZ ANO NOVO :D
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

quarta dez 31, 2003 2:24 pm

sonitakruz Escreveu: oi LADY GIRL!

Foi mto engraçado, tava a ver o teu album ;) e tens uns pets mta giros, e encontrei uma foto da tua Tuga Pimpolha e é curioso como ambas temos fotos das nossas tugas com o telemovel! hehehe lol

A minha ja cresceu muito... também ja tenho nostalgia dos seus 3 cm!

Vou agora comprar a uma rapariga aki da arca uma tartarugueira maior, de 60 cm, inda da pa mais um tempito... até a Tuga Piko crescer mais!

A Tuga Pikollina anda um pouco eskisita, deve ser do frio, quase não come... a tua também está assim? o

FELIZ ANO NOVO D
Se não tens aquecedor é muito norml que esteja em semi-Hibernação. Limpei o akua á minha hoje, e pus agua nem gelada nem quente, para ver se ela comia, mas and a passear nem toca no gamaru, nem no stick, que adora...
Lady_girl
Membro Veterano

quinta jan 01, 2004 7:13 pm

sonitakruz Escreveu:
e é curioso como ambas temos fotos das nossas tugas com o telemovel! hehehe lol
pois...eu lembrei-me dessa para dar uma perpectiva do tamanho dela...
A Tuga Pikollina anda um pouco eskisita, deve ser do frio, quase não come... a tua também está assim? o

FELIZ ANO NOVO :D

Pois...em tempo de frio...quando não existem aquecedores no aquário, a tartaruga tende a entrar num estado de semi-hibernação, isto é, não entra em hibernação completa (continua e movimentar-se e a nadar) mas deixa de comer, e por isso, como não é "nem lá nem cá" designamos esse estado de Semi-hibernação.

Se a quiseres acordar basta comprares um aquecedor...e manter a tempewratura exterior (ambiente) equivalente à da água (esse ponto é bestante importante para evitar choques térmicos qd ela sair da água.

Espero que tenhas tido uma boa passagem de ano!!!!!!!!!! Tu e todos vós!!! :D ;)
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

sexta jan 02, 2004 4:41 pm

Olá SonitaKruz

Vi as fotos da tua tartaruga no teu album e pareceu-me muito parecida com a minha. Mas quando comprei a minha disseram-me que era uma Corcunda do mississipi e a tua Tartaruga Falso Mapa do mississsipi. Quais são as diferenças entre elas, sabes??

Vê as fotos da minha no meu album e diz-me o que achaste.

Estou um bocadinho baralhada

:?
Lady_girl
Membro Veterano

sexta jan 02, 2004 5:05 pm

False map turtle (tartaruga falso mapa do mississipi) é o nome inglês para a tartaruga por nós conhecida como tartaruga corcunda do mississipi. Ou seja...são nomes diferentes para a mesma tartaruga.
;)
sonitakruz
Membro Veterano

sexta jan 02, 2004 8:38 pm

oi malta!
A tchinho ja esclareceu as dúvidas! ;) pelos menos aquelas que se relacionam com a nomenclatura da raça!
Agora, gostava que me dissessem, quando as vossas tugas semi-hibernam tem algum cuidado especial com elas? dão-lhe algum tipo de suplemento vitaminico?

BOM ANO NOVO!
:)
sonitakruz
Membro Veterano

sábado jan 03, 2004 12:17 am

Desculpa Lady Girl, troquei o teu nome com o da Tchinho! hi hi :lol:
Obrigada Lady Girl pelo esclarecimento ;)
No entanto n se eskeça,m de olhar pa minha dúvida... Haverá algum suplemento de vitaminas para dar as nossas Tugas enkuanto elas hibernam ou Semi-hibernam?!

Beijokas pa voces ;)
Lady_girl
Membro Veterano

sábado jan 03, 2004 10:51 am

sonitakruz Escreveu: Desculpa Lady Girl, troquei o teu nome com o da Tchinho! hi hi lol
Obrigada Lady Girl pelo esclarecimento ;)
No entanto n se eskeça,m de olhar pa minha dúvida... Haverá algum suplemento de vitaminas para dar as nossas Tugas enkuanto elas hibernam ou Semi-hibernam?!

Beijokas pa voces ;)
Só agora vim aqui, por isso não vi o teu engano...mas isso não tem desculpa...isso não se faz... :D tou a brincar.

Eui não dou absolutamente nada às minhas tartarugas. A única coisa que faço é colocar (às vezes) uma pedra de cálcio na água, pedra essa que se vai dissolvento na água. Não ponho suplementos vitaminicos na água pela simples razão de que não há necessidade disso, a tartaruga antes de hibernar tem que tar em "bom estado de conservação", ou seja, não pode estar doente, nem com nenhum tipo de problemas, e se ela não tem problemas...não há razão para remédios! ;)

Espero ter esclarecido a tua dúvida.

Beijos*ana
sonitakruz
Membro Veterano

sábado jan 03, 2004 11:16 am

oi Lady!
Era isso que eu pensava... Eu ponho sempre o cálcio a minha, cada vez k mudo a agua.
Parece-me k ela ontem comeu um camarãozito :)
inté!
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

domingo jan 04, 2004 7:58 pm

Sonita

Eu também não dou nada, somente coloco na água a pedra de cálcio e elas de vez em quando comem uns sticks. ;)

Quanto ao crescimento das tartarugas, estive a medir a minha, que tem 10 cm. Comprei-a a 14 de Junho e tinha 3 cm como a tua. Em 6 meses cresceu 7 cm, está mais ou menos como a tua, não?

Fui recentemente ao vet com as minhas tugas grandes, têm 15 cm, e a vet disse-me que a alimentação das tartarugas devia ser:
- Carne de frango e peru crua aos pedaços - 2x/dia
- Legumes crus - 2x/dia
- Figado de vaca 1x por semana
- Caraçois esmagados, lesmas, insectos - 2x/dia
- Nada de camarões e nada de sticks - são só guloseimas, não servem de base de alimentação.

Vocês costumam dar isto às vossas?
sonitakruz
Membro Veterano

segunda jan 05, 2004 10:55 am

oi Tchinho!
A minha por agora deve ter uns 6,5cm, recentemente não a tenho medido. Eu comprei-a em Setembro. Sabes o que me parece, que elas quendo está calor crescem mais, pois quanto maio a temperatura mais rápido também é o metabolismo delas, ja que elas são répteis, e tem sangue frio. É o que me parece, o que achas?
Quanto a comidinha.... pois é! Por vontade da minha era só camarõezitos mas eu de vez em quando dou-lhe maçã! Ela tb ja colmeu carne de frango (era cozida) uma vez. Já experimentei ervilhas e alfaçe ou assim coisas verdes e ela NADA! E os stics tb n lhe pega! Não a entendo!
Gostaria de variar um pouco a sua dieta mas ela é iskisita à BRAVA! Talvez kdo for maiorzita... :?
Abraço
SonitaKruz ;)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”