Dúvidas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
bearock
Membro Veterano
Registado: segunda jan 10, 2011 9:05 pm

sexta jul 15, 2011 1:29 pm

Boa tarde a todos.

Tenho uma cachorrinha com 5 meses, vai ser esterilizada pelo vet da associação onde a fui adoptar após o 1º cio. Esta esterilização não tem qualquer custo e após ler aqui alguns tópicos onde dizem que esterilizações mais baratas podem utilizar anestesiantes mais baratos e podem ter mais riscos, gostava de saber quais as perguntas que devo fazer ao veterinário para garantir que a esterilização é segura.

Em relação a outro assunto, sempre que vou na rua a minha cadela tem um medo enorme dos outros cães, começa imediatamente a puxar a trela no sentido contrário e se por acaso eles passam a menos de 2 metros põe-se a ganir aflitivamente por mais que eu a tente acalmar. Sabem de alguma solução para ela perder este medo? Tenho receio que se torne em agressividade para com os outros cães. Até porque ela até tem medo de cães com 1/3 do tamanho dela.

Obrigada, e desculpem o testamento :P
patzz
Membro
Registado: sexta dez 25, 2009 9:05 pm

sexta jul 15, 2011 9:29 pm

Uma esterilização para um veterinário experiente é uma cirurgia simples, sem grandes complicações. Penso que se conhece o veterinário que vai fazer a esterilização à sua cadela e tem confiança nele não há grandes razões para alarmes. Tenha a certeza que faz a esterilização na altura certa, não cedo demais (como disse, após o 1º cio) e tenha especial atenção nesta altura, pois uma pequena distracção pode levar a cadela a engravidar e muitas vezes os animais vão para a sala de cirurgia prenhas...

Quanto a outra questão, só pode ser resolvida por habituação ;x um animal receoso pode realmente virar agressivo e o medo só desaparece se se conseguir ganhar a confiança do animal. Se tiver alguem proximo que tenha um cão/cadela vai introduzindo à sua, consigo por perto, ate que ela talvez deixe de achar tão estranho a presença de outro animal.
bearock
Membro Veterano

sábado jul 16, 2011 10:30 am

Obrigada pela resposta =) sim, vou ter o máximo de cuidado com ela nessa altura.

Tenho um amigo meu que tem uma cadela e elas costumam brincar juntas, embora tenha sido complicado ao início ela perder o medo. Mas continua com medo de todos os outros cães..
patzz
Membro
Registado: sexta dez 25, 2009 9:05 pm

sábado jul 16, 2011 12:26 pm

Mas está no bom caminho ;p continue a deixa la ter contacto com outro(s) animal(ais) e fique sempre próximo dela para que ela se sinta mais segura. Também nesses momentos tente sempre falar mais com ela com voz calma, e dê-lhe festinhas :D
bearock
Membro Veterano

segunda jul 18, 2011 3:43 pm

Sim, é o que faço, mas ela entra em pânico completamente..
Responder

Voltar para “Cães”