Falta de adesão ao quintal

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado jul 16, 2011 6:15 pm

não sei se estou a ser muito maricas, mas tenho medo de os deixar no quintal com este tempo. temo que possam adoecer. os outros lá estão. não sei se de vontade ou obrigados. hoje com o mau tempo, passaram o dia em casa.
vim eu para o fim do mundo para terem quintal. o melhor da casa é o quintal. acabam por ficar aqui fechados :o :oops:
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

sábado jul 16, 2011 6:43 pm

anja-azul Escreveu:não sei se estou a ser muito maricas, mas tenho medo de os deixar no quintal com este tempo. temo que possam adoecer. os outros lá estão. não sei se de vontade ou obrigados. hoje com o mau tempo, passaram o dia em casa.
vim eu para o fim do mundo para terem quintal. o melhor da casa é o quintal. acabam por ficar aqui fechados :o :oops:

Oh deixe lá acontece sempre isso com as mães-galinhas(não quero ofender, muito pelo contrário) :lol:
anja-azul
Membro Veterano
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado jul 16, 2011 6:49 pm

ReginaVieira Escreveu:
anja-azul Escreveu:não sei se estou a ser muito maricas, mas tenho medo de os deixar no quintal com este tempo. temo que possam adoecer. os outros lá estão. não sei se de vontade ou obrigados. hoje com o mau tempo, passaram o dia em casa.

Oh deixe lá acontece sempre isso com as mães-galinhas(não quero ofender, muito pelo contrário) :lol:
pois..deve ser isso. como o max tem estado doente, no outro dia perguntei ao vet se o podia deixar no quintal e levá-lo a dar passeios. ele disse que sim. que deixasse o cão ser cão :oops: mas se eles adoecem, sou eu que pago. e as contas nunca mais acabam.
o *** está mesmo a ficar velhote e muiiiito maricas. o vet é que nos topa :P
ReginaVieira
Membro Veterano

sábado jul 16, 2011 6:56 pm

Desde que não apanhaem chuva ou calor, acho que os pode deixar à vontade :D
Meta-lhes um bom guarda-sol ou mais do que um e quando eles quiserem uma sombrinha fresquinha, ou abrigo dos chuviscos vão para lá :D
anja-azul
Membro Veterano

sábado jul 16, 2011 7:03 pm

ReginaVieira Escreveu:Desde que não apanhaem chuva ou calor, acho que os pode deixar à vontade :D
Meta-lhes um bom guarda-sol ou mais do que um e quando eles quiserem uma sombrinha fresquinha, ou abrigo dos chuviscos vão para lá :D
desisti do guarda sol. por estes dias. é um vendaval dos diabos. tenho medo que voem e os espete :oops: já pus cartões no gradeamento. a cama debaixo da mesa. mas aqui faz muito vento. como tenho estado em casa, ponho-os lá fora um bocado e depois trago-os
ReginaVieira
Membro Veterano

sábado jul 16, 2011 7:08 pm

anja-azul Escreveu:
ReginaVieira Escreveu:Desde que não apanhaem chuva ou calor, acho que os pode deixar à vontade :D
desisti do guarda sol. por estes dias. é um vendaval dos diabos. tenho medo que voem e os espete :oops: já pus cartões no gradeamento. a cama debaixo da mesa. mas aqui faz muito vento. como tenho estado em casa, ponho-os lá fora um bocado e depois trago-os
Então faça isso, deixe-os estar no quintal quando estiver presente (;
Quando for trabalhar ficam no conforto do lar :)
anja-azul
Membro Veterano

sábado jul 16, 2011 7:38 pm

ReginaVieira Escreveu:
anja-azul Escreveu:
Então faça isso, deixe-os estar no quintal quando estiver presente (;
Quando for trabalhar ficam no conforto do lar :)
aí é que está o busilis. a casa é pequena para ficarem, ou antes, a desvairada da estrela, ficar fechada. já pensei em comprar uma casota. mas o que terá de acontecer, é encontrar uma casa maior :cry:
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sábado jul 16, 2011 9:01 pm

Olá anja, que saudades
Eu calculo que o problema que descreves aqui neste tópico seja mesmo sério e complicado, mas não consigo ler as tuas descrições sem me rir. Foi sempre assim e assim será. Os episódios que contas do Max e da Carlota são uma delícia. Ainda me lembro de uma fase aqui no fórum em que as pessoas me enviavam fotos para eu legendar à semelhança do que faço com os lingrinhas. Numa das fotos o Max estava deitado em cima do frigorífico (nunca percebi como ele lá foi parar) e a Carlota toda refastelada numa alcofa. Pergunta o Max à Carlota: Não queres trocar de lugar? Olha que isto aqui em cima é muito mais confortável (Já não me lembro muito bem mas o sentido era este).

Eu sempre defendi que os cães não necessitam obrigatoriamente de espaços muito amplos. Eu constatei isso muito claramente quando fui convidado por um amigo meu que tem uma casa que herdou dos pais. É uma típica casa de lavrador, com um espaço exterior bastante amplo mas controlado onde os cães poderiam passear, correr, perfeitamentre à vontade.
Eles só se mantinham no exterior quando eu estava presente. Quando entrava em casa eles vinham atrás de mim.

Quando se pensa que o cão necessita de um espaço amplo para se poder deixar sozinho em casa, é um erro. É por isso que é muito vulgar ouvirem-se cães a ganir ou com aquele ladrar de queixume em jardins de vivendas.
Por outro lado, julgo que a situação mais tolerada pelos bichos depende muito da forma como foram habituados desde “crianças”. Por isso, não me surpreende que muitos prefiram estar fora de casa...

No que respeita à mariquice, bem, às tantas eu também sou do tipo “mãe-galinha”.
A propósito: o masculino de “mãe-galinha” será “pai-galo”?
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo jul 17, 2011 3:32 pm

Os meus gostavam de ir espreitar a casa o que estávamos a fazer mas preferiam a rua. De noite por vezes ficavam na cozinha mas nunca consegui ter um cão que estivesse sempre fechado em casa, iam para a porta raspar com as unhas.
E o pior, a chover ou a nevar e não queriam entrar! Não concordo que se acostume os animais a muitas mariquices. Os animais mais doentios que conheço são aqueles que os donos nem deixam apanhar ar!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo jul 17, 2011 6:35 pm

O que eu penso é que o cão quer estar, de preferência, com o dono.
Deve ser uma questão de matilha...

A minha sempre teve acesso ao quintal e passava lá os dias (enquanto eu trabalhava) mas, hoje em dia, só lá vai para as necessidades, de resto onde estou é onde ela quer estar.
Inclusivé, se mudo de aposento, aí vai ela atrás...e, depois, deita-se.
Talvez seja de já ser velhota.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

domingo jul 17, 2011 8:17 pm

nel Escreveu: Por outro lado, julgo que a situação mais tolerada pelos bichos depende muito da forma como foram habituados desde “crianças”. Por isso, não me surpreende que muitos prefiram estar fora de casa...

No que respeita à mariquice, bem, às tantas eu também sou do tipo “mãe-galinha”.
A propósito: o masculino de “mãe-galinha” será “pai-galo”?
Eu também acho que a forma como os cães usam o quintal está relacionada com os hábitos criados em cachorro. Os meus até quando vão à varanda é por curtos espaços de tempo. Estão sempre de olho nos donos, não não vá perderem alguma coisa do seu interesse :D .

Quanto ao masculino de "mãe-galinha", o melhor é perguntar aos lingrinhas. Tenho a certeza que já pensaram nisso :wink: .
anja-azul
Membro Veterano

domingo jul 17, 2011 8:17 pm

nel Escreveu:Olá anja, que saudades
olha o nel :lol: :lol: :lol: faz-se caro, ou seja, passa muito tempo sem nos dar cavaco, mas quando aparece, vem sempre cheio de charme :lol: bem aparecido. :lol:
há só uma correçãozita a fazer. quem estava em cima do frigorífico numa posição estranha, era o falecido gato pantufinhas. o max tinha uma bem apanhada. estava sentado, ainda cachorro, numa cadeira de "doutor" :P

acho que isto tudo depende mesmo do hábito. os pikenos viveram quase sempre em casa. e mesmo a maluca da estrela que nem o diabo sabe de onde veio, mas de certeza que nunca sentou o seu real rabo em casa, não gosta de quintal. e mais. só dorme na sua caminha se esta tiver um cobertor. caso contrário, dorme no chão. tudo isto é muito compreensível. "então se me deram uma casa, não terei direito a todas as mordomias?" pensa a dita estrela.
quanto ao max é um caso extremo de dependência à dona. costumo dizer que quando morrer, ele vai atrás (ou seja, comigo). agora está pior porque tem estado sempre com companhia. vai para o quintal se eu lá estiver, mas depois, quando eu entro, começa a ganir e arranhar a porta . convem que não a destrua.
eu acho que eles precisam de espaço. a estrela se estiver muito tempo em casa ,começa a fazer disparates. e até a carlota que está velhota. tenho que dosear as coisas , entre a casa e quintal. agora tenho mais tempo e posso controlar. o pior vai ser no inverno. a casa é pequena e se deixar a estrela lá dentro, quando chegar :cry: :cry: :o
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

domingo jul 17, 2011 10:50 pm

dentro de pouco tempo também vou por à prova as aptidões da minha patuda para ser, ou não, boa guardiã de quintal.

Mas como a conheço mais que bem, as expectativas são minimas, a única cá fora serei eu seguramente ... enquanto ela exerce a sua actividade principal ( dormentis ressonantis ) no canto da casa que vier a eleger como seu. :)

É o eterno paradoxo... "preso por ter cão, preso por não ter."

Penso que a personalidade do animal é quem mais ordena e nada como manter o acesso aberto, tanto à casa como ao jardim/quintal... para que o proprio animal possa intercalar as idas e vindas como preferir.
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
Responder

Voltar para “Cães”