Os respiradouros não estavam bem inicialmente. Como já expliquei, a disposição de um respiradouro em baixo iria fazer com que ocorresse uma acumulação de ar frio, em baixo. Os respiradouros são para estar em cima mas não alinhados, como tinha referido.Brake Escreveu:Os respiradores não estão dispostos correctamente, a forma como estavam inicialmente é a mais indicada.
Para evitar corrente de ar.
Os respiradores Nunca devem estar alinhados.
Vou adquirir um réptil (Dragão Barbudo) Possivelmente -Dicas
Moderador: mcerqueira
pois, os respiradouros vai ficar assim:
o In vai estar a 10 cm do topo, e o out a 15/20 cm, ja nao ficam alinhados
Sim, em relaçao à lampada, se nao comprar tubular, a normal é para ficar na mesma a meio do terrario certo ?
Os esconderijos, so esse estava a pensar em ser fixo !
Pq estou a pensar em fazer mais 1 na zona intermedia e outro na zona fria, mas esses que possa mudar de sitio, percebes, tpo, metade da casca de coco, ou entao uma pedra mesmo esconderijo, ainda tenho que ver ..
Cumprimentos
o In vai estar a 10 cm do topo, e o out a 15/20 cm, ja nao ficam alinhados

Sim, em relaçao à lampada, se nao comprar tubular, a normal é para ficar na mesma a meio do terrario certo ?
Os esconderijos, so esse estava a pensar em ser fixo !
Pq estou a pensar em fazer mais 1 na zona intermedia e outro na zona fria, mas esses que possa mudar de sitio, percebes, tpo, metade da casca de coco, ou entao uma pedra mesmo esconderijo, ainda tenho que ver ..
Cumprimentos
Nova actualizaçao do terrario ..
Aqui esta o esquema que fiz, do interior do terrario, o principal:

Basking Spot
Bem, pelo que tenho lido e visto aqui nas dicas, o bicho deve estar a 30 cm da lampada de ceramica, nao mais, como podem ver no esquema, a lampada de ceramica vai ficar a 15/20 cm do teto, por ai, e a rampa,o topo, vai ficar a 20 cm do chao, sobrando assim 30 cm, que é a distancia do topo à lampada
Quanto à lampada Uvb, secalhar vou optar por ela normal, nao tubular e descer os mesmos 15/20 cm (vai ficar à mesma medida da de ceramica), e como esta no esquema, a Uvb vai ficar no meio do terrario, onde eu irei por um tronco a subir, de maneira que ele possa ir para o tronco e ficar a 30 cm da Uvb, acho que é bom
uma duvida, mantenho as lampadas a 20 cm do teto ou 15 ?
Se manter a 20 vai haver 30 cm de espaço entre o topo do basking spot e a lampada, que ja li q é o indicado, mas se for a 15 ficara a 35 cm de espaço, e acho que é adequado, pq o DB quando la estiver em cima ira ficar a 30 quase certos, pq ele tb mede, e se fizer a 20 do teto, ele vai ficar a menos de 30 da lampada ..
Cumprimentos
Aqui esta o esquema que fiz, do interior do terrario, o principal:

Basking Spot
Bem, pelo que tenho lido e visto aqui nas dicas, o bicho deve estar a 30 cm da lampada de ceramica, nao mais, como podem ver no esquema, a lampada de ceramica vai ficar a 15/20 cm do teto, por ai, e a rampa,o topo, vai ficar a 20 cm do chao, sobrando assim 30 cm, que é a distancia do topo à lampada

Quanto à lampada Uvb, secalhar vou optar por ela normal, nao tubular e descer os mesmos 15/20 cm (vai ficar à mesma medida da de ceramica), e como esta no esquema, a Uvb vai ficar no meio do terrario, onde eu irei por um tronco a subir, de maneira que ele possa ir para o tronco e ficar a 30 cm da Uvb, acho que é bom

uma duvida, mantenho as lampadas a 20 cm do teto ou 15 ?
Se manter a 20 vai haver 30 cm de espaço entre o topo do basking spot e a lampada, que ja li q é o indicado, mas se for a 15 ficara a 35 cm de espaço, e acho que é adequado, pq o DB quando la estiver em cima ira ficar a 30 quase certos, pq ele tb mede, e se fizer a 20 do teto, ele vai ficar a menos de 30 da lampada ..
Cumprimentos
O bicho tem de estar a 30cm da lâmpada de UVB, não é da cerâmica. A cerâmica não importa muito a distância. É só mesmo questão de favoreceres o gradiente térmico e de teres uma temperatura uns grauzinhos mais alta no basking spot 
É a lâmpada de UVB que precisa de estar a 30cm do Dragão Barbudo.

Ahh, obrigadao por essa dica, provavelmente ia fazer asneira ahah xDPedzilla Escreveu:O bicho tem de estar a 30cm da lâmpada de UVB, não é da cerâmica. A cerâmica não importa muito a distância. É só mesmo questão de favoreceres o gradiente térmico e de teres uma temperatura uns grauzinhos mais alta no basking spot
ja alterei mais uma vez, espero que desta esteja, ve se entendes:

Abraço e Obrigado

Porque é que acha que em baixo vai o respirador em baixo vai acumular ar frio?Pedzilla Escreveu:Os respiradouros não estavam bem inicialmente. Como já expliquei, a disposição de um respiradouro em baixo iria fazer com que ocorresse uma acumulação de ar frio, em baixo. Os respiradouros são para estar em cima mas não alinhados, como tinha referido.Brake Escreveu:Os respiradores não estão dispostos correctamente, a forma como estavam inicialmente é a mais indicada.
Para evitar corrente de ar.
Os respiradores Nunca devem estar alinhados.
Todos os artigos sobre manutenção de repteis falam nesta disposição em termos de respiradores. pessoalmente até conheço muita gente a usar os respiradores no fundo, inclusive os terrarios da Procage que utilizam todos os respiradores na parte mais baixa do terrario.
Tem algum documento onde fale do problema que frisou?
Brake
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
deve estar no maximo a 30 cm, pode estar a menos ou até encostada ao animal pois não emite calor não há perigo de o queimar...a mais de 30cm é que os raios UVB emitidos não chegam ao animalPedzilla Escreveu:(...)
Sim, foi o que eu disse, ou pelo menos quis dizer. Acho que já tinha referido a facilidade com que a radiação UVB se dissipa.
Quanto aos respiradouros, trata-se de física básica. Correntes de covecção. Ar quente sobe, ar frio desce. Se o ar entrar por cima, as correntes de convecção fluem normalmente. Se entrar por baixo vai ocorrer uma acumulação de ar frio ao nível do solo do terrário.
Quanto aos respiradouros, trata-se de física básica. Correntes de covecção. Ar quente sobe, ar frio desce. Se o ar entrar por cima, as correntes de convecção fluem normalmente. Se entrar por baixo vai ocorrer uma acumulação de ar frio ao nível do solo do terrário.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Se o ar quente sobe e sai pelos respiradores de cima, puxa pelo ar frio que entra pelo respirador de baixo e vai aquecer e subir, não deixando estagnar no fundo humidades que dão origem a fungos, e assim troca o ar pelo terrario todo
por isso se diz que o melhor é um respirador em baixo e outro em cima do lado oposto.

boas, obrigado pelas dicas que me vao dando, teem cntribuido imenso mesmo, obrigado 
Graças a isso ja tenho o plano todo estruturado, vejam:

So tenho uma duvida, que é o que voces estao a falar, os respiradouros ..
Vou deixar desnivelados, mas a minha duvida é, sendo o respiradouro da direita o In e o da esquerda o Out, estando como esta no plano esta bem ?
O In mais acima e o Out mais abaixo, é a forma certa ?
Ou tenho que fazer ao contrario ?
Abraços

Graças a isso ja tenho o plano todo estruturado, vejam:

So tenho uma duvida, que é o que voces estao a falar, os respiradouros ..
Vou deixar desnivelados, mas a minha duvida é, sendo o respiradouro da direita o In e o da esquerda o Out, estando como esta no plano esta bem ?
O In mais acima e o Out mais abaixo, é a forma certa ?
Ou tenho que fazer ao contrario ?
Abraços