Vou adquirir um réptil (Dragão Barbudo) Possivelmente -Dicas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Pedzilla
Membro
Registado: terça jun 21, 2011 5:41 pm

sábado jul 16, 2011 1:03 pm

Brake Escreveu:Os respiradores não estão dispostos correctamente, a forma como estavam inicialmente é a mais indicada.
Para evitar corrente de ar.

Os respiradores Nunca devem estar alinhados.
Os respiradouros não estavam bem inicialmente. Como já expliquei, a disposição de um respiradouro em baixo iria fazer com que ocorresse uma acumulação de ar frio, em baixo. Os respiradouros são para estar em cima mas não alinhados, como tinha referido.
Mika80
Membro Veterano
Registado: quarta jul 13, 2011 2:53 am

sábado jul 16, 2011 3:27 pm

pois, os respiradouros vai ficar assim:

o In vai estar a 10 cm do topo, e o out a 15/20 cm, ja nao ficam alinhados ;)

Sim, em relaçao à lampada, se nao comprar tubular, a normal é para ficar na mesma a meio do terrario certo ?

Os esconderijos, so esse estava a pensar em ser fixo !
Pq estou a pensar em fazer mais 1 na zona intermedia e outro na zona fria, mas esses que possa mudar de sitio, percebes, tpo, metade da casca de coco, ou entao uma pedra mesmo esconderijo, ainda tenho que ver ..

Cumprimentos
Mika80
Membro Veterano

domingo jul 17, 2011 12:12 am

Nova actualizaçao do terrario ..

Aqui esta o esquema que fiz, do interior do terrario, o principal:

Imagem

Basking Spot

Bem, pelo que tenho lido e visto aqui nas dicas, o bicho deve estar a 30 cm da lampada de ceramica, nao mais, como podem ver no esquema, a lampada de ceramica vai ficar a 15/20 cm do teto, por ai, e a rampa,o topo, vai ficar a 20 cm do chao, sobrando assim 30 cm, que é a distancia do topo à lampada :)

Quanto à lampada Uvb, secalhar vou optar por ela normal, nao tubular e descer os mesmos 15/20 cm (vai ficar à mesma medida da de ceramica), e como esta no esquema, a Uvb vai ficar no meio do terrario, onde eu irei por um tronco a subir, de maneira que ele possa ir para o tronco e ficar a 30 cm da Uvb, acho que é bom :)

uma duvida, mantenho as lampadas a 20 cm do teto ou 15 ?
Se manter a 20 vai haver 30 cm de espaço entre o topo do basking spot e a lampada, que ja li q é o indicado, mas se for a 15 ficara a 35 cm de espaço, e acho que é adequado, pq o DB quando la estiver em cima ira ficar a 30 quase certos, pq ele tb mede, e se fizer a 20 do teto, ele vai ficar a menos de 30 da lampada ..

Cumprimentos
Pedzilla
Membro

domingo jul 17, 2011 12:55 pm

O bicho tem de estar a 30cm da lâmpada de UVB, não é da cerâmica. A cerâmica não importa muito a distância. É só mesmo questão de favoreceres o gradiente térmico e de teres uma temperatura uns grauzinhos mais alta no basking spot :o
É a lâmpada de UVB que precisa de estar a 30cm do Dragão Barbudo.
Mika80
Membro Veterano

domingo jul 17, 2011 7:28 pm

Pedzilla Escreveu:O bicho tem de estar a 30cm da lâmpada de UVB, não é da cerâmica. A cerâmica não importa muito a distância. É só mesmo questão de favoreceres o gradiente térmico e de teres uma temperatura uns grauzinhos mais alta no basking spot :o
Ahh, obrigadao por essa dica, provavelmente ia fazer asneira ahah xD

ja alterei mais uma vez, espero que desta esteja, ve se entendes:

Imagem

Abraço e Obrigado ;)
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

domingo jul 17, 2011 11:30 pm

Pedzilla Escreveu:
Brake Escreveu:Os respiradores não estão dispostos correctamente, a forma como estavam inicialmente é a mais indicada.
Para evitar corrente de ar.

Os respiradores Nunca devem estar alinhados.
Os respiradouros não estavam bem inicialmente. Como já expliquei, a disposição de um respiradouro em baixo iria fazer com que ocorresse uma acumulação de ar frio, em baixo. Os respiradouros são para estar em cima mas não alinhados, como tinha referido.
Porque é que acha que em baixo vai o respirador em baixo vai acumular ar frio?

Todos os artigos sobre manutenção de repteis falam nesta disposição em termos de respiradores. pessoalmente até conheço muita gente a usar os respiradores no fundo, inclusive os terrarios da Procage que utilizam todos os respiradores na parte mais baixa do terrario.
Tem algum documento onde fale do problema que frisou?
Brake
Mika80
Membro Veterano

segunda jul 18, 2011 12:10 am

boas Brake, mas se os meter desalinhados mesmo que o out nao fique no fundo nao tem mal pois nao ?
No esquema um vai ficar a 10 cm do topo e o otro a 20, para ficarem desalinhados ..
Nao ha problema pois nao ?

Cumps
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda jul 18, 2011 12:20 am

Pedzilla Escreveu:(...)
deve estar no maximo a 30 cm, pode estar a menos ou até encostada ao animal pois não emite calor não há perigo de o queimar...a mais de 30cm é que os raios UVB emitidos não chegam ao animal
Pedzilla
Membro

segunda jul 18, 2011 12:26 am

Sim, foi o que eu disse, ou pelo menos quis dizer. Acho que já tinha referido a facilidade com que a radiação UVB se dissipa.

Quanto aos respiradouros, trata-se de física básica. Correntes de covecção. Ar quente sobe, ar frio desce. Se o ar entrar por cima, as correntes de convecção fluem normalmente. Se entrar por baixo vai ocorrer uma acumulação de ar frio ao nível do solo do terrário.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda jul 18, 2011 12:35 am

Se o ar quente sobe e sai pelos respiradores de cima, puxa pelo ar frio que entra pelo respirador de baixo e vai aquecer e subir, não deixando estagnar no fundo humidades que dão origem a fungos, e assim troca o ar pelo terrario todo ;) por isso se diz que o melhor é um respirador em baixo e outro em cima do lado oposto.
Mika80
Membro Veterano

segunda jul 18, 2011 2:31 am

boas, obrigado pelas dicas que me vao dando, teem cntribuido imenso mesmo, obrigado :)
Graças a isso ja tenho o plano todo estruturado, vejam:

Imagem

So tenho uma duvida, que é o que voces estao a falar, os respiradouros ..
Vou deixar desnivelados, mas a minha duvida é, sendo o respiradouro da direita o In e o da esquerda o Out, estando como esta no plano esta bem ?
O In mais acima e o Out mais abaixo, é a forma certa ?
Ou tenho que fazer ao contrario ?

Abraços
Mika80
Membro Veterano

quarta jul 20, 2011 1:19 am

entao pessoal ?
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”