Venda de cachorros em lojas

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Responder
alexandra_m
Membro Veterano
Registado: quarta fev 20, 2002 12:09 am
Contacto:

domingo jul 03, 2011 11:15 am

Bom dia
Estive a tentar pesquisar aqui no fórum mas não tive sorte.

Em Portugal é legal vender cachorros em lojas de animais de estimação?
MathHopkins
Membro Veterano
Registado: segunda jun 06, 2011 4:50 pm

domingo jul 03, 2011 12:00 pm

alexandra_m Escreveu:Bom dia
Estive a tentar pesquisar aqui no fórum mas não tive sorte.

Em Portugal é legal vender cachorros em lojas de animais de estimação?
Claro que sim.Mas há normas a se aplicar para vender os mesmos.
Nisi pythonissam Arca
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo jul 03, 2011 12:00 pm

Infelizmente é.
alexandra_m
Membro Veterano
Contacto:

domingo jul 03, 2011 12:10 pm

Ok.... :(

Acabou de abrir um loja na minha zona que vende diversos tipos de animais. Até mete dó.
Uma arara que devia estar meia abalada e os cachorros também metidos naquelas jaulas.
Havia também um aquário com peixitos vermelhos em que eu nunca vi na minha vida tanta concentração dos mesmos.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jul 03, 2011 4:55 pm

Ser legal, é.

No entanto, e como disse o Matt, existe legislação. Essa legislação regula a idade mínima de comercialização dos cachorros, o tempo máximo que determinado cachorro pode estar exposto na loja e o tamanho mínimo das instalações. Infelizmente nada regula nem sobre a origem dos animais e mesmo aquilo que já é objecto de legislação raras vezes é fiscalizado.

O comprador avisado TEM de saber que cães e gatos à venda em lojas são animais de proveniência duvidosa, muitos importados a puppy mills ou adquiridos a intermediários que vivem da compra por atacado de ninhadas de vão de escada e tb da importação de puppy mill, criados sem qualquer tipo de selecção ou cuidado, muitos sem garantias sanitárias ou documentos a atestar a genealogia do animal e consequentemente, sem garantias de serem de raça.

Cães e gatos NÃO SE COMPRAM EM LOJAS, compram-se directamente aos criadores e nenhum criador decente mete um animal seu para venda numa loja onde o primeiro a desenbolsar o dinheiro leva o animal muitas vezes sem ter condições ou perfil para o manter.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

moslie
Membro Veterano

domingo jul 03, 2011 8:18 pm

Ainda hoje vi serras da estrela a 200 € cada! Sem LOP!
Ter espaço tinham , mas estavam nitidamente tristes e desalentados, coitadinhos, não posso ver serras assim, fico numa angústia!
Lembra-me tanto os nossos, tão gordos, tão ursos, tão limpinhos e felizes!
Não devia ser permitido vender animais supostamente de raça sem OP! Só serve para estragar as raças, ainda por cima uma raça portuguesa que pode ter probelmas graves como displasia, ser um animal desiquilibrado em termos de comportamento, etc.
O que acontece depois com um animal daquele porte?

Não devia ser possível particulares, amadores, pessoas sem um registo de autorização de criação, fazerem ninhadas caseiras, sem lop, sem anda e vender os bichos.
Pelo menos, ao menos :cry: poupar as nossas raças!
ZeFe
Membro Veterano
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am

domingo jul 03, 2011 8:27 pm

moslie Escreveu:Ainda hoje vi serras da estrela a 200 € cada! Sem LOP!
Ter espaço tinham , mas estavam nitidamente tristes e desalentados, coitadinhos, não posso ver serras assim, fico numa angústia!
Lembra-me tanto os nossos, tão gordos, tão ursos, tão limpinhos e felizes!
Não devia ser permitido vender animais supostamente de raça sem OP! Só serve para estragar as raças, ainda por cima uma raça portuguesa que pode ter probelmas graves como displasia, ser um animal desiquilibrado em termos de comportamento, etc.
O que acontece depois com um animal daquele porte?

Não devia ser possível particulares, amadores, pessoas sem um registo de autorização de criação, fazerem ninhadas caseiras, sem lop, sem anda e vender os bichos.
Pelo menos, ao menos :cry: poupar as nossas raças!
Era isso que toda a gente que vai comprar cães devia saber e respeitar. Infelizmente não é o que acontece...
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia &eacute; alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong>&nbsp;&nbsp; by Ponky. </p>
<p><strong>"A &uacute;nica criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado &eacute; a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong>&nbsp; By Vandocasmm</p>
<p>&nbsp;&Agrave;s vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido)&nbsp;Terugkeren e o (dentro em breve corrido)&nbsp;xPauloSantos.</p>
<p>&nbsp;</p>
alexandra_m
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 19, 2011 5:23 pm

Passei na loja e vi uns cachorros pequinês a serem vendidos sem LOP.... (estava mesmo escrito)

Têm cachorros e gatos à venda com a indicação: crédito facilitado. :o

Que nojo isto tudo.
moslie
Membro Veterano

terça jul 19, 2011 6:35 pm

Tem mesmo de ter escrito sem lop! Eles não são parvos , parvo é quem compra assim mesmo!
Porque se estivesse a dizer a raça e sem indicação que não tem lop, amanhã alguém aparece com um cão adulto comprado lá e que da raça não tem nada e pede o livro de reclamações porque foi enganado!

As pessoas tem de se convencer e compreender de uma vez por todas: as lojas servem para escoar o produto dos criadeiros de vão de escada, do sr, Jaquim e da D. Balbina que tem uns cachorros muito giros e fazem um dinheirinho com eles e da mafia das puppy mill.
LUANFICO
Membro Júnior
Registado: quinta abr 05, 2007 12:01 am

quarta jul 20, 2011 12:29 am

Acho que se deveria ir um pouco com mais de calma pois isto é uma faca de dois gumes.

Um pouco como as mulheres da vida,elas só existem porque alguém as procura...As lojas que vendem cães de raça "duvidosa" tambem...

Comprar um cão de raça assumidamente pura é caro para os demais que pretendem ter um bichinho e então se tem LOP encarece mais e se tiver AFIXO mais ainda, consegue-se assim ter um "produto" super valorizado que somente meia dúzia consegue comprar e não estou a falar daqueles que são filhos de cães que concorrem e ganham prémios de destaque.

Elitizados desta maneira, parece que mais nada existe e que todos os outros são produto de refugo.

Bate-se com a mão no peito e manda-se esterilizar os desafortunados que não correspondem aos requisitos ou ao estalão da raça. Olha-se com desdém para o animal que não é puro e não tem papeis para o provar,como se fosse importante para um cão provar que o é...

Tenho na minha companhia um Yorshire Terrier, daqueles que preenche todos os requisitos do que é considerado mau na raça. Filho de dois cães concorrentes com LOP e AFIXO,nasceu assim e como tal estava destinado á morrer pois algo assim seria uma mancha no prestigio da raça e é deveras interessante observar as pessoas que me indagam sobre o cão. A elas respondo sempre que há mais peixe no mar do que aquele que conhecemos na banca dos mercados.
Todos os irmãos têm LOP e AFIXO e ele nem sequer foi declarado nascido... Interessante perceber assim como se pode acreditar em papeis e em pessoas que os escrevem.

Um pouco como a roupa que alguns vestem, não interessa se é confortável e lhes fica bem,interessa sim é se é de grife e das mais caras.

Sei que a vantagem das raças não puras é enorme para os animais mas tambem reconheço que as raças puras tem vantagens, especialmente na previsão de comportamento.

Concordo com o controle na reprodução dos animais, especialmente se vão ser depois criados sem condições alguma ou largados no mundo ao abandono, mas há que saber que a esterilização é uma cirurgia cara e nem todos a podem pagar... Sim, é possível recorrer aos centros de solidariedade mas esses não podem estar em todo o lado nem têm meios infinitos.

Condeno as chamadas fabricas de cães que os produzem ás centenas,por vezes sem condições de saúde alguma... mas que dizer das fabricas que produzem galinhas, porcos e demais animais com que nos alimentamos!?
De alguma forma tambem esses cães fabricados á pressão vão servir de alimento emotivo a muitas pessoas que não podem pagar 500€ ou 750€ (como no caso dos irmãos do meu cão) e mais ainda por um cão de determinada raça.

Vendidos por um preço vergonhoso de tão barato para uns mas caro para outros,este tipo de cães de raça pura mas cheios de falhas no estalão da mesma,rompem com o negocio milionário dos de LOP e AFIXO, que apesar das pessoas dizerem que não, que as cadelas só procriam cio sim, cio não,muitos têm mais umas quantas fêmeas a parir em casa e a desfrutar dos tais papeis prestigiantes. È um dinheiro muito bom de se ganhar e o ser humano depressa perde a decência perante essa facilidade.

E quantos criadores desses sabem depois o que aconteceu ás crias que venderam, como cresceram, se se reproduziram,como foi a descendencia, etc!?... Os papeis falam tudo não é, e como se diz, olhos que não vêem, coração que não sente, ao fim e ao cabo um negocio é sempre um negocio e nada mais do que isso.

As lojas que vendem os cachorrinhos apenas prestam o serviço que as pessoas procuram, a aquisição de determinado cão a um preço mais aceitável aos demais. Agora as condições em que os animais se encontram na loja já é outra coisa... Mas o que fazer quando na lei, apesar de tudo que que se diz e se escreve, um animal é considerado um objecto, uma coisa!?

Creio que aí compete aos compradores o'bom senso de acharem se é dali que querem ter o seu animal ou não e se não houver procura não haverá oferta.
Acredito que a melhor forma de dignificar e manter uma raça é apresenta la ás pessoas como acessível, colocada no sitio certo sabendo que um Serra da Estrela nunca será o melhor cão para viver nas Caraíbas da mesma forma que um Crestado Chinês poderá ser um pouco infeliz nos Pirineus,no entanto com os conhecimentos e os cuidados certos,porque não!?

Toda a gente gostaria de ter um cão de raça pura, poucos o conseguem e aí aparecem as fabricas para satisfazer a clientela ávida de grifes que é constantemente bombardeada com isso das raças puras,veja-se o caso das milhentas Vuitton que se vendem nas feiras, todas as pessoas sabem que são falsas mas compram na mesma... As pessoas são impelidas a isso, mesmo que seja de mentira, elas querem ter e no caso dos cães o mesmo se passa... Mostrem-me artigos em revistas especializadas de animais que falem de rafeiros e os tenham como capa, ou casos de rafeiros que são destaque nos midia versus os de raça, pois é!...

Esta coisa das raças ultra puras faz-me lembrar um pouco a historia da raça Ariana e suas consequencias,uns praticam com cães outros foram com pessoas...

Não sou muito dado a tiranias mas tento perceber quem precisa delas para viver...acho que todos nós nos esquecemos que um dia vamos morrer a não ser quando esse dia está próximo e aí é tarde para emendar erros cometidos.
Cada um sua cabeça e a vida de um não é seguramente a vida de outro...

Espero que ninguém fique zangado com o que escrevi mas tinha que me manifestar.
moslie
Membro Veterano

quarta jul 20, 2011 8:36 am

Quem não pode pagar o preço justo de um animal de raça de qualidade, não me parece que a solução seja alimentar a produção de animais de má qualidade (que sofrem por isso mesmo com problemas de saúde e de comportamento).

Se não posso ter um animal de raça, arranjo um rafeiro. Se não tenho dinheiro para comprar e manter um cão caro, não vou arranjar um sucedâneo para me dar a ilusão de que tenho um de raça.

Não é que o rafeiro não mereça tudo e mais alguma coisa em termos de cuidados, mas arranjar um cão de raça a fingir, acho ridiculo e infantil!

Porque para isso vou estar a fazer com que se multipliquem animais com problemas, animais que vão trazer problemas, animais que vão dar origem a mais animais que acabam no canil ou na rua. De onde acha que vem os animais que parecem de raça e que acabam na rua?

Um exemplar de raça que seja um bom exemplo do que a raça deve ser, deu trabalho e despesa a criar, sabe? É bom que seja valorizado. Não só pelo preço mas pelo cuidado e pela selecção do dono, porque nem toda a gente serve para ter um cão.
Se não se pode pagar o preço, como vai pagar depois a manutenção que em certas raças é muito complicada?

Esterilizar um animal que não corresponde ao estalão não é desdém. É preocupação com os animais e amor por uma raça. Aliás, os animais que não são reprodutores devem ser esterilizados, talvez assim se acabasse com os criadeiros a armar a criadores.

Se uma pessoa precisa de um cão "parecido com um de raça" para ter "alimento emotivo"...desculpe lá, essa pessoa não gosta de cães! Gosta de armar ao pingarelho!

Tive animais de raça, tive rafeiros e nunca me apercebi que fosse preciso serem de raça para darem tudo o que um cão dá.

As lojas servem para alimentar a vaidade, a ignorância das pessoas em relação ás raças e a irresponsabilidade, porque é fácil ir ao centro comercial e ir buscar um cão. Não é fácil procurar um criador de qualidade e saber se aquele cão é mesmo o adequado.

Procure informar-se do que envolve criar raças com honestidade e qualidade e verá que comprar um animal numa loja não é de quem gosta de animais.
LUANFICO
Membro Júnior
Registado: quinta abr 05, 2007 12:01 am

quarta jul 20, 2011 12:47 pm

Creio que não entendeu muito bem o meu comentário e peço desculpa se lhe causei algum transtorno ao ler o que escrevi, sinceramente não era minha intenção...

Entendo o seu ponto de vista e respeito-o, obviamente; mas nunca esqueça que uma mão tem cinco dedos, todos diferentes e de força mínima, no entanto, quando juntos e em equilíbrio de forças individualizadas, conseguem erguer o mundo...

Mais uma vez as minhas desculpas.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jul 20, 2011 2:03 pm

Tudo isso está muito certo... não fosse o facto das lojas venderem esses animais de criação e proveniência duvidosas AO MESMO PREÇO ou mais caros ainda do que o consumidor pagaria directamente num criador. :|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

moslie
Membro Veterano

quarta jul 20, 2011 7:04 pm

Luanfico não tem de me pedir desculpa, mas pense nisto: sem bilhete de identidade como é que prova a alguém quem são os seus pais?

Porque você o diz? Mas pode não ser verdade. O BI é o documento que atesta isso. Pois o LOP de um cão é a mesma coisa. É a única coisa que prova que aquele cão é filho de e e de e neto, bisneto, etc.
E o afixo é o nome do canil.

Vender cães sem isto é provar que se é aldrabão. Porque se está a vender animais sem valor comercial.

Os animais que saem fora do estalão, devem ser esterilizados porque nenhum bom criador quer ver animais da sua criação que não são perfeitos.
Conheço quem os ofereça mas óbviamente esterilizados.

Dignificar uma raça não é colocá-la ao alcance de toda a gente! Porque é que se faria isso? Faz ideia dos custos? E acha que toda a gente pode ter todos os cães?

Para mim, dignificar uma raça é quem cria esforçar-se por ter os melhores animais, estudar sobre ela, procurar os melhores reprodutores, ter os animais nas melhores condições e valorizá-los levando-os a competições.
E não os vender a qualquer um. Nem em qualquer lugar.
E garanto-lhe que há criadores que são assim.

Agora, que a senhora do r/ch esquerdo precise das ninhadas da Fifi para ter mais uns tustos, ou como um que conheço, que tem cães beagles muito bons, até a loja do centro comercial é que os vende, isso a mim não me comove nada!
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”