Gatinho com medo

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Nhuka
Registado: quarta out 14, 2009 11:24 pm

quarta jul 20, 2011 7:35 pm

Boa tarde a todos

Ontem fui buscar um gatinho com 3 anos que se encontrava com uma familia de acolhimento temporário.

Ele estava muito asustado e assim que chegou a casa escondeu-se debaixo do sofá. Como não saía de lá deixei-lhe a comida e o litter ao lado do sofá. Sei que durante a noite ele comeu tudo o que tinha e usou o litter.

Neste momento acabou de vir comer. Cada vez que trincava um bocado de ração olhava para mim por isso não me aproximei muito e estive só a falar com ele muito calmamente. Assim que acabou de comer foi outra vez para debaixo do sofá.

É a primeira vez que isto me acontece e por isso gostava de saber o que devo fazer, alguém já passou pelo mesmo? Tenho deixado o gatinho à vontade e às vezes deito-me ao lado do sofá a falar com ele, não sei se devo fazer mais alguma coisa...

Qualquer sugestão é bem vinda!

Ana
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta jul 20, 2011 8:13 pm

Acho que está a fazer tudo bem. Pode tentar aliciá-lo com algum petisco, mas também pode esperar que ele confie em si.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
patzz
Membro
Registado: sexta dez 25, 2009 9:05 pm

quinta jul 21, 2011 12:27 am

Está a ter a atitude correcta. Dê lhe espaço e deixe o habituar se a si.. mais tarde ou mais cedo vai ganhar a confiança dele. Pode demorar mais que o habitual ja que o gato é adulto mas tenha paciência e perseverança! Boa sorte :D
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta jul 21, 2011 1:53 pm

é isso mesmo, está a fazer tudo bem! :) e quendo estiver no sofá, se brincar distraidamente com uma cordinha, o gatucho é capaz de alinhar... ;)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jul 21, 2011 2:29 pm

Calma, carinho e paciência. :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Satomi
Membro Veterano
Registado: sábado jul 02, 2011 9:37 pm

quinta jul 21, 2011 10:00 pm

acho que está a fazer muito bem, calma e paciência :)

aproxime-se a pouco e pouco do gatinho, cada dia um pouco mais. se ele se mostrar assustado com ou ar de quem não está a gostar, recue e tente mais tarde.

quando conseguir chegar mesmo próxima dele, mostre-lhe o seu dedo para ele cheirar antes de lhe dar uma festinha. Possivelmente ainda a vai querer cheirar muito antes de confiar :)
Bastet75
Membro Júnior
Registado: quinta jul 21, 2011 7:45 am

sexta jul 22, 2011 7:40 am

Existem gatos de diferentes personalidades. Tenho 1 gato que desde bebé que é um descarado, mas a minha menina é super tímida e anda sempre a fugir. Mas quando chega a hora do mimo é a mais chata deles. Tive também um gatinho que infelizmente morreu porque andava sempre a fugir com medo.
O melhor é ter calma, dar espaço e reconhecer que como nós eles também são todos diferentes. Se ele nunca for um desenvergonhado, o melhor é aceitar e não o obrigar. É claro que não o vai ignorar, mas respeite a distância.
Responder

Voltar para “Gatos”